Qual é a Altura Que Um Ser Humano Consegue Saltar?

Já fazem anos que as melhores marcas de saltos usando varas mantém-se estagnadas. No decorrer dos primeiros anos que aconteceram os jogos Olímpicos, entre 1896 e 1990, na época conhecida como Era Moderna, houve pouca mudança dos recordes. Em geral, eles variam entre uma taxa média anual de 3,2 cm.

Contudo, desde o ano de 1990, tem havido uma estabilidade nas marcas mais altas de saltos. No decorrer de 21 anos, o aumento foi de somente 1cm entre dois recordes, que foi o de Sergey Bubka, um ucraniano, no ano de 1993, que foi de 6,15 metros. E o recorde de Renaud Lavillenie, um francês, no ano de 2014, onde alcançou 6,16 metros.

No entanto, durante os jogos no Rio de Janeiro, Thiago Braz, um brasileiro, derrotou Lavillenie, quando este marcou uma altura menos do que o record mundial, de 6,03 metros.

Sendo assim, ao que tudo indica, parece sim existir uma altura máxima que o ser humano não conseguirá alcançar, que corresponde a uma altura de 7 metros. Portanto, esse limite é imposto pelas leis de conservação de energia.

O Salto e as Leis da Física

Conforme a física, o salto em si, seja ele o salto em altura ou o salto com vara, ambos podem ser vistos como uma transferência de energia cinética durante a corrida em uma energia potencial, que o atleta utiliza quando alcança a máxima altura possível.

Dessa forma, caso não ocorra nenhuma perda, a totalidade da energia cinética irá se transformar em energia potencial. Para realizar o cálculo da energia cinética, usa-se a fórmula 1/2MV², em que o M significa massa, e o V é a velocidade.

No caso do Lavillenie, ele possui uma massa igual a 70 Kg. Além disso, ele conseguiu alcançar uma velocidade de 9,9 metros/s. Sendo assim, no fim da corrida, a energia cinética que ele obteve foi de 3430 joules.

Em contrapartida, pode-se obter a energia potencial usando-se a fórmula MgH, em que o “M” é a mesma massa, o “g” representa a aceleração da gravidade, e, por fim, o “H” corresponde à altura do centro de massa.

Enfim, para que uma pessoa consiga levantar um peso de 1 Kg do chão, é preciso o equivalente a 9,81 joules. Portanto, Lavillenie necessita de 687 joules para conseguir levantar o seu centro de massa para cada metro.

Contudo, caso toda a sua energia cinética se transforme em energia potencial, o seu centro de gravidade atingiria 5 metros, ou seja, 3430 / 687.

Duas Mulheres Saltando

Duas Mulheres Saltando

Dessa forma, como a altura de Lavillenie é de 1,76 m, ao fim do salto, o seu centro de gravidade, que se encontra a cerca de metade do seu corpo, é de 5,88 metros. Porém, ele alcançou 6,16 metros. Ou seja, será que ele conseguiu desafiar as leis impostas pela física?

A resposta é não. É preciso levar em conta um detalhe importante: o que deverá passar em cima da barra não é o centro de massa da pessoa. Mas sim o seu corpo. Dessa forma, o seu centro de gravidade se encontra a 5,88 metros. No entanto, a pélvis encontra-se acima, em uma distância 44 cm acima, ou seja, L/4.

Sendo assim, Lavillenie conseguirá alcançar a altura máxima de 6,32 metros, ou seja, 5,88 + 0,44. Além disso, alguns fatores, como velocidade da corrida, a massa e a altura também influenciam para que haja outras alturas máximas. Porém, a variação é bem pequena.

Apesar de haverem simplificações nesse tipo de cálculo, ao que tudo indica, a altura máxima que um ser humano consegue alcançar é em um salto são 7 metros.

O Papel da Vara no Salto

Além disso, a vara de saltar também desempenha um papel muito importante no cálculo acima, ainda que não tenha sido informado antes. Vamos imaginar que toda a velocidade horizontal de uma corrida seja transformada em velocidade vertical, de energia potencial. No caso dessa transformação, ela pode ser obtida devido à elasticidade apresentada pela vara.

Enfim, a energia cinética no momento de uma corrida passa a ser armazenada como energia elástica da deformação ou elasticidade da vara. Esta, por sua vez, é usada, e se transforma em energia potencial.

Caso a vara não dissipe a energia, a sua conservação em cada etapa irá conduzir a igualdade das energias cinética e potencial, as quais consideramos anteriormente. Se não houvesse a vara, a situação seria outra. Sendo assim, não existe uma diferença muito grande entre ambos os saltos: em altura e com vara.

No caso do salto em altura, o recorde fixado foi creditado a Javier Sotomayoy, de 2,45 metros, no ano de 1993. Nesse caso, ele está aabaixo do que o salto com a vara 3,71 metros. A altura de Javier é de 1,95 metros. E ele consegue atingir uma velocidade de 8m/s em uma corrida.

Ao aplicarmos o raciocínio anterior, o alcance atingido deveria ser de 4,72 metros. No entanto, a transferência de energia que acontece no momento de articulação nos tornozelos, leva a uma maior perda.

Assim, a velocidade vertical agora é de 4,6m/s. Quando consideramos essa diferença, temos 2,54 metros. Do mesmo modo, se consideramos a posição na qual se encontre os atletas de saltos em altura, que é chamada de posição Fosbury, temos uma altura máxima de 2,46 metros, a qual não se encontra muito longe do recorde. E, conforme as leis da física, não está longe do limite que o ser humano é capaz de alcançar.

Curiosidade

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, além de surpreender sempre pela sua atuação no futebol, também impressiona pela altura que ele consegue atingir em seus saltos. Ele conseguiu chegar a uma altura de 2,61 metros para cabecear a bola em uma partida. O jogador tem 1,85 metros de altura.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo

De acordo com informações, ele é um jogador bem completo, pois tem tanto a estatura quanto o físico de um atleta que pratica salto em altura, e tem ainda pernas de velocista. Enfim, fica até difícil para os demais jogadores conseguirem superar um jogador de futebol com esse perfil.

De acordo com cientistas, Cristiano Ronaldo é considerado como um dos jogadores capazes de saltar mais alto. Inclusive, ele apresentou um aumento de duelos aéreos de 66%. Enfim, ele consegue saltar a uma altura de 78 cm do chão.

Essa média consegue ser maior, inclusive, do que de atletas do basquete. Além disso, ele consegue ainda cabecear a bola com uma força igual a 5 vezes mais que o seu peso de 80 kg.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.