Lima Duarte

O verdadeiro nome do ator Lima Duarte é Ariclenes Venâncio Martins e ele nasceu em Sacramento no dia 29 de março de 1930. Além de ator, Lima também é diretor e dublador. Seu nome é uma marco na história da telenovela brasileira e com a interpretação brilhante de vários personagens memoráveis ele se tornou um dos atores mais consagrados.

Na vida real é padrasto de Débora Duarte e avô de Paloma e Daniela Duarte, que também são atrizes.

O Começo da Carreira de Lima Duarte

Se você pensa que a vida dos artistas é sempre glamour e alegria está enganado, pois antes da fama eles precisaram lutar para chegar onde estão. Esse é o caso de Lima Duarte, que chegou a São Paulo através de carona de caminhão saindo do seu povoado chamado de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e do Sagrado Sacramento.

Lima é filho de um boiadeiro e também de uma artista de circo, começou a trabalhar numa rádio como um faz-tudo e depois disso passou a sonoplasta para depois finalmente se tornar radialista. O seu nome artístico, Lima Duarte, foi a sugestão de sua mãe que também era espírita e sugeriu o nome do seu guia.

Lima integrou o elenco da novela Sua Vida me Pertence e desse momento em diante se tornou um dos principais artistas desse segmento. Um dos trabalhos mais interessantes da carreira artística dele foi a época em que dublou desenhos animados como Manda-Chuva (o protagonista Manda-Chuva), o Dum Dum de Tartaruga Touché, Hardy de Lippy e Hardy e outros personagens memoráveis.

Lima Duarte

Lima Duarte

Sua carreira no teatro também começou de forma marcante, já que ele participou de peças de protesto contra o regime Militar como, por exemplo, Arena Conta Zumbi de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri.

Na carreira na televisão ele teve um momento difícil durante o período em que esteve na TV Tupi, pois com os problemas financeiros que a emissora enfrentava os salários não eram pagos em dia. Depois disso foi para a Rede Globo, devido a sua fama e também pelo sucesso que ele teve durante a condução da novela Beto Rockfeller.

Um momento bastante importante na carreira do ator foi quando ele interpretou o personagem Zeca Diabo, na novela O Bem Amado. O que mais se destacou nesse personagem foi a voz fina que ele criou para o jagunço. Essa voz foi inspirada na voz de um parente que possui voz fina.

Outro papel que fez história na TV foi o Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro, uma novela escrita por Dias Gomes e também por Agnaldo Silva.

No ano de 1989, ele também teve o personagem Sassá Mutema, da novela O Salvador da Pátria. A carreira de Lima Duarte foi recheada de outros sucessos e parece que ainda dará muitos frutos. 

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.