Tradição Sangrenta

Tradição Sangrenta

A edição do “Oscar” em 8 de março de 2010 premiou o filme “The Cove” como sendo o melhor documentário e gerou desconforto na cidade que protagonizou as cenas do mesmo. Trata-se de um filme que fala sobre matança de golfinhos na cidade japonesa chamada Taiji, cujo prefeito se pronunciou dizendo tratar-se de uma tradição e pedindo respeito a esta cultura local. Em seus argumentos ele citou os costumes locais existentes que tem ligação direta com a alimentação e também as circunstâncias em que esta situação ocorre. Lamentou ainda que este filme apresente fatos materiais cuja comprovação científica ainda não foi determinada.

Tradição Sangrenta

O Filme

Sob direção de Louie Psihoyos, “The Cove” já havia sido agraciado com diversos outros prêmios, mas com certeza nenhum deles chamou tanto a atenção como o “Oscar”. A história retrata uma tradição sangrenta onde centenas de golfinhos, são abatidos de forma brutal. As cenas são realmente chocantes e impressionam pela crueldade, especialmente por serem, os golfinhos, animais tão dóceis e encantadores, bichos incríveis, muito inteligentes. A discussão a cerca desta prática tão polêmica ganhará notoriedade após o filme e os ativistas estão felizes com isto, porém lamentam que a matança deva continuar ainda por muito tempo. A mobilização em âmbito internacional irá, com certeza, pressionar a cidade, mas os resultados práticos demoram muito a acontecer, especialmente em questões como esta por se tratar de uma tradição local, mesmo que seja repleta de atos de crueldade.

Filme

No Japão

O filme foi pouco assistido no Japão, o que é natural tendo em vista as críticas que ele contém. Ainda no primeiro semestre deste ano deverá ser lançada naquele país, uma versão brevemente modificada do “The Cove”, através de distribuidora japonesa. A identidade dos pescadores será mantida em segredo e haverá questionamentos sobre os níveis do mercúrio contido na carne dos golfinhos, comercializada nos açougues e oferecida como merenda escolar de algumas regiões. Existem diferentes pontos de vista sobre o assunto até mesmo entre os japoneses, grande parte do público que assistiu ao documentário, pensa que houve exageros na produção.

http://www.youtube.com/watch?v=4CEkUxmoQNM

Trailer

Contudo, mesmo que sintam pena pelos golfinhos se dizem divididos por se tratar de uma tradição e também pelo fato de que a humanidade, desde os tempos mais remotos, sempre sobreviveu se alimentando de plantas e animais, mas também concordam com a relevância das investigações a respeito do assunto. A premiação por si só já esquentou muito os debates em torno do assunto, o que é um fator positivo, mas com certeza inúmeros golfinhos ainda serão sacrificados até que a situação seja esclarecida e resolvida de forma justa, e mesmo que venha a existir uma legislação proibindo a caça a estes animais, levará tempo para que os hábitos daquelas pessoas se modifiquem e eles passem a ver os golfinhos com um pouco mais de respeito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.