Geografia Humana Do Brasil

Muitas pessoas se questionam e se perguntam o porquê de estudarmos geografia quando estamos na escola, porque temos que ver vários mapas, entender onde tem mais gente, onde há mais terra e poucas pessoas, estudar relevos, planícies, planaltos e assim por diante.

No entanto, poucas pessoas percebem a dimensão que a geografia pode atingir, dentro desse ramo encontramos vários segmentos e um dos mais importantes é a Geografia Humana que também pode ser dividida, como esse assunto é muito extenso, vamos focar apenas na Geografia Humana do Brasil, mas antes vamos saber o que é a geografia humana e para que ela serve.

Geografia Humana Do Brasil

Geografia Humana Do Brasil

A Geografia Humana

A Geografia Humana é a parte da geografia que vai analisar os princípios, os preceitos, a qualidade, o convívio do homem em diversos ambientes. A geografia humana abrange ainda as perspectivas humanas, sociais, políticas e econômicas, além de estudar a realidade do comportamento humano, estudar a superfície da terra, a sua localização, as atividades e a sua organização espacial.

A Geografia Humana

A Geografia Humana

A geografia humana é a ciência que estuda principalmente o espaço e a localização do ser humano. E também suas atividades e seu deslocamento no espaço. Sua distribuição populacional, sua formação étnica, suas referências econômicas, as desigualdades socioeconômicas, sua forma de transportes, as fontes de energia utilizadas e muitos outros assuntos relacionados a população.

Sabendo do que realmente se trata a Geografia Humana, podemos agora ver a Geografia Humana do Brasil, veja a seguir:

Geografia Humana Do Brasil

Se a Geografia Humana analisa o homem em meio aos ambientes em que ele vive e convive, a Geografia Humana do Brasil nada mais é que a análise das características dos brasileiros de acordo com sua diversidade étnica e cultural. Ainda são analisados os aspectos sociais, quantitativos, econômicos, a divisão regional, a distribuição populacional e vários outros temas.

Quando falamos de aspectos étnicos é importante ficar ciente que o Brasil está incluso na lista dos países mais diversificados do mundo. A população do país apresenta uma grande miscigenação (mistura de várias etnias), e essa miscigenação só é possível da forma em que o Brasil foi colonizado.

http://www.youtube.com/watch?v=fMkVy3B7ueQ

Predominam no Brasil, características dos colonizadores europeus, em sua maioria, portugueses, espanhóis, franceses e holandeses. Também possuímos características dos negros oriundos da África, que vieram como escravos e assim ajudaram a povoar nossas terras. Não podemos deixar de citar as características indígenas de fora, afinal mesmo com o genocídio sofrido por eles, eles contribuíram bastante para a formação da população brasileira. Ainda inclusos como responsáveis pela miscigenação, não se pode esquecer-se de falar dos italianos, alemães e japoneses que formam grandes colônias no país.

E é por causa dessa grande mistura que o Brasil sofreu que podemos ver como foi formada a identidade brasileira, mas se deve saber que este processo não foi nada simples e não aconteceu de uma hora para outra, essa mistura se deu ao longo dos séculos e mesmo assim ainda continua acontecendo.

Um Brasil Muito Populoso e Pouco Povoado

Um dado importante sobre a geografia humana do Brasil é o fato que somos um país populoso, na realidade somos o 5º (quinto) mais populoso do mundo, ficando atrás somente de China, Índia, Estados Unidos da América (EUA) e indonésia. Segundo os dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010 já ultrapassávamos a marca de 190 milhões de pessoas que habitavam em terras brasileiras.

Mais um dado que o IBGE nos fornece e só pode ser contabilizado graças a Geografia Humana é o fato que vivemos em um país pouco povoado. Parece ser confuso, mas se analisarmos a Densidade Demográfica do Brasil, encontramos um número pequeno, nesse caso a população relativa é de apenas 22,4 por km². Isso se dá pelo fato de termos um país com extensões continentais e muitas áreas do país ainda não terem sido exploradas e estarem sendo habitadas pelo homem.

A Desigualdade De Distribuição Da População Brasileira

Para entender melhor o fato de o Brasil ser pouco povoado, podemos ainda analisar a má distribuição populacional do país, aqui existem locais onde muitas pessoas se aglomeram, como na região sudeste, principalmente em São Paulo, que tem uma população absoluta de mais de 40 milhões de pessoas. Em contrapartida temos a região centro-oeste, que contabiliza em toda a sua extensão aproximadamente 14 milhões de habitantes.

Esse fato acaba gerando problemas graves, como muitas pessoas sem condições de vida, afinal não há emprego, moradia e serviços básicos para todas essas pessoas, como também há falta de contingente, seja de mão de obra ou de profissionais essenciais, como os médicos, nas áreas de pouca população.

A Divisão Política Do Brasil

Outro tipo de divisão que o país apresenta é o Brasil Político, ao todo somos divididos em 5 (cinco) regiões sociopolíticas: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste. Além da divisão das regiões, cada região é subdividida em estados, ao todo somos 26 estados e um Distrito Federal.

Por Que Essa Divisão é Importante Para a Geografia Humana?

Na realidade a importância dessa divisão é que ela é feita segundo os aspectos que geografia Humana estuda, por isso é tão importante. Afinal você nunca se perguntou o porquê do estado do Amazonas e Tocantins ficarem na Região Norte?

Existe uma segmentação que diz que os estados foram divididos e agrupados em regiões conforme seus aspectos gerais, sendo eles: físicos, socioeconômicos e culturais. O que afirma que essa divisão foi feita para facilitar a distribuição de renda e o desenvolvimento das políticas públicas que são aplicadas no Brasil.

Revisando a Aula

Depois de ler tudo isso sobre a geografia, podemos fazer uma breve revisão de como a Geografia Humana é importante, não somente para o Brasil como para todo o mundo, afinal se não fosse ela, como será a divisão dos continentes? Como cada povo seria estudado e compreendido?

Devemos ainda a Geografia Humana as informações sobre as populações, sobre quantidades, sobre a natalidade e a mortandade. Ela trata de reunir todos os aspectos necessários para que possamos analisar e entender melhor como os homens se portam e se agrupam, cada  qual em sua região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.