Museu Do Cinema De Turim

Itália

A Itália é um país com nome oficial de “República Italiana”, mas que quase nunca é adotado, sendo chamado apenas de Itália. O país é uma república parlamentar que se localiza na região cento sul do continente europeu, fazendo fronteira com quatro países, que são a França, a Eslovênia, a Áustria e a Suíça. A parte sul do país, diferentemente, é totalmente constituída pela península Sardenha, Itálica e Sicília.

A capital da Itália é Roma e durante vários e vários anos ela era um ícone representante da centralização religiosa e política de toda a civilização ocidental. Já nos dias atuais, a Itália optou por adotar um regime de uma república democrática , fazendo assim com que todos os cidadãos tenham o direito de participar de forma direta e igualitária de tudo o que diz respeito a vida política do país.

O país ocupa o vigésimo quarto lugar no ranking de país mais desenvolvido de todo o mundo, ficando ainda entre os dez países com melhor índice de qualidade de vida do mundo. Isso acarreta também um fato bastante interessante, que é o de cada vez mais a Itália é considerada um país idoso, fator que se dá principalmente por causa do país sempre prezar por ótimas condições de saúde e bem estar para todas as pessoas.

Os estudos que analisam estatisticamente são bastante surpreendentes e representam muito bem a realidade do país. Um deles mostra por exemplo, que na Itália, para cada cem jovens, existem aproximadamente cento e sessenta idosos. Esse é um dado muito relevante que faz com que até mesmo o país se encontre – juntamente com a Alemanha – no ranking dos países da União Europeia a respeito do processo de envelhecimento da população.

A região italiana com maior número de idosos é a Ligúria, contando com cerca de duzentos e quarenta idosos para cada cem jovens. Já a região com aspecto mais jovial é a da Campânia, que conta com cerca de cento e dezessete idosos para cada cem jovens. Mas nela é possível observar que ainda sendo a mais jovial, a quantidade de idosos ainda é bem superior a de jovens.

Ligúria

Ligúria

Além do que já foi citado, outro fator que também contribui para que a Itália seja um país idoso é o fato de que a expectativa de vida no país é bem alta – ainda que tenha decaído um pouco nos últimos anos. No país, as mulheres vivem aproximadamente oitenta e cinco anos e os homens cerca de oitenta. E por mais que o país envelheça de forma rápida, cerca de setenta por cento da população italiana diz se sentir ótimo em relação a saúde, mesmo que muitos deles tenham afirmado também sofrer de alguma doença crônica, ainda mais na região norte do país.

Mesmo com tantos dados positivos citados acima, existe ainda um contra ponto, pois mesmo que o país tenha um nível ótimo de saúde e que a população considere isso um privilégio, cerca de trinta por cento dos italianos jovens (de idade entre vinte e cinco e trinta e quatro anos de idade) tem o hábito de fumar, sendo a grande maioria homens. Outro fato bastante curioso é que os italianos se sentem inseguros no seu país, cerca de quatro entre dez famílias afirmaram isso, mesmo que ano após ano a criminalidade venha caído.

Turim

Turim é uma comuna – modo com são chamadas as cidades na Itália – italiana localizada na região do Piemonte, da qual ela é capital. Ela é a maior cidade da região e a quarta maior de todo o país, contando com uma população de pouco mais de novecentos mil habitantes, ficando atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles. Sua extensão territorial é de aproximadamente cento e trinta quilômetros quadrados e assim a densidade populacional é de aproximadamente seis mil e quinhentas pessoas por quilômetro quadrado.

A cidade faz fronteira com outras quinze cidades, sendo elas: San Mauro Torinese, Rivoli, Venaria Reale, Pecetto Torinese, Borgaro Torinese, Settimo Torinese, Baldissero Torinese, Grugliasco, Pino Torinese, Orbassano, Beinasco, Collegno, Moncalieri e Nichelino. E se localiza no noroeste da Itália, ficando também na extremidade da parte do ocidente da planície do Rio Pó e é cercada também no lado leste pelos morres Monferrato e a oeste pelos Alpes.

Ainda que a cidade de Turim seja de fácil acesso e muito populosa, ela não é a mais procurada pelos turistas, muito menos pelos turistas brasileiros. Muitas vezes ela é lembrada por ser casa do time de futebol Juventus e também por ser sede da Fiat, mas esses não são fatores muito decisivos na hora dos viajantes escolherem seus destinos.

Porém, os pontos positivos de se visitar essa cidade são muitos, entre eles a localização, por exemplo, já que Turim fica a cerca de duas horas de carro ou uma hora de trem de Milão, então é possível fazer um bate e volta tranquilamente, para quem prefere manter sua estadia em Milão. As construções históricas também são fatores muito interessantes da cidade, já que existem muitos palacetes luxuosos, como o Palazzo Carignano, o Palazzo Madama e o Palazzo Reale di Torino.

Para os religiosos, pode existir um fator fortíssimo para que as pessoas visitem a cidade, já que o Santo Sudário – pano que possivelmente foi usado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação – está armazenado na Capela do Santo Sudário, dentro do Duomo di Torino. O que é exposto é uma réplica do tecido, já que a original segue muitas regras da Igreja Católica. Porém, ainda assim os fiéis sempre se interessam em conhecer o templo e suas histórias.

 Museu do Cinema

Como foi possível perceber, a cidade de Turim é bastante histórica, e o foco desse artigo não poderia ser diferente. Lá existe o Museo Nazionale del Cinema – ou Museu do Cinema – que possui um vasto acervo, contando com um vestido utilizado por Marilyn Monroe, que é um dos itens mais preciosos do mundo envolvendo essa temática. Nesse museu ainda é possível encontrar vários outros itens, como materiais de publicidade, rolos de filmes, fotos, livros, móveis e outros aparelhos que acompanham a história do cinema mundial, e não apenas italiano.

Esse museu se encontra dentro de um monumento que é símbolo da cidade, O Mole Antonelliana. Ele conta com uma torre imensa, de mais de cento e sessenta metros de altura. Esse prédio foi construído inicialmente para ser uma sinagoga, mas se tornou cara demais e a responsabilidade da finalização da obra se tornou da prefeitura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.