Localizada entre as ilhas de Java e Lombok, Bali, é um destino paradisíaco da Indonésia que surpreende não somente por suas belezas naturais esplendorosas, mas também por oferecer uma imersão completa numa cultura com contornos exóticos e extremamente interessantes. Trata-se de um lugar com uma atmosfera cultural e espiritual bastante desenvolvida, a religião é a linha-guia dos costumes e tradições de Bali estando explícita em tudo inclusive nas famosas e elaboradas máscaras.
Máscaras Que Tem Muito a Dizer
A tradição cultural de Bali é uma das suas riquezas imensuráveis e não tem como falar a respeito desse lugar tão incrível sem mencionar as máscaras que estão por toda a parte na ilha. As artes decorativas de Bali são resultantes de um mix de cultura e espiritualidade que passa por um povo bastante talentoso com ferramentas de artesanato. Essas máscaras apresentam grande relevância nas tradições de Bali estando presentes no teatro, dança e cerimônias religiosas há mais de um milênio.
Algo interessante é que as máscaras estavam presentes em cerimônias religiosas de sociedades antigas e se mantiveram prósperas nos costumes balineses. Com o passar do tempo as técnicas de confecção das máscaras vem sendo aprimoradas permitindo criar peças mais ornamentadas e que estão sendo adquiridas por colecionadores do mundo todo. É, acima de tudo, uma arte de grande beleza e cuidado de fabrico artesanal.
Máscaras Para Turistas
Bali é um destino que recebe um número significativo de turistas todos os anos e que tem nessa uma das suas principais atividades econômicas. O fluxo intenso de pessoas do mundo todo permite que o comércio do artesanato local seja próspero e claro que um dos itens mais procurado é justamente as máscaras balinesas. As máscaras de madeira são as ‘lembrancinhas’ mais comuns de encontrar pelas ruas de Bali, são peças que podem servir para a decoração do lar. As máscaras de madeira de parede são ideais para afastar as energias negativas do seu lar.
Tipos de Máscaras de Bali
A seguir você poderá saber um pouco mais sobre as curiosas máscaras de Bali e seus significados.
Barong: Rei dos Espíritos
Uma das máscaras mais imponentes da mitologia balinesa, Barong, é o rei dos espíritos e aquele que lidera as forças do bem lutando contra Rangda que é uma rainha demônio. Essa máscara bastante ornamentada e com uma expressão bastante peculiar se tornou uma das mais usadas durante o carnaval da China exatamente por seu estilo único. O cerne da mitologia balinesa está na luta do bem contra o mal sendo a figura de Barong a que se dedica a proteger os seres humanos.
Cada religião de Bali idealiza Barong numa forma diferente sendo a de leão a mais comum de ser vista. Há versões em que esse rei dos espíritos tem a forma de dragão, tigre ou javali. Animado pelo espírito irmão de Banas Pati Rajah, Barong, tem como sua missão vencer Rangda para que seja possível restaurar o equilíbrio entre o bem e o mal no mundo. A batalha do bem e do mal é eterna, sempre que Barong derrota Rangda ela renasce e tudo volta ao início.
Rangda: Rainha Demônio
Na mitologia balinesa, Rangda, é uma bruxa e rainha demônio que represente o mal. O visual deste ser é aterrorizante, afinal ela também é uma devoradora de crianças e tem a seu serviço um grande exército de bruxos. Geralmente na representação dessa bruxa ela tem cabelos brancos e longos, está quase nua, possui garras e os seus seios estão pendurados. A face de Rangda é uma máscara com olhos penetrantes e arregalados e uma língua bastante longa e saliente. Rangda luta contra Barong para vencer o bem.
Garuda: Destruidor de Serpentes
Outra máscara que é bastante encontrada em Bali é a de Garuda, uma figura que pertence à mitologia hinduísta. Esse destruidor de serpentes é o emblema nacional da Indonésia e da Tailândia também. A representação de Garuda é feita através de um pássaro solar com muito brilho. As máscaras que o representam geralmente são bastante ricas em detalhes enchendo os olhos de quem as compra.