Sociedade e Cultura Balinesa

A ilha e província de Bali pertence à Indonésia e está localizada no extremo ocidental do arquipélago das Pequenas Ilhas da Sonda, fica entre as ilhas de Lombok (a leste) e Java (a oeste). A capital e também a maior cidade da ilha é Dempassar que fica localizada no meio da costa sul.

Diferentemente das demais ilhas da Indonésia em que predomina a religião muçulmana, em Bali, a maior parte da população segue a religião hindu. Para se ter uma ideia em torno de 84% da população é hindu e apenas cerca de 14% é muçulmana. Bali está situada no chamado Triângulo do Coral, área marítima que apresenta grande biodiversidade, são encontradas mais de 500 espécies de coral nesse local.

Essa ilha é reconhecida como um destino com forte potencial turístico tanto por seus belos cenários como pelas manifestações culturais que incluem dança, pintura e escultura. Nessa ilha está o sistema de irrigação subak que é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a sociedade e a cultura balinesa.

Sociedade e Cultura Balinesa

A seguir vamos apresentar alguns tópicos referentes a sociedade e cultura balinesa.

Religião Dominante em Bali

Em boa parte das ilhas da Indonésia a religião predominante é o islamismo, no entanto, como já mencionado em Bali mais da metade da população da ilha é hinduísta de influência budista. A religião balinesa é politeísta e tem como principal crença a existência de um espírito cósmico supremo.

Todos os dias os balineses prepararam oferendas para os seus deuses como uma forma de agradecimento. Essas oferendas recebem o nome de canang sari e geralmente são feitas com flores nativas e folhas de bananeiras, podem ter ainda dinheiro, doces e cigarros. Quem chega a Bali pode ver oferendas por todos os lados, seja na frente das casas, das lojas ou até no painel dos carros. Fique atento as cestinhas enfeitadas com capricho.

Templos de Bali

Templos de Bali

Templos de Bali

Bali é conhecida como a Ilha dos Deuses ou Ilha dos Mil Templos exatamente pelo fato de que o povo balinês tem forte tradição de fazer oferendas. Alguns dos maiores e mais famosos templos de Bali são: Pura Uluwatu, Pura Tanah Lot, Elephant Cave, Pura Ulun Danu e Gunung Kawi.

Ressaltamos que existem muitos, mas muitos templos mesmo em Bali de maneira que há os menores com uma estrutura mais simples. Todo hotel, casa e grande construção possui um templo para chamar de seu. Visando proteger as plantações há templos nos arrozais.

Sarong

Sarong

Sarong

Como uma demonstração de respeito aos deuses, mulheres e homens, devem usar sarongs para entrar nos templos. Sarong é uma roupa típica parecida com uma saia, inclusive as estátuas dentro dos templos usam a peça na representação. Em alguns templos como o de Pura Uluwatu os visitantes podem alugar sarongs.

Vida Após a Morte

O povo balinês crê na existência de vida após a morte, para dar início à libertação do espírito é necessário que os falecidos sejam cremados. Assim eles poderão começar a sua vida espiritual nova. Uma curiosidade é que a cerimônia de cremação, chamada de Ngabem, é um evento bastante animado e festivo. As pessoas se reúnem para ouvir música e fazer oferendas.

Essas cerimônias de cremação custam relativamente caro então é comum que sejam realizadas cremações coletivas. Há dias específicos para que esses eventos aconteçam, os turistas curiosos podem consultar um quadro de avisos com as datas das próximas cerimônias no Centro de Informações ao Turista em Ubud, fica em frente ao Palácio Real.

Reencarnação

Reencarnação

Reencarnação

Em Bali a crença de reencarnação é bastante forte, eles acreditam que os recém-nascidos trazem as almas de antepassados ou de outros indivíduos balineses. É bastante comum que a família do balinês falecido visite o recém-nascido em que a alma dele reencarnou quando se consegue fazer essa identificação.

Casas de Bali

Em inglês as casas balinesas são chamadas de compounds, todos os integrantes da família vivem na mesma residência, as casas parecem um tipo de vila. A organização dessa casa é feita por meio da divisão em pavilhões tendo o quarto do chefe da família e o quarto dos demais integrantes. Há áreas destinadas a reuniões familiares, áreas para armazenamento de arroz e para a cozinha.

A casa deve ser construída de acordo com a geografia da ilha. Os balineses acreditam que os deuses moram no vulcão Mount Agung que é o mais alto e é considerado sagrado. Por esse motivo o templo da família deve estar posicionado na direção do vulcão.

Nomes de Balineses

Um dos primeiros impactos que os turistas têm ao chegar à ilha de Bali é perceber que há muitas pessoas com o mesmo nome. Isso acontece em decorrência de uma tradição balinesa em dar nomes aos filhos conforme a ordem de nascimento. O primeiro filho deve se chamar Putu, Wayan ou Gede. Os nomes possíveis para o segundo filho são Kadek ou Made. O terceiro filho pode ser nomeado como Komang e Nyoman. O quarto filho recebe o nome de Ketuk.

Para as filhas mulheres basta adicionar Ni na frente, sendo assim a primeira filha poderia se chamar Ni Wayan. Se o casal tiver mais do que quatro filhos deve repetir a sequência de nomes.

Arroz Tem Grande Importância

Plantação de Arroz no Bali

Plantação de Arroz no Bali

O arroz faz parte da cultura e da religião de Bali, é bem mais do que um simples grão. Curiosamente as festas religiosas acompanham o calendário de plantações. Esse alimento está presente num lugar de destaque em qualquer uma das refeições, seja o café da manhã, almoço ou jantar.

Idioma

O idioma oficial de Bali é o indonésio, no entanto, também se fala o idioma balinês, um pouco mais complexo. O balinês apresenta variação de palavras conforme a casta da pessoa com que se está falando. A sociedade balinesa é dividida em quatro castas. Os turistas costumam se comunicar em inglês. É interessante, porém conhecer algumas palavras em balinês ao ir para a ilha.

Para agradecer em indonésio diga Terima kasih que significa obrigado. Se ler Hati-Hati numa placa saiba que significa cuidado na língua indonésia. Para agradecer em balinês diga Suksma (obrigado) e para cumprimentar use a expressão Rahajeng semeng que significa bom dia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a sociedade e cultura balinesa? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.