Honoré de Balzac

Honoré de Balzac foi um produtivo jornalista e autor francês que escreveu entre mais de noventa histórias curtas, romances e novelas, a famosa “La Comédie Humaine” (A Comédia Humana).

Origens

Nascido em Tours na França, em 20 de maio de 1799 (dia de São Honoré), Balzac só posteriormente adicionaria o termo francês “de” ao seu nome, sem razões muito conhecidas. Era filho de Anne Charlotte Laure Sallambier e Bernard François Balssa que entre outras ocupações trabalhou como secretário no Conselho Real.

Jornalista

Seus primeiros anos foram passados longe de casa antes de ingressar na escola de gramática em Tours. Estudou no Collège de Vendôme antes de mudar-se para Paris em 1816 para estudar direito em Sorbonne. Logo ao se matricular trabalhou como tabelião, mas cntra os desejos de seu pai, seguiu carreira na escrita.

Obras e Influência

Suas obras geralmente são agrupadas sob os seguintes títulos:
Scenes de la vie privée (“Cenas da vida privada”),
Scenes de la vie de province (“Cenas da vida provinciana”),
Scenes de la vie Parisian (“Cenas da vida parisiense”),
Scenes de la vie politique (“Cenas da vida política”),
Scenes de la vie militaire (“Cenas da vida militar”),
Scenes de la vie campagne (“Cenas da vida no campo”), e
Études philosophiques (“Estudos Filosóficos”).

Após muita edição e revisões, “La Comédie Humaine” forma agora uma visão coesa da vida parisiense e provinciana. Explorou diversos temas entre eles o homem na sociedade, política, o amor e a riqueza. Tratou também de literatura, arte e metafísica.

Trabalhos

Apesar de Balzac ter ambições para vida teatral e política, ele é mais conhecido por ser um exaltado realista, junto ao francês Gustave Flaubert é um dos maiores representantes do movimento. Foi amigo de Alexandre Dumas e Victor Hugo e influenciou Emile Zola, Marcel Proust e Guy de Maupassant. Inspirou-se por sua vez em Johann Wolfgang Von Goethe e na Divina Comédia de Dante Alighieri.

Jornalismo e Vida Pessoal

Enquanto jornalista, Balzac escreveu artigos sobre diversos temas, incluindo política, que muito atraía sua atenção, enquanto trabalhava em seus contos e romances. Extremamente pobre, tentou diversos empreendimentos, de edição a impressão, que falharam e lhe renderam mais dívidas.

Muitos de seus trabalhos foram publicados de forma seriada até que pudesse lançar obras completas. Tinha poucas relações com o restante de sua família, correspondendo-se mais freqüentemente com sua irmã Laure.

Familia

No fim de sua vida residiu em Sèvres e teve vários relacionamentos com mulheres notáveis de sua época, que lhe inspiravam personagens. Honoré de Balzac morreu em 18 de agosto de 1850 e está sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, França.

Seu epitáfio foi escrito por seu amigo Victor Hugo e os grandes escultores Pierre Jean David Angers e Auguste Rodin lhe renderam homenagens. Seus trabalhos inspiraram numerosas adaptações para teatro e cinema e ainda são comumente estudados e lidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.