Globo x Record

Quem gosta de assistir TV já percebeu que existe uma intensa disputa entre Globo e Record. A briga pela audiência vai muito mais além da competição saudável acarretando em matérias ofensivas de ambas as emissoras tentando derrubar a rival. Essa rivalidade Globo x Record não é de hoje, mas voltou a ganhar energia em 2005.

Globo x Record

Globo x Record

Nesse ano a Record divulgou que tinha planos de se tornar a vice-líder de audiência para poder então destronar a Rede Globo. Desde então temos observado muita disputa de contratos de eventos esportivos, com vitórias para os dois lados, produções mirabolantes de novelas e novos programas.

O Começo da Batalha de Emissoras

A grande batalha das duas emissoras começou no ano de 2005 como citamos acima quando o vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari declarou que via o segundo lugar como o primeiro entre os perdedores e que a emissora iria brigar para se tornar a número 1.

Os especialistas em TV apontam que foi ali que teve início um processo de transformação da Record numa espécie de Globo. A emissora mostrou que não estava de brincadeira e contratou diversos profissionais da Globo lhes oferecendo salários até três vezes maiores. Dentre os contratados estavam jornalistas, autores de novelas e atores.

Além da disputa para levar a emissora paulista ao primeiro lugar no ibope há a questão pessoal. A Record está constantemente promovendo reportagens a respeito das temáticas das novelas da Rede Globo que por sua vez responde com matérias denunciando o pastor Edir Macedo que é dono da Record.

Clonagem

A Record parece acreditar que para superar a Globo precisa ter programas iguais em formate e com quase o mesmo nome. Dentre os muitos exemplos de programas que parecem ter sido clonados da rival está o “Domingo Espetacular” que é praticamente uma versão mais focada em celebridades do “Fantástico”.

O Jornal da Record tem as mesmas características do Jornal Nacional, inclusive teve como ancora a jornalista Ana Paula Padrão que se tornou reconhecida na Rede Globo. Para mostrar que também podia ter um reality show a Record começou a produzir “A Fazenda” sob o comando de Brito Jr., seguindo, os moldes do Big Brother Brasil com Pedro Bial.

Resultados

Parece que a estratégia de oferecer ao público uma programação semelhante a da concorrência tem surtido efeito uma vez que a audiência da Record cresceu muito nos últimos anos. Se no começo dessa batalha Globo x Record a segunda tinha apenas 10% do tamanho da audiência da primeira hoje tem a metade.

No ano de 2005 a Globo tinha média por dia de audiência de 21 pontos no Ibope, atualmente tem 16,3. A Record que tinha 5 pontos cresceu para 7,3, o SBT (que sempre foi a vice-líder de audiência) foi de 9 para 5,5 pontos. A Globo não atribui a perda aos esforços da Record e sim a migração de público para outras emissoras e para a TV paga.

O Lucro

Uma das palavras mais importantes para quem trabalha com TV é lucro e a Globo ainda mantém 70% do que é investido em TV aberta no Brasil. Para a emissora carioca a audiência tem sim importância, mas acredita que os anunciantes e as agências de publicidade ainda estão mais focados na relevância do conteúdo apresentado. Dessa forma a Globo não teme perder anunciantes.

Investimento

A Record sabe que para conseguir o seu objetivo de passar a Globo em audiência precisará investir ainda mais do que já investiu. No começo dessa batalha a emissora contratou nomes de peso da concorrente como Marcelo Serrado, Márcio Garcia e Gabriel Braga Nunes, todos já voltaram para a Globo.

Também foram contratados autores de novela como Lauro César Muniz e Tiago Santiago para dar um reforço a teledramaturgia da emissora. Nos últimos anos boa parte das contratações da Record tem deixado a emissora devido a baixa dos salários. A novela “Os Dez Mandamentos” – que segue a temática bíblica pertinente a emissora – tem dado bons resultados pelo bom trabalho dos atores e autores e pelo fraco desempenho da concorrente da Globo, Babilônia.

A Vice-Liderança

No ano de 2012 a Record viu a vice-liderança lhe escapar, o SBT parece ter acordado para a disputa e reagiu com a criação de uma programação direcionada a família com novelas infantis. Contudo, a Record faz questão de dizer que está trabalhando para retomar o seu lugar de vice-líder e chegar por fim a liderança. O slogan da emissora é  “a caminho da liderança”.

De acordo com Zafari, vice-presidente comercial da Record, Edir Macedo quer dividir a liderança com a Globo muito em breve. O crescimento do SBT é apontado como casual devido a uma carta na manga que foi a novela infantil “Carrossel”, mas a Record acredita que seu planejamento tem mais possibilidades de emplacar.

Provocações

Parece que todo mundo que tem ou já teve algum problema com a Globo encontra na ida para a Record a sua pequena vingança. O autor de novelas Carlos Lombardi aproveitou para dar uma cutucada na antiga emissora, onde trabalhou por 31 anos, ele disse que a diferença entre Globo e Record é que a chefia na segunda é muito mais educada.

Programação

No entanto, mesmo que ainda esteja perseguindo a liderança a Record parece não estar inovando muito no quesito programação. Os programas da emissora permanecem quase os mesmos e ainda que tenha contratado Gugu e Xuxa está longe de ter uma programação instigante. Aliás, a contratação da rainha dos baixinhos que deveria ter sido uma alfinetada para a Globo foi na verdade um favor haja visto que a emissora não pretendia renovar o contrato.

Questão de Monopólio e Duopólio

As duas emissoras que disputam o posto de principal canal de TV aberta no Brasil devem chamar a atenção do público para algumas questões relevantes. Para começar é sempre perigoso manter o monopólio, ou seja, apenas uma emissora detendo grande parte da audiência. Contudo, também é muito perigoso uma emissora com muita força de audiência em que a religião é o principal norte. As outras emissoras menores podem acabar ficando a margem e a população se dividindo entre duas emissoras que por fim acabam oferecendo a mesma programação.

Globo x Record ou Record x Globo, uma batalha que esta “fervendo” desde 2005, quando a Record começou a se esforçar ao máximo para conseguir a vice-liderança da audiência da televisão aberta.  Mas agora a Record não quer a vice-liderança, que ela já possui, ela quer a liderança, pois como o vice-presidente comercial da emissora falou, o segundo lugar é o primeiro dos perdedores. Então, começou uma espécie de cópia da Globo, a emissora começou a contratar os jornalistas, atores, entre outros funcionários que eram da Rede Globo.

Globo x Record

Globo x Record

Na Record, há vários programas que são muito parecidos com os que passam na emissora carioca. Com isso, a audiência da Record aumentou muito, chegando a empatar com a Rede Globo. A Globo também não fica atrás, pois está sempre esperando a Record sair na frente para poder fazer algo que sobressaia a sua concorrente. E essa batalha entre as duas emissoras continuará ainda por muito tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.