Qual é o Verdadeiro Significado do Carnaval?

O Carnaval

 Um período de festança, onde comumente há consumo excessivo de álcool e comida, além de hábitos vistos por muitos como libertinos, com essas características o que mais poderia ser além de uma das maiores festas populares do planeta? Comemorado anualmente 47 dias antes da páscoa cristã, o carnaval é chamado frequentemente de festa da carne por motivos evidentes, essa celebração de poucos dias é utilizada pelas pessoas como um momento de liberdade, onde quase tudo é permitido. 

 Mas você sabe onde tudo isso começou, suas tradições, o seu verdadeiro significado e como ela é comemorada ao redor do planeta? conheça mais detalhes sobre essa festividade que é especialmente importantes para nós brasileiros.

Início e Conexão com o Cristianismo

 A origem do carnaval tem sua base nas festas pagãs, ou seja, nas celebrações que não seguiam os mandamentos cristãos. Várias sociedades possuíam comemorações próprias desse estilo, como por exemplo os povos egípcios, germânicos e gregos, geralmente esse período de festas precedia uma mudança nas vidas das pessoas, que podia ser desde o início das colheitas até mesmo o fim do inverno, e era buscado celebrá-lo com a maior intensidade possível. Os cristãos não ficaram de fora deste evento, aos poucos muitos começaram a comemorar a festa e foram gradualmente incluindo nela componentes da própria religião.

 Devido ao fato dessa festividade conter muitos elementos considerados pecaminosos pelo cristianismo, o carnaval era considerado profano pela igreja católica. Durante a idade média houve várias tentativas de acabar com a tradição carnavalesca, já que esse período que antecede a páscoa era comumente usado para jejum e outras práticas religiosas. No entanto, com os consecutivos fracassos em barrar essa festa, o cristianismo, principalmente o católico, decidiu incorporá-lo em seu próprio calendário, e foi extremamente eficaz nessa decisão, hoje consideramos o carnaval uma festa essencialmente cristã, mesmo que muitas de suas práticas ainda sejam ofensivas ao modo de vida que o cristianismo busca reproduzir.

Qual é o Verdadeiro Significado do Carnaval?

 Mas afinal o que essa festa significa para aqueles que a celebram? obviamente nos dias atuais o carnaval pode ser apenas um período de alegria, muitos trabalhadores possuem folga nesta data e buscam aproveita-la da melhor maneira possível antes de voltar a suas tarefas diárias. 

 No entanto, a festividade possui um sentido muito religioso, ela é uma despedida dos prazeres da carne, pois o período que a sucede é a quaresma e nela se busca um afastamento das diversões que transgridem a moral cristã, ou seja, tudo que se faz em abundância durante o carnaval, como por exemplo comer alimentos proibidos na bíblia, consumir bebidas alcoólicas, praticar gracejos em excesso, é extremamente imoral na época da quaresma.

O Carnaval em Diferentes Parte do Mundo?

 Cada lugar do mundo tem sua próprias tradições na hora de comemorar o carnaval. Muitas regiões que não seguem a doutrina católica também celebram essa festividade,  com suas adaptações obviamente. Conheça a maior festa popular do planeta em suas diferentes formas.

 Brasil

 No Brasil as tradições carnavalescas são muito fortes, a herança cristã católica que o país possui, explica como as festas chegaram aqui e como se tornaram extremamente popular. A festividade é conhecida internacionalmente, atraindo anualmente muitos turistas que vieram conhecer o que tem de tão especial no carnaval brasileiro e consequentemente movimentando a economia nacional. Para muitos o Brasil é conhecido como terra do carnaval, essa associação não é indevida, todos os anos a festa recebe milhões de reais em investimento para a celebração ser possível e bem organizada, além de atrair milhões de brasileiros e estrangeiros para os famosos bloquinhos ou desfiles. 

Carnaval no  Brasil - Desfile de Escola de Samba

Carnaval no  Brasil – Desfile de Escola de Samba

 A presença de desfiles de escola de samba e aglomerações de pessoas, os chamados bloquinhos, vão de norte a sul do país, mas isso não impede que cada região incorpore elementos das culturas locais, fazendo a festança ser comemorada de modos diferentes em cada região do Brasil. No norte e no nordeste do território brasileiro a presença de elementos folclóricos e as músicas locais são bem presentes, a título de  exemplo o bumba meu boi e o maracatu são mais facilmente encontrados aqui do que em outras regiões. No sudeste os desfiles em sambódromos e os bloquinhos são o que há de melhor para aproveitar nesses lugares, as marchinhas são especialmente comuns nessas áreas.   

 Canadá

Carnaval no Canadá

Carnaval no Canadá

 O clima frio do país canadense, faz o clima do carnaval ser muito diferente do qual nós brasileiros conhecemos, outra característica que pode causar estranhamento aos brasileiros é a quantidade de dias que a celebração tem no país norte-americano, ela dura em média 2 semanas, começando logo em janeiro.

 Celebrado principalmente em Quebec, localidade do país onde há forte influência católica, causada pela colonização francesa que a região recebeu, a presença da neve faz toda a festança se adaptar a ela. Ocorre diversas atividades, desde da famosa competição de mergulho com trajes de banho no gelo, competições esportivas na neve, queima de fogos e até mesmo festival de gastronomia. Um ponto em comum com o Brasil é a presença de desfiles alegóricos e o fato de ser uma grande atração turística, chegando a levar quase 500 mil pessoas a celebrarem a festividade.

 Itália

Carnaval na Itália

Carnaval na Itália

O país italiano também é conhecido pelas suas celebrações, o carnaval no país também ocorre no inverno, embora seja bem mais ameno que o canadense. A cidade de Veneza possui o carnaval mais famoso do país, os trajes típicos usados pelos foliões consiste nas famosas máscaras e em deslumbrantes fantasias, ocorrem disputas e desfiles baseados nessas vestimentas, a elegância da festa chama atenção por parecer muito menos popular do que em outros locais.

 Outras regiões da Itália que são famosas pelo seu carnaval é Piemonte, Emilía-Romanha, Marcas, Apúlia, Toscana e a Sicília, todas possuem particularidades na hora de comemorar a data, com tradições bem diferentes das que se ver no Brasil.

Alemanha

Carnaval na Alemanha

Carnaval na Alemanha

  O desfile alegórico, as marchinhas e a grande concentração de pessoas fantasiadas são elementos presentes no carnaval alemão. Uma característica marcante é a sátira de políticos que às carros trazem, outra traço peculiar é a distribuição de doces durante o desfile.   

México

 Possuindo características comuns ao carnaval brasileiro, tal como as fantasias e os desfiles, a música é o que faz o carnaval mexicano se diferenciar dos demais, o mariachi, ritmo musical que mistura elementos da sonoridade europeia e indígena, regam a festividade no México. 

Carnaval no México

Carnaval no México

Equador

  Nossos vizinhos sul-americanos possuem um carnaval bem especial, jogar farinha e água em outras pessoas é uma tradição no país, as danças e a músicas locais também são comuns, assim como as roupas coloridas típicas e as máscaras.

Carnaval no Equador

Carnaval no Equador

  Podemos ver toda a importância que o carnaval tem em todas suas estruturas, desde uma cerimônia religiosa até uma importante fonte de movimentação econômica, não devemos menosprezar seu poder cultural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.