A Rádio
Com os avanços tecnológicos, muita coisa mudou, inclusive na música sertaneja. Antes limitada ao uso da viola, como nas clássicas duplas Tonico e Tinoco, agora o estilo sertanejo conta com o acompanhamento de modernos instrumentos musicais, como teclado e guitarra, e alguns de seus representantes alcançaram o posto de pop stars do estilo, como o fenômeno Luan Santana, Guilherme & Santiago e Maria Cecília & Rodolfo, que atraem milhares de fãs em seus inúmeros shows pelo Brasil.
Isso ocorreu devido ao fenômeno do sertanejo universitário, um estilo de música sertaneja que faz uso de aparelhos eletrônicos, que agradou em cheio o público jovem, que não tinha muita identificação com as duplas sertanejas tradicionais, como Chitãozinho & Xororó ou Zezé di Camargo & Luciano.
Com origens pantaneiras, o sertanejo universitário surgiu no estado do Mato Grosso do Sul, iniciado pela dupla João Bosco & Vinícius, em 1994. Foi neste ano que a dupla começou sua carreira, cantando em bares que reuniam universitários na capital do estado, Campo Grande. Foi por esse motivo que esse novo estilo foi batizado de sertanejo universitário.
O Estilo
O estilo do sertanejo universitário surgiu após o segundo movimento sertanejo, o romântico, consolidado pelas duplas Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo. No caso do universitário, não conta com letras e situações regionais do sertanejo original, o chamado raiz, das primeiras duplas clássicas, como Tonico & Tinoco.
No caso do sertanejo universitário, os temas abordados pelas músicas tratam dos assuntos abordados pelo sertanejo romântico, como a traição, mas de um ponto de vista jovem. O estilo é dirigido para pessoas na faixa dos 15 a 30 anos e faz sucesso em bares e casas noturnas de gênero sertanejo. Com isso, as músicas tocadas de uma forma mais agitada, em que o acústico é valorizado, ajudou a consagrar a dupla João Bosco & Vinícius, além de revelar novos talentos, como a dupla César Menotti & Fabiano.
O Gênero
Embora não seja um gênero diferente de música, somente uma variação do sertanejo clássico, algumas duplas ou cantores desse estilo fazem questão de receberem o rótulo de sertanejo universitário. Normalmente, as principais características do estilo universitário são as músicas de fácil memorização, que empolgam e interagem com o público. Em geral, as músicas são tocadas em versões ditas acústicas, e seus álbuns lançados são normalmente de seus shows realizados ao vivo, com a participação do público presente.
Atualmente, esse é um dos estilos de música que vem fazendo um grande sucesso, e o mercado fonográfico comemora o sucesso de artistas nesse estilo, como: Luan Santana, Paula Fernandes, Maria Cecília & Rodolfo, Jorge & Mateus, entre muitos outros. Para facilitar a vida dos fãs do sertanejo universitário, vários sites especializados disponibilizam músicas e novidades de seus ídolos 24 horas por dia. Um dos sites preferidos é a Rádio Sertanejo Universitário, que deixa o público informado de todas as novidades e eventos de seus artistas favoritos: http://www.radiosu.net/