Empreguete

A criação gramatical, empreguete, remete à atividade de um grupo de atrizes da teledramaturgia global Cheia de Charme. Três personagens montaram uma banda meio brega, meio abrasileirada, onde narram suas desventuras na profissão de empregadas domésticas. A canção mais popular é Vida de Empreguete.

A letra, de modo resumindo, transita pelo dia a dia das empregadas domésticas, por exemplo com frases: Todo dia acordo cedo/ Moro longe do emprego/ Quando volto do serviço quero o meu sofá. Trata-se de uma das jogadas de marketing mais batidas de todos os tempos, porém, complexa demais para ser captada pelo radar do brasileiro médio e por isso faz tanto sucesso até mesmo sem ser na novela, com vídeos e até chamadas nos comerciais.

Empreguete

Empreguete

Com o avançar da economia e consequentemente do poder de compra do brasileiro, mais pessoas das castas mais baixas da sociedade ascenderam economicamente, e com isso, naturalmente, o perfil do público comprador também mudou.

É justamente aí que entra o papel do autorreconhecimento na programação por parte do público, justamente quem surfa na boa maré econômica sendo retratado em todos os seus detalhes em uma das novelas mais populares da tevê brasileira. Tamanho sucesso, além de atrair o brasileiro para frente da tevê, tem gerado alguns sucessos momentâneos na internet, mais precisamente no site de compartilhamento de vídeos, You Tube.

Empreguete

Empreguete

Uma atriz curitibana pegou pegar carona no sucesso da canção Vida de Empreguete, tocado aos montes na novela Cheias de Charme e fazer um clipe paródia da música. A paródia musical satiriza uma das criações mais abrasileiradas para garotas vulgares, as periguetes. A letra inicial da música Eu Sou Mesmos Piriguete que tem se tornado sucesso na rede já começa de modo satírico. As primeiras estrofes são: Todo dia acordo tarde / por que tava na balada / vou dormir até às 3h, não vem me acordar / balançando o popozão / eu passo o rodo.

Além dessa há uma série de outros vídeos que remontam ou satirizam a música popular das empreguetes. No clipe original da música Vida de Empreguete, Cida, que é Isabelle Drummond, Rosário, interpretada por Leandra Leal, e Penha, incorporada por Taís Araújo aparecem usando perucas extremamente rosas e roupas altamente extravagantes.

Empreguete

Empreguete

Enquanto cantam o hit elas imitam as atitudes típicas das patroas da novela, por exemplo, os trejeitos de Chayene, interpretada por Cláudia Abreu, e Sônia Sarmento, interpretada por Alexandra Ritcher. O sucesso foi tamanho que há até covers de Empreguete no Youtube aos montes, uma brincadeira já de uma brincadeira que também anda fazendo sucesso de acessos.

Além de bastante divertido, o clipe conta, mesmo que de modo bem incompleto, um pouco das aventuras vividas pelas cada vez mais extintas empregadas domésticas e retrata ainda um pouco do cenário das empregadas do Brasil, mesmo que de forma lúdica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.