Quais São os Malefícios do Narguilé Para a Saúde?

O narguilé é um dispositivo para fumo bastante antigo que se difundiu no Oriente e vem ganhando popularidade no Ocidente nos últimos anos. Especialmente os jovens vêm se encantando pelo visual elegante e exótico do aparelho composto por tubos que permite adicionar aromas especiais ao fumo. No entanto, especialistas em saúde alertam para uma série de malefícios que podem ser provenientes do uso de narguilé.

Uma sessão média de narguilé corresponde ao consumo de cerca de 100 cigarros de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, os malefícios são exponencialmente maiores do que se a pessoa estivesse fumando um cigarro convencional. Além da exposição a substâncias que fazem mal ao organismo devemos ressaltar o compartilhamento da piteira do narguilé que abre brechas para a transmissão de doenças graves como Hepatite C, por exemplo. Continue lendo e entenda mais sobre os malefícios do narguilé.

Conheça os Malefícios do Narguilé Para a Saúde

O número de estabelecimentos comerciais focados no uso do narguilé vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e os principais clientes são os jovens. O compartilhamento do narguilé para fumo tornou-se uma atividade de lazer e confraternização de maneira que representa um grande risco em médio e longo prazo. A seguir vamos apresentar os principais malefícios que o narguilé pode oferecer para a saúde.

– Exposição Proporcionalmente Maior a Nicotina

 O fato do narguilé ter a adição de água faz com que algumas pessoas acreditem que estão filtrando a nicotina reduzindo assim os seus prejuízos a saúde, no entanto, não poderiam estar mais erradas. A nicotina não é uma substância solúvel em água sendo assim não há nenhuma redução de danos de consumi-la num narguilé.

Aliás, de acordo com o grupo de pesquisa Tobacco-Related Disease Research Program da Universidade da Califórnia, o consumo do narguilé por um período de 45 a 60 minutos expõe o indivíduo a mesma quantidade de nicotina de um maço de cigarro. Outra crença errônea que muitos usuários do narguilé têm é a de que alguns produtos usados no dispositivo são livres de nicotina.

Narguilé

Narguilé

Basta ler com mais atenção as letrinhas miúdas das embalagens desses produtos para descobrir que existe sim nicotina em suas formulações. As essências utilizadas servem apenas para tornar essas substâncias mais palatáveis, algo inclusive que favorece as tragadas mais profundas e intensas. Ressaltamos que não existe tabaco para narguilé que não contenha nicotina.

– Inalação de Monóxido de Carbono

Um dos principais malefícios que o narguilé oferece para a saúde é a inalação de monóxido de carbono (CO). Essa substância que é responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares está presente em maiores quantidades no narguilé porque além do tabaco também há o carvão.

– Mistura de Diferentes Drogas

Alguns adeptos do narguilé usam o dispositivo para misturar diferentes tipos de drogas como vodca, maconha, essência e tabaco. Inalar diferentes drogas de uma vez é realmente perigoso podendo ter consequências bastante graves.

– Presença de Substâncias Cancerígenas

Foram contabilizadas nas folhas do fumo 7.356 substâncias tóxicas com destaque para a nicotina que é psicoativa. No alcatrão há outras 50 substâncias com caráter cancerígeno já comprovado assim como outras 20 que ainda estão em processo de investigação em relação ao seu potencial de causar câncer.

A fumaça produzida contém grandes quantidades de monóxido de carbono e arsênio que é venenoso para o organismo humano. Completando as substâncias ruins presentes na fumaça há naftalina, formol, tíner e amônia. Mesmo que a fumaça não seja tragada (como acontece com os charutos tradicionais) há grande risco do desenvolvimento do câncer de boca. Uma porção da fumaça sempre acaba indo para a faringe e pulmão chegando a corrente sanguínea e por fim ao cérebro.

– Risco de Derrame Cerebral e Outras Complicações

Como explicamos acima independente do dispositivo de fumo – seja um narguilé, cigarro, charuto ou outro – inevitavelmente acontecerá de parte da fumaça ir para a faringe e pulmão sendo jogada então na corrente sanguínea e cérebro, uma das consequências desse processo pode ser derrame cerebral.

Fumantes podem ainda sofrer com gangrena nas pernas e inflamação das veias e artérias do corpo. Infelizmente grande parte dos fumantes demora muito tempo para buscar ajuda para parar de fumar o que pode agravar os problemas causados pelo fumo.

– Transmissão de Doenças Pelo Compartilhamento da Piteira

A dinâmica de uso do narguilé abre brecha a outro risco relevante para a saúde que é a transmissão de doenças pelo compartilhamento da piteira. O fato de dividir a piteira com um grupo de pessoas possibilita a transmissão de doenças como hepatite C, herpes e tuberculose.

– Dependência Química

Garota Fumando Narguilé

Garota Fumando Narguilé

Quem fuma narguilé também está exposto a dependência química decorrente da nicotina. Alguns sintomas dessa dependência são depressão, raiva, insônia e inquietação. Pacientes que sofrem de algum transtorno mental têm mais chances de desenvolver dependência severa da nicotina.

Estudos na área da saúde descobriram que a dependência de nicotina tende a ser mais pronunciada entre pacientes com esquizofrenia pelo fato de que a substância ameniza alguns sintomas, no entanto, prejudica severamente a saúde física.

– Fumo Passivo

Um ponto que não está claro para grande parte dos usuários de narguilé diz respeito ao fato de que o dispositivo produz sim o fumo passivo assim como o cigarro. Numa tacabaria destinada ao fumo de narguilé há muito mais resíduos que proporcionam o fumo passivo do que num ambiente em que as pessoas fumam apenas cigarro. Sendo assim dependendo da regularidade de consumo e ambiente você pode estar expondo seus familiares as substâncias cancerígenas presentes na fumaça do narguilé.

Forte Apelo aos Jovens

Ao longo do século passado foram descobertos os diversos malefícios causados pelo fumo de cigarro e isso fez com que as novas gerações evitassem começar a fumar. No entanto, o narguilé vem mudando essa perspectiva, a indústria do fumo percebeu que poderia conquistar os mais jovens por meio da venda de uma ideia de confraternização e dispositivos coloridos e com essências aromatizadas. É importante que os usuários mais jovens sejam conscientizados dos malefícios do narguilé diferente do que aconteceu com seus avós e tataravós com o cigarro.

Agora que você já conhece os malefícios do narguilé para a saúde pode escolher se deseja ou não arriscar no seu consumo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.