Os Melhores Filmes do Mundo

Quando se trata de cinema todo mundo tem a sua opinião a respeito dos melhores títulos, assim como todos os torcedores de futebol sempre sabem qual é a melhor escalação para a vitória. Pensando em como listar os melhores filmes de todos os tempos a revista The Hollywood Reporter achou melhor perguntar diretamente na fonte.

A publicação especializada em cinema ouviu a opinião de 2.120 membros da indústria a respeito do tema e então com esses dados elaborou uma lista com os melhores filmes. Obviamente essa lista tem muitos títulos norte-americanos uma vez que os profissionais trabalham para essa indústria. Mas, vale pela curiosidade de saber quais são os melhores filmes na opinião de pessoas que trabalham nesse segmento.

Lista Menos Comercial

Uma característica muito interessante dessa lista elaborada por pessoas envolvidas na indústria é o fato de contar com muitos filmes com apelo mais comercial e não tanto com aquele foco dos críticos de cinema. Uma lista feita por pessoas que trabalham fazendo filmes, mas que também amam assistir filmes.

Os Melhores Filmes de Todos os Tempos

Filme – “O Poderoso Chefão” (The Godfather)

Ano – 1972

Direção – Francis Ford Coppola

O filme considerado como o melhor de todos os tempos (pela pesquisa que citamos no início do texto) tem a direção de Francis Ford Coppola e tem como base o enredo do livro “The Godfather” de autoria de Mario Puzo. Dentre os nomes estrelados que compõem o elenco do longa estão Marlon Brando, Robert Duvall, Al Pacino e Diane Keaton.

A trama gira em torno da história da família mafiosa Corleone no período de 1945 a 1955. Tem duas sequências que são “The Godfather: Part II” (1974) e “The Godfather: Part III” (1990). O título teve um total de dez indicações ao Oscar e levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Marlon Brando.

Filme – “O Mágico de Oz” (The Wizard of Oz)

Ano – 1939

Direção – Victor Fleming, Mervyn LeRoy, King Vidor, George Cukor e Norman Taurog

Um dos filmes infantis que atavessou as décadas se mantendo como um clássico. A produção do audacioso filme é da Metro-Goldwyn-Mayer e se baseia no livro de mesmo nome de autoria de L. Frank Baum. O filme acompanha a aventura da pequena Dorothy que é levada por um tornado em Kansas para uma terra mágica em que conhece bruxas, espantalhos falantes, leões covardes entre outros.

Dentre os atores do elenco estão Judy Garland, Jack Haley, Frank Morgan, Margaret Hamilton, Bert Lahr, Ray Bolger e Billie Burke. Uma das características mais marcantes desse filme é se produzido em Technicolor que é uma técnica de aplicação de cor em filmes em preto e branco. Vale dizer que esse não foi o primeiro filme a usar a técnica, a associação de Technicolor com filme se deve ao uso notável feito pelos produtores para criar toda a magia de Oz.

Filme – “Cidadão Kane” (Citizen Kane)

Ano – 1941

Direção – Orson Welles

O filme “Cidadão Kane” foi o primeiro filme dirigido por Orson Welles que nessa época era visto como um garoto prodígio. É possível perceber que o personagem principal é baseado em William Randolph Hearst. Dentre os motivos que fizeram desse filme marcante estão as técnicas de narração usadas e os enquadramentos modernos.

Uma mudança significativa feita pelo filme é a mudança da forma de narrar a história que começa com Kane morto. Além disso, pela primeira vez são mostrados os tetos dos ambientes nos enquadramentos. Embora tenha dirigido outros filmes depois de Cidadão Kane, Welles, nunca mais conseguiu um contrato com um grande estúdio de Hollywood.

Filme “Um Sonho de Liberdade” (The Shawshank Redemption)

Ano – 1994

Direção – Frank Darabont

O filme que tem como suas estrelas Tim Robbins e Morgan Freeman tem como base a obra “Rita Hayworth and Shawshank Redemption”, de Stephen King. Na prisão fictícia de Shawshank um rico banqueiro cumpre pena pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, mas ele jura que é inocente.

Nos 20 anos que cumpre de pena ele faz amizade com Ellis “Red” Redding e passa a ser protegido pelos guardas depois que aceita entrar num esquema de lavagem de dinheiro. Embora não tenha emplacado nas bilheterias o filme foi muito bem avaliado pelos críticos e indicado a vários prêmios importantes como o Oscar.

Filme – “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (Pulp Fiction)

Ano – 1994

Direção – Quentin Tarantino

Um dos filmes considerados mais cult, Pulp Fiction, é o resultado de um argumento escrito por Roger Avary e Quentin Tarantino. Como é marca de Tarantino o filme não segue uma ordem cronológica e passa grande parte do seu tempo com foco em monólogos e conversas dos personagens para que o público conheça mais sobre essas pessoas.

O filme conta três histórias distintas que em algum momento irão se encontrar. Uma história é sobre dois assassinos, o gangster que é o chefe e a esposa dele. Outra sobre um pugilista que é pago para perder uma luta e um casal que está cometendo um assalto num restaurante. A obra cujo nome remete as revistas Pulp que eram muito populares na metade do século XX e se caracterizavam por sua violência gráfica foi indicada a sete Oscares incluindo melhor filme e melhor diretor, levou o de melhor roteiro original.

Filme – “Casablanca”

Ano – 1942

Direção – Michael Curtiz

Com certeza você já ouviu a famosa frase “Sempre teremos Casablanca”, não é mesmo? Pois, essa frase faz parte do drama romântico “Casablanca” de 1942 e que tem como base a peça Everybody Comes To Rick’s (“todo mundo vem ao café de Rick”) de Murray Burnett e Joan Alison. O nome do filme se refere a cidade marroquina em que se passa a história no contexto do controle da França de Vichy. O ator Humphrey Bogart vive Rick Blaine e Ingrid Bergman Ilsa Lund.

A grande questão do filme é se Rick ajuda ou não o marido de Ilsa a fugir de Casablanca, o que significa que sua amada será levada para longe dele para sempre. Porém, o marido de Ilsa, Victor Lazlo é um dos líderes da resistência Tcheca e se ele escapar poderá continuar a sua luta contra os nazistas. Filme que levou o Oscar de melhor filme em 1943.

Classificar filmes como melhores ou piores é algo muito subjetivo, para muitos. Porém, no julgamento da qualidade de um filme (ou de outras manifestações de arte) existem critérios a serem seguidos. Exatamente por tais critérios é que se reliza a premiação do Oscar, por exemplo. Por estes critérios, alguns filmes foram considerados os melhores do mundo. Abaixo, segue uma lista com alguns dos nomes que configuram neste ranking mundial.

Os Melhores Filmes do Mundo

Os Melhores Filmes do Mundo

1 – “O Poderoso Chefão”

2 – “Sindicato dos Ladrões”

3 – “A Malvada”

4 – “Aurora”

5 – “Rebecca – A Mulher Inesquecível”

6 – “Marty”

7 – “Lawrence da Arabia”

8 – “Casablanca”

9 – “O Poderoso Chefão 2”

10 – “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”

11 – “Estranho no Ninho”

12 – “Sinfonia de Paris”

13 – “Asas”

14 – “Amadeus”

15 – “Operação França”

16 – “E o Vento Levou…”

17 – “A Lista de Schindler”

18 – “Os Imperdoáveis”

19 – “Patton – Rebelde ou Herói?”

20 – “Amor, Sublime Amor” (“West side story”)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.