Presentes Educativos Para o Dia das Crianças

Todo mundo já ouviu aquela máxima “Criança não gosta de ganhar roupas, só brinquedo”. De certa maneira isso está certo, a maioria dos pequenos fica esperando o dia das crianças para ganhar aquele brinquedo especial. Porém, você pode sim aproveitar esse dia para presentear os pequenos com algo mais do que um simples brinquedo.

Vamos te dar dicas de presentes educativos para as crianças, assim você pode dar brinquedos sem culpa. Alguns brinquedos são desenvolvidos para estimular o raciocínio e também a coordenação motora das crianças. O melhor é que mesmo sendo brinquedos educativos ainda são muito atraentes para os pequenos.

Brincar é Aprender

A brincadeira na infância é uma forma de as crianças aprenderem mais sobre o mundo a sua volta e por isso mesmo é fundamental que tenham essas experiências e muitos brinquedos a sua disposição. Para muitos pais o dia das crianças é uma data que exige deles uma verdadeira maratona nas lojas de brinquedos em busca daqueles com mais luzes e funções.

Porém, é possível aprender brincando com itens bem menos carnavalescos do que estamos acostumados. O mais importante na hora de escolher um brinquedo para uma criança é saber se ele se adéqua a idade do pequeno a ser presenteado. Essa informação deve constar na caixa do produto.

Brinquedos Pedagógicos

Já faz algum tempo que os brinquedos educativos e pedagógicos tem se tornado uma das preferências das crianças. Cada vez mais as lojas especializadas em artigos infantis têm disponibilizado mais espaço para esses itens. As opções estão ficando cada vez mais variadas o que facilita encontrar um brinquedo educativo para cada faixa etária.

Os pais têm buscado alternativas aos brinquedos eletrônicos, pois desejam que seus filhos desenvolvam habilidades que as opções mais modernas acabam não permitindo. O que se procura evitar é comprar brinquedos que façam tudo peças crianças, é importante que elas interajam e tenham um papel fundamental na brincadeira.

Interação

É exatamente a interação manual da criança com o brinquedo que ajuda a fazer com que ela desenvolva o raciocínio e a coordenação motora. Um brinquedo que tenha uma base e peças de encaixar pode ser ótimo para que a criança comece a apreender as diferentes formas que existem no mundo.

Brinquedos que usam sons e cores também são excelentes para que os pequenos comecem a se familiarizar com o que encontrarão a sua volta. É bem provável que no primeiro contato da criança com o brinquedo educativa que exige que ela use a lógica para montar ela se sinta um pouco perdida, mas com o passar do tempo ela encontrará satisfação em conseguir completar os enigmas.

Brinquedos Simples?

E geral os brinquedos educativos parecem simples principalmente se comparados com bonecos que fazem vários sons e se movimentam, porém, trabalham muito com a percepção e o raciocínio das crianças. Brincando com um quebra-cabeça, por exemplo, os seus filhos poderão aprender muito mais do que apertando um botão.

Essa maior participação da criança que esse tipo de brinquedo exige também ajuda a canalizar a energia dos pequenos de forma que eles têm a sua ansiedade reduzida. A verdadeira brincadeira está vivenciar o momento e aproveitar o melhor dele. O ganho intelectual das crianças é sem igual e o melhor de tudo é que isso acontece sem que seja necessário deixar de se divertir.

Brinquedos Educativos Para Crianças Mais Velhas

Existe uma certa resistência em relação aos brinquedos educativos para crianças com mais de 6 anos porque se acredita que não haja boas opções de entretenimento para elas. Porém, a verdade é que existem várias opções de brinquedos pedagógicos para crianças que já passaram dos 6 anos.

As melhores opções são os jogos de estratégia e investigação que permitem que elas utilizem toda a sua imaginação e o seu raciocínio lógico para juntar as pistas e descobrir como vencer. Também são boas opções jogos que trabalhem a memória das crianças, o famoso jogo da memória pode ser uma maneira até mesmo de ajudar o seu filho a melhorar na escola.

Dicas de Presentes Educativos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de oferecer aos seus filhos, sobrinhos, afiliados enfim as crianças da sua vida os brinquedos educativos vamos te ajudar a escolher as opções mais divertidas.

Livros

Mesmo que não pareça os livros podem ser brinquedos muito interessante. Dê preferência para aqueles livros que oferecem mais recursos como os de pop up que permitem aos pequenos visualizar em 3D o universo que está sendo retratado no livro. Também são boas opções aqueles livros que trazem atividades como ligar os pontos para formar um desenho, um caça-palavras entre outras.

Brinquedos com Peças Para Encaixar

Os brinquedos de madeira que tem peças para encaixar também são ótimos porque estimulam a coordenação motora além do raciocínio e o descobrimento de diferentes formas e cores. Aqueles que oferecem espaços para encaixe de peças de diferentes formas são excelentes para crianças menores que ainda estão descobrindo o mundo ao seu redor.

Um jogo do tipo Lego para montar é bom para estimular a criatividade da criança e ainda trabalha a o seu raciocínio para fazer o encaixe correto das peças. Quanto mais a criança precisar se envolver com o brinquedo para criar a brincadeira melhor. Os kits de peças conhecidos como “Mini Engenheiro” também auxiliam nesse desenvolvimento.

Baldinho de Praia

Até mesmo uma ida para a praia pode funcionar como um momento bom para que o pequeno aprenda um pouco mais sobre o mundo a sua volta. Escavar a areia e montar os seus castelinhos é uma maneira de transportar a sua criatividade para fora. O seu filho além de se divertir ainda descobre coisas novas que irão ajudá-lo a conviver no mundo com mais facilidade.

Quebra-cabeça

Montar um quebra-cabeça é uma forma sensacional de trabalhar o seu raciocínio, pois exige atenção para encaixar uma peça na outra e criar a imagem final. Colocar as peças juntas pela sua cor ou desenho é muito interessante para melhorar a sua coordenação e também a sua lógica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.