Quem Tem Ansiedade Pode Fumar? Ele Segura os Sintomas?

A Ansiedade

A ansiedade é basicamente uma emoção que se caracteriza por deixar uma pessoa muito agitada interiormente e essa sensação muitas vezes está acompanhada por alguns reflexos físicos, sendo o mais comum o de se balançar as pernas ou de se mover para frente e para trás de forma frenética. Outras sensações que a ansiedade também pode oferecer é a de quase um terror, de fato, juntamente com sensação de morte ou extremo nervosismo por situações que estão próximas de acontecer.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a ansiedade não é um sinônimo de medo, já que o medo se caracteriza por ser um reflexo a algum estímulo ou ameaça que tenha surgido. Já a ansiedade na maioria das vezes não tem um motivo específico ou um foco, se tornando algo totalmente generalizado onde reina a sensação de preocupação e de intranquilidade. Caso tenha algum motivo, na maioria das vezes a suposta ameaça é subjetiva, fazendo sentido somente para a própria pessoa.

Como foi dito acima, a ansiedade pode ser acompanhada por várias sensações que vão além do mental e que já afetam o físico, como, por exemplo, a dificuldade de foco e de concentração, o cansaço extremo, a tensão muscular, dores de estômago e enjoos, entre várias outras, sendo tudo muito diferente de pessoa para pessoa.

É possível que um indivíduo sofra um episódio de ansiedade em algum momento, mas também existem casos de pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade e dessa forma essa sensação é experimentada de forma mais frequente e regular, podendo até mesmo prejudicar a vida da pessoa.

Obviamente, ter ansiedade não é uma escolha, e por isso em grande parte das vezes foge do controle de uma pessoa. Porém, entende-se como possíveis causas da ansiedade alguns traumas que tenham surgido na infância e que deixaram marcas e outros tipos de vivências individuais. Além disso, existem também causas biológicas que afetam nesse estado e que fazem com que aconteçam reações químicas diferentes no cérebro, ou ainda distúrbios hormonais.

Ansiedade

Ansiedade

Existem vários tipos de transtornos que são uma espécie de sub categoria do próprio transtorno de ansiedade, que são o transtorno de ansiedade generalizada (também conhecida como TAG), a síndrome do pânico, o estresse pós traumático, as fobias de maneira geral e o transtorno obsessivo compulsivo (também chamado de TOC). De modo geral a ansiedade tem a capacidade de fazer que o que uma pessoa está sentindo se intensifique consideravelmente, o que impacta demais, fazendo até mesmo que a pessoa tenha dificuldade de desenvolver suas habilidades e seu potencial no nível intelectual, principalmente quando associado a outros fatores, como a timidez ou a depressão.

O tratamento da ansiedade é feito com a união entre medicamentos ansiolíticos (ou até mesmo antidepressivos) e a psicoterapia. Normalmente os medicamentos ansiolíticos são receitados de forma mais imediata e assim, conforme o paciente for mostrando evoluções, pode ser que o médico escolha receitar um antidepressivo para que dessa forma a ansiedade seja de fato controlada. Vale ressaltar que a ajuda médica é indispensável nessas situações, já que os remédios são controlados.

A respeito da psicoterapia, existem várias vertentes e complementos da mesma, como o mindfullness, a meditação, a hipnose e a terapia cognitivo comportamental como um todo. Todas essas atividades funcionam como uma forma de promoção de mudanças endógenas, fazendo com que a pessoa tenha transformações tanto no quadro psicológico, quanto em sua própria personalidade.

Os Remédios Ansiolíticos

Remédios Ansiolíticos

Remédios Ansiolíticos

Os ansiolíticos são os remédios utilizados especificamente para a redução da ansiedade e de outras tensões como um todo, já que possui um efeito calmante. Eles atuam nas regiões do cérebro que fazem o controle do estado de alerta do corpo e da ansiedade, fazendo com que os músculos fiquem relaxados. É importantíssimo que a utilização desses medicamentos seja feita obrigatoriamente por prescrição médica, para que assim seja seguro e não sejam proporcionados danos físicos e nem mentais.

Os remédios ansiolíticos podem ser consumidos tanto de forma oral, quanto através de seringas, porém, essa segunda alternativa é utilizada somente em hospitais, quando é necessário fazer a sedação de alguma pessoa. Indivíduos que utilizam esse tipo de remédio por um tempo muito longo podem acabar se tornando dependentes, e eles são totalmente contra indicados para mulheres grávidas, já que ele pode fazer com que o feto possua má formação, além também de não ser indicado o uso juntamente com o consumo de álcool, já que assim os efeitos podem ser potencializados.

Cigarro Acalma?

Pessoa Fumando Cigarro

Pessoa Fumando Cigarro

Muitas pessoas que fumam, acreditam que o cigarro é responsável para o alívio de nervosismos e de estresses, e em partes isso pode ser considerado verdade, já que foram feitas algumas pesquisas a respeito desse tempo e elas apontaram que fumar pode acabar tendo um efeito calmante

Porém, ainda que existam essas evidências de que apesar de o cigarro fazer mal, ele também acalma e relaxa, existem outros estudos que apontam que o contrário é muito mais efetivo e que parar de fumar tem um efeito muito melhor conta a ansiedade. Por isso, o mais indicado é que pessoas que possuem ansiedade, fazendo ou não tratamento, largue o hábito de fumar e se trate de maneira adequada, para que os problemas da ansiedade seja de fato extinto e não somente mascarado por uma droga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.