O Que É Um Texto Ficcional E Não Ficcional?

Cultura: Textos

O texto pode ser definido em algumas palavras e de algumas formas diferentes, mas o importante é que todas essas diferentes maneiras de definição se tratam de uma mesma coisa, que é dizer o que é um texto, vamos explicar a seguir. Em alguns dicionários o texto é definido como um conjunto de palavras escritas, independente se essas palavras estão inseridas em um contexto de ficção ou não, em um contexto jornalístico, em contexto legal (dentro do direito), em um documento, em um manuscrito, etc. Diversos textos podem formar uma obra literária, certos textos podem ser extraídos de uma obra escrita. Em outros locais a definição de um texto já é um pouco mais ampla, ela diz respeito ao texto como sendo um enunciado verbal de qualquer tipo, desde que ele faça sentido para alguém dentro de uma situação determinada.

Livro e Óculos

Livro e Óculos

Na última definição indicada percebemos que o texto não precisa ser necessariamente escrito, ele pode também ser falado, ele pode ser expresso de outras formas, desde que seja um enunciado verbal entendível dentro do seu contexto, portanto, segundo esse conceito também poderiam ser indicados como texto, por exemplo, os discursos, as falas em obras artísticas de entretenimentos, entre outros. Os textos, a linguagem em geral, é exatamente o que separa os seres humanos das outras espécies de seres vivos, essa capacidade de linguagem, de troca de sinais, de entendimento, de comunicação clara e eficiente que ao longo do tempo se desenvolveu de diversas formas ao redor do mundo. São muitas as línguas humanas que existem em nosso planeta, algumas são mais conhecidas e outras nem tanto, algumas são consideradas até mesmo linguagens universais, como é o caso do inglês e mais recentemente do mandarim, que vem ganhando cada vez mais espaço e cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

De todas as linguagens existentes nos dias de hoje, mesmo que algumas pessoas não entendam o que a outra quer dizer em um primeiro momento, o mundo moderno já evoluiu para que se soubesse interpretar cada um desses idiomas, de forma a serem traduzidos quando preciso, sendo assim podemos dizer que a capacidade do ser humano de comunicar é praticamente ilimitada, o que se tornou ainda mais forte considerando que os avanços da tecnologia nas últimas décadas, já que nos dias atuais existem muitos aplicativos, sites e meios digitais de tradução simultânea de palavras, conversas, etc. O que antes iria requerer estudo e um acompanhante que fosse capaz de ter compreensão em múltiplas línguas, hoje pode ser resolvido com apenas um toque no aplicativo do celular. A partir de todos esses esclarecimentos podemos então falar mais especificamente sobre os tipos de textos.

O que é um Texto Ficcional e um Texto não Ficcional?

Claramente a primeira definição e a mais clara que podemos dar em relação a isso, é que um texto ficcional conta com elementos de ficção, elementos não reais, elementos e histórias que foram inventados por alguém, em algum lugar e em algum momento e que não condizem com a realidade ou com algo que o seu criador viveu. Enquanto que um texto não ficcional está ligado aos fatos reais, verídicos, aos fatos que realmente aconteceram e que são uma obra feita a partir com a realidade de alguém ou alguma coisa. Dentro desses dois ramos dos textos ficcionais e não ficcionais, podemos ter inúmeros gêneros textuais e literárias diferentes.

Texto não Ficcional

Um exemplo de texto não ficcional são as reproduções jornalísticas sérias, aquelas feitas por repórteres de verdade e não aquela informação falsa que alguém recebeu no grupo do WhatsApp.  Os textos não ficcionais, os quais podemos nos referir muitas vezes como narrativas não ficcionais, podem ser ouvidos em rádios, nas televisões, podem ser lidos nos jornais impressos e nos jornais online, entre outros meios que tenham compromisso com a verdade e que sejam um retrato fiel aquela realidade que tentam passar, por esse motivo muitas pessoas costumam dizer que os textos ou narrativas ficcionais são um mundo à parte, pois no campo da imaginação muita coisa pode ser realizada, muita coisa pode acontecer e isso fascina a mente e a imaginação de muitas pessoas.

Ficção Cientifica

Um dos exemplos mais fortes dos gêneros ficcionais, definitivamente é o campo da ficção cientifica onde desde muito tempo atrás, o entretenimento em suas diversas formas vem explorando essa área e expandindo de maneira muito eficaz, a sua eficácia é admitida principalmente quando vamos analisar os números da indústria do gênero, bilhões de reais já foram ganhos levando pessoas aos cinemas para ver as missões teoricamente impossíveis de serem realizadas, como o contato constante e o intercâmbio de mundos e planetas, muito já foi gasto também na literatura desse tipo de gênero e entre outros produtos associados, porque isso fascina grande parte das pessoas, é aquela sensação de viver ao menos um pouco aquilo tudo que ainda nos é tão distante de viver, aquilo tudo que foge tanto da realidade e da rotina do dia a dia, por esse motivo a ficção cientifica tem sido um ramo em ascensão no mundo atual, e tudo que é mostrado ou escrito começou um dia a partir de um texto ou de uma narrativa ficcional que alguém teve em certo momento.

O mundo da narrativa não ficcional e, portanto, real não tem espaço para tanta imaginação e para tantas mudanças, para um texto ser considerado real ele precisa seguir a realidade, ser fiel aos fatos os quais se pretende mostrar ou indicar, caso contrário seria possível fugir da realidade e assim o seu texto deixaria de ser não ficcional e passaria a ser ficcional. Tal como os personagens de uma obra de ficção não são reais, ainda que eles sejam inspirados em pessoas e situações reais, por trás daquele personagem pode existir muitas histórias, pode existir muita inspiração e até alguns pontos condizentes com a realidade de alguém, mas a construção de um personagem fictício está sujeita a muitas mudanças e essas mudanças já são suficientes para alterar aquilo da realidade vivida por alguém.

Baseado em Fatos Reais

É tal como acontece quando vemos escrito no início ou no final de um texto, de um filme, etc, ele é baseado em fatos reais, mas será que você realmente sabe o que seria esse baseado em fatos reais? Muitas pessoas acabam entendendo que é tal como a verdade, muitas pessoas consideram podem até acreditar que realmente aquilo aconteceu, mas devemos lembrar que uma obra visual que retrata os fatos da realidade é um documentário. O termo baseado em fatos reais pode ser completamente abrangente e levar um grande público a tomar conclusões precipitadas, afinal aquilo parece ser verdade e é baseado na realidade, mas não é a realidade, talvez vários fatores cruciais para a caracterização daquilo que é real podem ter sido mudados e você pode nunca saber.

Vamos citar aqui um exemplo simples, mas que até onde sabemos é um dos mais conhecidos, o filme Titanic, aquele famoso filme com o Leonardo Di Caprio e a incrível Kate Winslet, ele é baseado em fatos reais, ele tomou a história real do que aconteceu com o navio Titanic como base de fundo para a sua trama principal, essa trama principal era justamente o relacionamento entre a Rose e o Jack, os personagens dos atores citados acima, ainda que muita gente acredite na história, pela forma como é mostrado e o filme construído, a história de amor do casal não é real, não aconteceu, na verdade ela pode até ter acontecido, mas não há registros históricos disso, sabemos que muitos casais foram separados, mas se houve um Jack e uma Rose que se apaixonaram e desafiaram todas as regras da sociedade da época para ficarem juntos, isso nós não sabemos e por isso o Titanic, ainda que seja uma obra, um texto, uma narrativa baseada em fatos reais, é uma narrativa ficcional, inventada por alguém.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.