Indonésia Cultura, Costumes, Hábitos e Tradições

Indonésia E Uma Visão Geral

A Indonésia é um país que possui o nome oficial de “República da Indonésia”, mas que raramente é chamado assim e que é ainda considerado o maior arquipélago – que é o nome que se dá para os conjuntos de ilhas – do mundo todo. Esse arquipélago fica localizado mais precisamente entre o sul da Ásia e a Austrália. O motivo de ser considerado o maior do mundo é porque esse arquipélago é composto pelas ilhas de Sonda (que é um outro arquipélago que fica na Insulíndia) juntamente com a parte do ocidente da Nova Guiné (que fica na área sudoeste do Oceano Pacífico), o que ao todo compreendem mais de dezessete mil ilhas.

As fronteiras terrestres que o país faz podem ser marítimas ou terrestres, sendo que a terrestres são dividas na ilha do Timor, com o Timor Leste, na ilha de Bonéu, com a Malásia e na Nova Guiné com a Papua Nova Guiné. Já as fronteiras marítimas são dividias com a Austrália, com a Malásia, com o Palau, com as Filipinas, com Singapura e com Andamão e Nicobar, sendo que esse último é um estado localizado na Índia.

Pelo fato de a Indonésia ficar localizada entre o continente da Ásia e da Oceania, o país consegue a classificação de país transcontinental. Outro ponto relevante é que a Indonésia conta com um regime republicano, e desse modo, conta com um poder legislativo e com um poder executivo – nesse caso representado por presidentes – que são eleitos através do sufrágio universal, ou seja, na Indonésia praticamente todos os cidadãos que já atingiram a idade adulto tem o direito ao voto, isso sendo independente da classe social, etinia, renda ou até mesmo alfabetização.

Indonésia

Indonésia

A Indonésia é um país de muita importância, principalmente pelo fato de ter ajudado a fundar – e continuar sendo membro – da Associação de Nações do Sudeste Asiático, a ASEAN. Além de ter ajudado nessa criação, o país ainda é membro de outros grupos, como o G20, que é um grupo que é composto pelos chefes dos banco centrais e / ou ministros financeiros das dezenove melhores e maiores economias mundiais, juntamente com a União Europeia.

Por fazer parte do G20, fica claro que a economia da Indonésia é bastante consolidada, e por esse motivo é possível observar o fato de que ela é a décima oitava maior economia do planeta e a décima quinta maior economia quando se analisa especificamente o poder de compra e sua paridade.

A cidade que é capital da Indonésia é Jacarta, e além de ser capital, ela também é a maior cidade do país. Jacarta foi fundada pelos Neerlandeses no ano de 1619, e inicialmente contava com o nome de Batávia. Jacarta se localiza mais especificamente na Ilha de Java e sua população é de cerca de dez milhões de habitantes. Porém, toda a região metropolitana da capital compreende em uma população de quase o dobro, tendo aproximadamente pouco mais de dezoito milhões de habitantes.

Cultura da Indonésia

Depois de já ter sido um pouco falado a respeito da Indonésia, agora o enfoque é maior na cultura da Indonésia que tem sido moldada com o passar do tempo através da participação de variados grupos étnicos, seja por nativos daquela própria região ou por culturas dos estrangeiros.

A localização da Indonésia é algo que contribui  bastante para toda essa influência de outras populações na cultura, já que ela fica em uma região em que passam muitas rotas comerciais entre a Ásia Meridional, o Oriente Médio e o Oriente Extremo. O principal ponto que foi difundido nesse aspecto foi as diversas religiosidades, sendo as mais marcantes o Budismo, o Confucionismo, o Hinduísmo, o Islamismo e o Cristianismo. Todas essas religiões eram muito praticadas nas cidades mercantis, e continuam assim até os dias de hoje.

Toda essa interação e contribuição de diversas culturas fez com que o país ficasse de fato com um caráter muito complexo, e isso originou inúmeros conflitos na história do país, tendo como um exemplo a que aconteceu em Papua Ocidental e também no Timor Leste.

Religião na Indonésia

Religião na Indonésia

As principais tradições artísticas, principalmente no que diz respeito a dança, teve origem na ilha de Bali e influência dos antigos reinos hindus e budistas. Já a parte mais arquitetônica tem uma influência direta da arte islâmica e são mais possíveis de serem observadas na Ilha de Sumatra, mais especificamente em regiões como Minangkabau e de Aceh. Outro ponto muito particular da Indonésia é o fato de eles possuírem uma arte marcial própria e particular, que é o Silat, que é uma arte marcial específica do Arquipélago, que reúne a arte marcial tradicional, juntamente com a música e os esportes de fato.

Até os dias de hoje o Ocidente consegue influenciar a Indonésia, principalmente na parte de pesquisas e práticas científicas de maneira geral, além de toda a indústria de entretenimento, bem como a organização política e econômica do país;

Costumes da Indonésia

Existem alguns pontos que são muito particulares do Arquipélago da Indonésia, principalmente no que diz respeito as vestimentas, já que por exemplo, ao entrar em locais que são tidos como sagrados, as pessoas – e principalmente as mulheres nesse caso – precisam levar cachecóis e / ou xales ao redor da cintura.

A culinária e a gastronomia de modo geral também é algo que gera bastante curiosidade na Indonésia, já que a alimentação lá sempre é composta de muitas cores, cheiros e sabores. A base mais relevante da alimentação do país é o arroz, que conforme o prato é alterado, o tempero também muda. Porém, além do arroz, outras coisas fundamentais no cardápio indonésio são os vegetais, a carne de boi e de frango, as hortaliças, além de muitos frutos do mar.

Dessa forma, como é possível perceber, a Indonésia é um país de extrema riqueza, seja no que diz respeito a suas tradições, seus hábitos, seus costumes e sua cultura de modo geral. Vale muito a pena a visita e quem sabe até a passagem de um período por lá, pois isso sempre funciona como um grande aprendizado, principalmente quando se fala de um local tão diferente do que estamos acostumados no nosso país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.