Qual o Tempo de Vida de Um Fumante?

É de conhecimento de todos que o tabaco é muito prejudicial à saúde das pessoas que fumam, em especial aquelas pessoas que fumam vários cigarros diariamente.

O pior é que muitas pessoas não acreditam que o tabagismo é perigoso, e acham que não se trata de uma coisa tão grave assim. E, como se já não fosse ruim ter gente que não acredita nos males do tabagismo, um estudo feito no Japão tempos atrás, insinuava que o tabagismo reduzia a expectativa de vida do fumante em somente 4 anos.

Porém, um novo estudo revelou que os danos à saúde são bem maiores do que se pode imaginar. A redução aproxima dos dez anos.

No ano de 1950, o Life Span Study foi iniciado. O objetivo deste estudo era avaliar os efeitos causados pela radiação à saúde das pessoas que viviam nas cidades de Nagasaki, e na cidade de Hiroshima. Os EUA tinham bombardeado estas cidades a pouco mais de 5 anos.

Um total de 100 mil cidadãos foram acompanhados pelos cientistas. E, como a maioria deles não tinha sido exposto a níveis elevados de radiação, outros fatores que proporcionavam riscos à saúde foram avaliados.

Enquanto isso, 68 mil pessoas que eram fumantes foram acompanhadas por, aproximadamente, 23 anos. No geral, todos os fumantes da pesquisa começaram a fumar depois de já serem adultos. Os fumantes que tinham nascido antes do ano de 1920, tiveram um impacto na expectativa de vida menor, que seria algo em torno de 4 anos a menos. Tal resultado aparecia em pesquisas anteriores.

Nos anos de 1920 até 1940, que era a geração seguinte, as pessoas iniciavam o hábito de fumar antes de completarem os 20 anos de idade. E, nesse caso, o número em relação à mortalidade era o dobro, comparados com os não fumantes.

Foto de uma Mulher Fumando

Foto de uma Mulher Fumando

Os pesquisadores analisaram não somente os males causados pelo tabagismo, mas também fizeram uma análise dos benefícios que eram proporcionados a quem deixava de fumar.

Os estudos citados acima foram realizados muito tempo atrás, e já não traziam muitas notícias para quem era fumante. No entanto, estudos feitos mais recentemente trazem notícias piores ainda para quem fuma.

Pense se a pessoa pudesse fazer uso de um remédio que a faria ficar de 10 a 12 anos mais jovem se usado diariamente desde a adolescência. Bom, esse remédio ainda não foi criado pela medicina, infelizmente.

Porém, as pessoas que começam a fazer uso do tabaco, é como se elas estivessem usando esse medicamento, só que com um efeito ao contrário: ao invés de ficarem mais jovens elas envelhecem mais rápido.

Estudos mais recentes indicam que a expectativa da vida de um homem fumante é reduzida em até 12 anos, e a das mulheres fumantes é reduzida em até 11 anos.

Homem Fumando

Homem Fumando

Não há uma atitude melhor, e que traga tantos benefícios para a saúde de uma pessoa do que ela não fumar. Ou, para aquelas que fumam, deixar de fumar a tempo, relata o médico Daniel Deheinzelin, presidente e pneumologista da Comissão Médica do Hospital Sírio-Libanês.

Na maioria das vezes, a pessoa começa a sentir os sintomas da abstinência da nicotina depois de duas semanas fazendo uso do cigarro, já a dependência psicológica pelo cigarro pode se dá em alguns dias. O médico Daniel relata que o consumo do cigarro como se fosse uma brincadeira não é indicado. Afinal de contas, trata-se de uma droga, que causa dependência muito rápido, e que só perde para o crack nesse sentido.

Através da fumaça inalada do cigarro, a nicotina é absorvida pelo organismo, atravessa a barreira do sangue e alcança o cérebro da pessoa em aproximadamente 5 segundos, proporcionando saciedade quase que imediatamente depois da tragada.

Mas o estímulo proporcionado aos receptores do cérebro pela nicotina tem uma duração curta, o que, em poucos minutos, leva o fumante a buscar por nicotina novamente.

Um volume de mais de 6 milhões de pessoas, sendo que deste total 600 mil são fumantes passivos. Esta é a estimativa da Organização Mundial da Saúde, de pessoas que vão a óbito todos os anos por causa do tabaco.

De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, no Brasil, a popularidade de fumar está cada vez menor. No entanto, uma pequena parte da população brasileira, 10,8%, ainda continuam fumando. Esse nº indica uma redução de mais de 30% no percentual em relação aos fumantes nos nove últimos anos.

A maioria dos fumantes são do sexo masculino. Entre eles, o índice é de 12,8%, já entre as mulheres a porcentagem é menor, de 9%. A faixa etária das pessoas, em geral, que mais fumam está entre 45 anos, representando 54 13% do total de fumantes. E a faixa etária que menos fuma está entre os 18 anos a 24.

Malefícios do Cigarro

Vamos conhecer alguns malefícios do cigarro no organismo a partir do momento em que a pessoa começa a fumar:

Em Questão De Horas:

▪ A pessoa que fuma fica mais cansada ao fazer alguma atividade física.

▪ A corrente sanguínea é contaminada com monóxido de carbono

Passados Alguns Dias:

▪ A pessoa já fica quimicamente dependente da nicotina.

▪ O cigarro já causa uma dependência psicológica na pessoa.

▪ O paladar e o olfato sofrem diminuição.

Passadas Algumas Semanas:

▪ Os dedos apresentam manchas de alcatrão.

▪ A pele começa a apresentar rugas.

▪ Tosse.

▪ Os cabelos começam a perder o brilho.

▪ Periodontite.

Malefícios do Cigarro

Malefícios do Cigarro

Passados Alguns Anos:

▪ Enfisema pulmonar.

▪ Infarto e aneurisma de aorta, doença coronariana, Acidente Vascular Cerebral (AVC).

▪ Diversos tipos de câncer como, por exemplo, câncer de nariz, câncer de pulmão, câncer de boca.

▪ Catarata e cegueira.

▪ Envelhecimento prematuro.

▪ Nas mulheres, ainda causa o câncer de mama, câncer de ovário e câncer cervical além de provocar menopausa precoce.

Agora, vamos conhecer alguns benefícios quando a pessoa para de fumar.

Em Questão De Horas:

▪ A respiração melhora, o oxigênio na circulação aumenta.

▪ A frequência cardíaca e a pressão arterial normalizam.

Passados alguns dias:

▪ Os sentidos do olfato e do paladar melhoram

▪ Em sua maior parte, a quantidade de nicotina presente no corpo sairá

Passados Alguns Meses:

▪ A capacidade de fazer exercícios físicos com mais facilidade é recuperada.

▪ Diminuição dos riscos em 50% de doenças relacionados ao coração.

Passados Alguns Anos:

▪ Os riscos de se ter um infarto se torna igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

▪ Reduz significativamente os riscos de se ter um câncer de nariz, câncer de boca, câncer de pulmão e outros

▪ E ainda, para aquela pessoa que fumava um maço de cigarro por dia, o parar de fumar vai proporcionar uma economia de, aproximadamente, R$ 3.000,00 por ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.