O romantismo é um dos principais movimentos da Literatura Brasileira, sendo um movimento político, artístico e literário, que surgiu na Europa no final do século 18, se espalhando por todo o restante do mundo até o final do século 19.

Portuguesa
Caracteristicas do Romantismo
O Romantismo nasceu como visão do mundo contrária a visão período neoclássico, o racionalismo, centrando no individualismo. Teve como características principais a valorização da emoção, amor platônico, temas religiosos, individualismo, história e nacionalismo. O nacionalismo do romantismo que veio a consolidar os estados da Europa. Este período foi fortemente pelo iluminismo e pelas liberdades conquistadas durante a Revolução Francesa. Já no Brasil, o nacionalismo veio explorar temas nacionais como, por exemplo, o índio.

Brasileira
Autores e Suas Obras
Podemos citar varias autores, mas os mais famosos e mais influentes autores do romantismo são:
- Gonçalves Dias: principal poeta romântico, extremamente nacionalista. Obras: Canção do Exílio e I-Juca Pirama.
- Álvares de Azevedo: Romântico da segunda geração romântica. Obras: Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário.
- Castro Alves: Representante da Segunda Geração. Obras: poesias abolicionistas Navio Negreiro.
- José de Alencar: Principal e mais famoso romântico. Escreveu obras durante todas as fases do romantismo, livros como Lucíola (romances urbanos), O Sertanejo (regionalista), O Guarani (indianista), Iracema, Ubirajara e dentre outras.
- Joaquim Manuel de Macedo: romântico urbano. Obras: A Moreninha e O Moço Loiro.
- Machado de Assim: De estilo único, escreveu durante as fases do Romantismo e Realismo. Na fase romântica, o autor realizava análises psicológicas e críticas sociais, assim escrevendo A Mão e a Luva e Helena.
- Manuel Antônio de Almeira: precursor da nova fase, realismo. Romancista Urbano qeu escreveu o livro Memórias de um Sargento de Milícias
- Bernardo Guimarães: considerado o pai do regionalismo brasileiro. Escreveu A Escrava Isaura e o Seminarista.
Geração do Romantismo
O Romantismo no Brasil passou por três gerações, que podem ser divididas por:
- Primeira Geração: Também conhecida por geração indianista ou nacionalista, pois os autores brasileiros dessa fase valorizavam muitos temas nacionais e a vida do índio, que era apresentado como símbolo nacional, visto como “bom selvagem”. Os principais autores foram Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre, Gonçalves de Magalhães e Teixeira de Souza.
- Segunda Geração: Conhecida como Mal do Século, Byroniana, ou Ultra-Romântica. Os escritores dessa geração eram notados do péssimo. Retratavam temas amorosos que eram levados ao extremo e as poesias marcadas por puro pessimismo, tristeza, valorização da morte e uma visão pessimista da sociedade e da vida. Autores principais são Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Casimiro Abreu.
- Terceira Geração: Marcada pela transição do romantismo e outra corrente literária, o Realismo. Conhecida como geração condoreira, hugoana ou poesia social. Caracterizada por denúncia de vícios e males da sociedade, mesmo de forma irônica, com o objetivo de desvendar as realidades desconhecidas.