A cultura japonesa é cheia de curiosidades e subculturas interessantes e pitorescas; isso todo mundo já sabe. Como um bom exemplo disso, temos o Visual Kei, em que os homens utilizam de androgenia e vestes que beiram ao bizarro.
Outro estilo de se vestir do povo japonês é o Gothic Lolita, que assim como os demais, cada vez mais ganha adeptos aqui no Brasil com seu estilo “fofinho” e cativante.
Góticos de rosa
O estilo Gothic Lolita (por muitas vezes chamado apenas de GothLoli) é uma moda que faz sucesso sobretudo com jovens adolescentes japonesas. É uma interessante fusão da moda Lolita com aspectos góticos.
A moda Lolita é inspirada no vestuário das eras “vitoriana” e “edwardiana”, utilizando de vestidos longos e cheios de rendas. Estiliza-se tal moda para que as garotas fiquem semelhantes às bonecas de porcelana, usando maquiagens pesadas e acessórios avulsos (como ursinhos de pelúcia). Por essa característica, as lolitas chegam ao ponto de parecerem infantis de tão graciosas e meigas. Tais vestimentas ganham algumas características da cultura gótica como detalhes em preto e estampas de, por exemplo, caveiras.
O Gothic Lolita é uma das variações da moda Lolita. Entre os outros estilos, estão o Classic Lolita (roupas com características mais sérias e sóbrias), o Sweet Lolita (o mais meigo e infantil de todos, com temas angelicais), o Erro Lolita (com um visual fetichista, usando de cinta-liga e outras vestimentas mais picantes), o Punk Lolita (que ganha aspectos da cultura punk), o Country Lolita (que usam de temas rurais e campestre) e finalmente o Gurorori (o mais violento e negro, usando de acessórios perturbadores como tapa-olhos macabros e até mesmo sangue falso na roupa).
Na cultura
O Gothic Lolita, além de ser usado muito na música japonesa (ao lado do Visual Kei) também virou um símbolo da moda do país, aparecendo em diversos animes, mangás, filmes e tendo até mesmo livros só falando sobre o estilo.
Se você não conhecia o estilo, é uma boa pesquisar e se encantar com essas belas vestimentas que alternam entre o meigo e o obscuro!