Por Que é Comemorado o Corpus Christi?

Corpus Christi

Essa é uma expressão Latina, a qual significa Corpo de Cristo, se refere a uma festa católica, um evento baseado em tradições da igreja católica. É realizado sempre na quinta-feira pós o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo depois de Pentecostes. Para os católicos, é uma “Festa de Guarda”, onde neste dia, é obrigatório a participação da Santa Missa, conforme estabelecido pela conferência episcopal de cada país.

Corpus Christi

Corpus Christi

A Procissão de Corpus Christi

A procissão pelas vias públicas, atende a uma recomendação do Código de Direto Canônico, o qual “determina ao bispo diocesano que providencie-a, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”, quando é realizada. Nestas datas, é recomendado que, o bispo não se ausente da diocese, a não ser que tenha uma causa urgente ou grave.

História de Corpus Christi

A origem da Solenidade de Corpo e Sangue de Cristo surgiu em meados do século XIII, quando a Igreja Católica sentia uma necessidade em realçar, dar uma maior importância, para real presença no pão consagrado, do “Cristo todo”. Foi o Papa Urbano IV que instituiu a festa de Corpus Christi, juntamente com a bula Transiturus de hoc mundo, no dia 11 de agosto do ano de 1264, para que fosse celebrado na próxima quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a qual ocorre depois do domingo de Pentecostes. Juliana de Mont Cornillon, freira que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que fosse celebrado com destaque o mistério da Eucaristia, passou o segredo de suas visões ao Papa Urbano IV, que na época era o cônego Tiago Pantaleão de Troyes. Na época, quem governava a Igreja era o Papa Urbano IV, o qual solicitou que os objetos milagrosos fossem para Orviedo em grande procissão, de modo que fosse recebidos por sua santidade, solenemente e depois levados para a Catedral de Santa Prisca. E assim, essa foi a primeira procissão do Corpo Eucarístico. Foi através da bula Transiturus de hoc mundo que no dia 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo, “o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor”. O Papo Urbano IV, desejava para um maior esplendor da solenidade, um oficio para ser cantado durante a celebração. Então foi escolhido um ofício composto por São Tomás de Aquino, o qual o título era Lauda Sion, que significa Louva Sião. E desde então, esse cântico permaneceu nas celebrações de Corpus Christi, até os dias de hoje. Foi no ano e 1269, que foi decretada a festa de Corpus Christi. Mas o decreto do Papa Urbano IV, não obteve muita repercussão, pois logo em seguida, ele veio a falecer. Porém, em algumas igrejas se propagou, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde a festa de Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270.

História de Corpus Christi

História de Corpus Christi

A Eucaristia

A Eucaristia além de ser um dos sete sacramentos, ela também foi instituída na Última Ceia, ocasião em que Jesus disse: “ Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… faze isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, “é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixados nas formas visíveis do pão e do vinho”.

Porque é Celebrado Corpus Christi Quinta-feira?

É celebrado em uma quinta-feira, devido ter sido em uma quinta-feira Santa, que a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez, sendo assim “Corpus Christi é celebrado sempre em uma quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível”.

Porque é Celebrado Corpus Christi Quinta-feira?

Porque é Celebrado Corpus Christi Quinta-feira?

A Festa de  Corpus Christi no Brasil

É de costume, em muitas cidades brasileiras, ornamentar, decorar com desenhos de inspirações religiosas ou com tapetes coloridos vivo, as ruas por onde a procissão irá passar. Essa festa católica, se tornou uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, ou cidades do interior, que se inspiram em práticas tradicionais e antigas e que assim, as ruas são embelezadas, decoradas de acordo com os costumes do local, e com o significado desta festa. Na cidade de Pirenópolis em Goiás, flores do cerrado e tapetes de serragem colorida, são tradições cobrindo as ruas por onde passará a procissão de Corpus Christi. É de costume, enfeitar também, cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e para a execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Essa procissão é acompanhada pela Orquestra e o Coral de Nossa Senhora do Rosário e pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. É exatamente nesta data que o Imperador do Divino, recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, que acontece no ano seguinte. Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são enfeitadas, decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, grãos e serragem colorida, dando origem a belos trabalhos representando o significado desta data. Em Matão, São Paulo,  a procissão de Corpus Christi é famosa por sues tapetes coloridos feitos de dolomitas, vidro moído, flores e serragem que formam uma cruz que se estende por 12 quarteirões no centro da cidade, sendo um espetáculo que reúne, tradição, fé, beleza e arte.

Na cidade de Mariana em Minas Gerais, as ruas são enfeitadas com tapetes de pinturas e serragem para comemorar a festa de Corpus Christi. Cidades Paulistas como Santo André, Jaguariúna, São Joaquim da Barra, Santana de Parnaíba, Monte Mor, além da baiana Jacobina, são as que seguem também  o mesmo estilos, para comemorar o dia de Corpus Christis, ruas ao redor da matriz, por onde a procissão passará, são enfeitas com raspa de couro, serragem, areias coloridas, tudo que pode ser proporcionado pela criatividade neste dia santo, como é feito em todas as cidades que comemoram esse data. Em Caieiras, a decoração da procissão de Corpus Christi, fica por conta da juventude da cidade, a qual promove tapetes que se estendem desde a Igreja Matriz de Santo Antônio até a Igreja de São Francisco de Assim, usando de sua criatividade em um trabalho que chega a durar doze horas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.