Referendo E Hugo Chaves

Na primeira oportunidade em que o Presidente Venezuelano Hugo Chaves tentou se perpetuar no poder através de um referendo, cujo qual não era nenhum sonho de menina, o povo disse não à proposta constitucional elaborada por Hugo Chaves. A pesquisa de boca de urna, mostrava a possibilidade de uma apertada vitória do sim. A de se considerar que houve nesse referendo, uma abstenção de 44% dos eleitores que não compareceram às urnas. Os opositores de Chaves afirmaram que caso o sim fosse vitorioso, os direitos básicos dos cidadãos, seriam feridos e desrespeitados. Os americanos, por sua vez diante do resultado do referendo e Hugo Chaves, afirmaram que esse resultado foi à afirmação de que a democracia se opôs à ditadura.

Referendo E Hugo Chaves

Referendo E Hugo Chaves

Já Hugo Chaves parabenizou os opositores e proclamou a democracia afirmando que desejava tranqüilidade e paz e que a violência fosse, daqui para frente, uma coisa do passado, reiterando que na Venezuela não existe uma ditadura, mas uma democracia social onde o povo tem a plenitude de seus direitos de cidadão. O referendo e Hugo Chaves, por seus resultados, deixaram a oposição aliviada e na esperança, de que  em 2.0l2, Hugo Chaves, considerado por esta oposição, como um ditador, deixe o governo venezuelano, mas nem lendo o Diário de um Mago, esperariam o que veio depois do não a Hugo Chaves.

Venezuela

Venezuela

Enquanto a oposição festejava a derrota do sim, Hugo Chaves, em seu luxuoso gabinete, o oposto dos casebres da maioria da população venezuelana, reunia seus auxiliares mais próximos e tratou logo de dar o troco à vitória do não. Encastelado em seu palácio, tratou logo de conquistar os votos daqueles 44% de eleitores que não foram às urnas no primeiro referendo e Hugo Chaves. Elegeu projetos de abrangência social e que atingissem os trabalhadores informais, que na Venezuela são a maioria. Entre as vantagens propostas estavam a redução das horas de serviço e a criação de um fundo social que beneficiasse os trabalhadores. Como um verdadeiro estrategista, o homem de ferro venezuelano partiu para o segundo referendo e Hugo Chaves, pegando a oposição de calças na mão.

Política Venezuelana

Política Venezuelana

Daí, para a vitória do sim, foi um abraço. Hugo Chaves que havia preparado cuidadosamente seu novo projeto, que no fim tinha os mesmos objetivos, o poder, no novo referendo e Hugo Chaves, simplesmente desconheceu a oposição que não teve forças e nem mesmo tempo para se estruturar. A vitória do sim alcançou uma tranqüila margem de votos desbaratinando a frágil oposição que agora vão ter que engolir o sapo, como se diz na gíria. Com certeza, alguns líderes da oposição ao referendo e Hugo Chaves, não vão se acomodar e tentarão reunir forças contra o poderoso Hugo Chaves, aproveitando, com certeza, a crise por que passa a Venezuela em razão da queda violenta que vem ocorrendo no preço do petróleo durante a crise mundial, principal produto da economia venezuelana. Como o desvio de dinheiro público é uma prática comum na Venezuela, Hugo Chaves vai ter muitas dificuldades para cumprir suas promessas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.