O que os Judeus Não Podem Comer?

Os Judeus

Os judeus são aquelas pessoas que estão englobadas no grupo étnico e religioso do judaísmo, que teve origem entre a população das Tribos de Judá, do Oriente Antigo e com os Hebreus. O judaísmo é mais frequentemente observado nas pessoas que já nasceram no meio dessa tradição de fé, ou seja, nas pessoas que tiveram essa religião imposta.

Porém, existem também pessoas que ainda que não tenham nascido nesse meio, possuem apreço e interesse por essa religião, e que assim, desejam fazer parte da mesma. Para isso, é necessário que essas pessoas se convertam, passando assim a fazer parte dessa comunidade, como todos os outros judeus – tradicionais ou não. – O mesmo acontece para judeus de nascimento que optam por seguir alguma outra religião, eles devem se converter e com isso já são desligados de forma automática desse grupo.

Os judeus e toda a história que os envolve são bastante antigas, estando presentes em várias situações ao longo dos séculos, sendo que o principal ponto que sempre aconteceu e também sempre foi alvo de muita atenção é o fato das frequentes perseguições que esse povo recebeu. Essas perseguições aconteciam ao redor do mundo todo, e isso fez com que o preconceito contra esses povos tenha crescido e se espalhado, o que infelizmente se mantém até os dias de hoje.

Toda essa discriminação que hoje em dia os judeus ainda sofrem é resultado de uma bagagem histórica muito pesada, e que gerou outras consequências também, como o fato de que atualmente não existe um único território no qual eles se encontram, e na verdade os judeus estão espalhados em vários locais, sendo que essa distribuição demográfica é bastante instável, ou seja, tem sofrido alterações bastante consideráveis desde sempre.

Estima-se que hoje em dia existam aproximadamente quatorze milhões de judeus ao redor do planeta, o que corresponde a 0,2% da população mundial, o que aponta de uma outra forma como os judeus sofreram essa disseminação. Os países que contam com a maior quantidade de judeus nos dias de hoje são os Estados Unidos e Israel, sendo que cada um deles conta com cerca de cinco milhões de judeus cada um. Já o restante desses povos estão espalhados por todo o mundo, em diversas comunidades, como aqui no Brasil, por exemplo.

Nesses estudos estatísticos os especialistas consideram para os cálculos tanto as pessoas que nasceram na religião judaica, quanto as que são contempladas por uma lei judaica chamada halachá, que torna as pessoas afiliadas a religião. Fazer todas essas pesquisas e estudos não é algo fácil e nem trivial, e o principal motivo disso é exatamente o fato de os judeus estarem espalhados pelo planeta, mas também algumas outras coisas precisam ser levadas em conta, como as que são mais relacionadas com política, identificação com antepassados e prática de tradições seculares. Porém, ainda que exista todos esses inconvenientes, os resultados são ainda considerados muito confiáveis e precisos.

A Cultura Judaica

A cultura dos povos judeus dos dias de hoje conta com uma estreita ligação com uma região que esses povos chamam de lar, e também com o Reino de Judá, sendo também influenciada fortemente pelos textos da Torá, pela prática da caridade e de toda a história dessa religião. Quando se fala a respeito da cultura secular judaica, muitos aspectos são referenciados, principalmente no que diz respeito a visão de mundo, mídia e cinema, literatura, culinária, vestimentas, as mais diversas artes, e até mesmo a fatores mais pessoais, como casamento, atitudes corretas ou não para cada gênero e é claro, a religião. A cultura judaica também influencia consideravelmente na alimentação dos judeus, e esse é o tema principal do artigo de hoje.

Falando a respeito especificamente da influência da cultura judaica na alimentação, o Kosher é o que guia esse aspecto, sendo que essa palavra tem como tradução livre “apropriado” ou “apto” ou seja, correspondem aos alimentos que são permitidos pela cultura dos judeus. Já treifá são os alimentos inapropriados e que não devem ser consumidos para os seguidores dessa cultura. Nessa cultura existem várias regras que são baseadas na Torá e na Halachá, que são livros importantes para os judeus, sendo o primeiro uma espécie de bíblia judaica e o segundo um tipo de livro de leis. E são neles que se encontram as motivações de um alimento ser considerado apropriado para o consumo.

A Alimentação Kosher

Como já foi apresentado acima, os alimentos ou produtos kosher são aqueles que estão de acordo com a lei dos judeus e existem algumas características que podem fazer com que os alimentos permitidos passem a ser proibidos para o consumo, como por exemplo a mistura de leite e de carne, ou ainda alimentos que tenham sido comprados e pagos de alguma maneira injusta, ou até mesmo utensílios de cozinha que já tenham sido utilizados em produtos treifá.

 Alimentação Kosher

Alimentação Kosher

Outra possibilidade de alimento é aquele que precisa ser preparado de alguma forma específica para que assim seja realmente permitido para o consumo, como é o caso da carne bovina, que deve ser processada de forma a retirar todo o sangue da carne. Para isso, a peça de carne deve ser colocada sob água gelada e após serem tiras devem ser temperadas com sal grosso, e serem imensas na água gelada novamente para que se retire possíveis excessos de sal.

Já no que diz respeito a produtos de alimentação que são industrializados, só podem ser consumidos única e exclusivamente se ne embalagem constar que o produto é de fato kosher, e tudo deve ser analisado, até mesmo aditivos como óleos e outros temperos. A certificação dos produtos industrializados kosher é realizada de forma muito confiável e só depois de toda supervisão o produto pode ganhar o selo específico, mostrando que os seguidores dessa tradição alimentícia podem utilizar e consumir esses itens tranquilamente.

O principal objetivo da alimentação kosher é fazer com que as regras sejam seguidas para que o ato de se alimentar seja algo mais puro e que não sirva de nutrição somente para o corpo, mas também para a alma, e é por isso que as regras são seguidas tão firmemente, possuindo uma importância imensa para todos ao judeus.

A alimentação kosher possui muitas regras no que diz a produção o preparo, não podendo ser misturada com leite e nem com seus derivados em nenhum momento. Além disso, as carnes aceitas nesse tipo de alimentação não englobam as de porco e nem as aves que se alimentam de outros animais, ou seja, os judeus e as pessoas que seguem essa dieta devem consumir somente carne bovina ou de frango, peru, pato etc. Carne de coelho também é vetada nesse modelo de alimentação. A respeito de peixes, os que tem escamas e barbatanas são permitidos, já outros frutos do mar como moluscos e crustáceos são proibidos. Outro ponto muito relevante é que os animais não podem ter sofrido ao morrer e o sangue não pode ser consumido em nenhuma hipótese.

A respeito do leite, só é permitido o consumo daquele em que um rabino acompanhou a ordenha, garantindo assim que não houve nenhum tipo de contaminação. E na produção dos derivados também é necessária uma fiscalização intensa, sempre cuidando para que não sejam utilizados utensílios contaminados com carnes. Os alimentos que podem ser consumidos de forma livre e sem preocupações são aqueles que crescem na terra, como os vegetais, os cereais e as frutas, e também os ovos são liberados.

Judeu Comprando Alimentos

Judeu Comprando Alimentos

O mais curioso é que esse tipo de alimentação não tem se restringido somente aos judeus, mas também passou a chamar atenção e a ganhar o interesse de outras pessoas, principalmente os vegetarianos e veganos – ainda que essa não seja a base dessa alimentação –. Essa opção escolhida por eles pelo fato de essa certificação possibilitar uma maior certeza de que os alimentos realmente não foram contaminados com produtos de origem animal. Esse tipo de alimentação também tem sido procurada por outras pessoas pelo fato de ser consideravelmente mais saudável, já que é possível se ter conhecimento da origem da comida, evitando produtos com muitos agrotóxicos e conservantes, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.