O Menino da Porteira

Existem músicas que fazem sucesso, algumas a ponto de se transformarem em filmes como é o caso de Menino da Porteira. A música data de 1955 quando foi gravada pela primeira vez por Luiz Raimundo e Ivo Raimundo sendo que em 1973 foi gravada novamente por Sergio Reis que com essa música acabou de se consolidar como cantor sertanejo, pois até então era da jovem guarda.

Sergio Reis

Sergio Reis

Como filme O Menino da Porteira teve seu lançamento no Brasil em 1977 e como na música popular brasileira conta a história de Diogo que é um peão boiadeiro que embora tendo um grande coração é uma pessoa muito calada e introspectiva que pouco fala com as pessoas mesmo conhecidas embora na hora da cantoria saiba dar seu recado encantando a todos que o escutam. Foi tocando uma grande boiada para a fazenda Ouro Fino, cujo proprietário é o grosseiro Major Batista que Diogo trava amizade com Rodrigo, o Menino da Porteira.

Filme

Filme

Ao passar com sua boiada pelo sitio remanso de Otacílio Mendes, Diogo logo se dá conta da forte tensão que existe no ar diante da inimizade existente entre Otacílio e o Major que são adversários políticos. Mas além desse fato Diogo conheceu com estas viagens O Menino da Porteira que se chamava Rodrigo e que sempre lhe abria a porteira e em troca pedia que Diogo tocasse o berrante para que ele ouvisse, pois isto o encantava. Diogo sempre atendia o Menino da Porteira e, além disso, costumava lhe dar algumas moedas.

O Menino da Porteira

O Menino da Porteira

Ao chegar ao vilarejo Diogo é procurado pelos sitiantes do lugar que o colocam a par da maneira brutal com que o Major domina a região obrigando todos os pequenos criadores de animais domesticos a lhe venderem até seu gado e suas terras pelo preço por ele estipulado, fazendo uso de capangas para agirem com violência contra aqueles que se recusam a obedecer. Ao levar o rebanho dos outros produtores para vender em outra região por melhores condições Diogo atrai a ira do poderoso Major. Como se não bastasse se enamora de Juliana, mulher bonita, porém enteada do poderoso Major o que aumenta a raiva deste.

Apesar de ser um dos bons filmes e de ter levado mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas por ocasião de sua refilmagem onde o cantor sertanejo Daniel faz o papel de Rodrigo, o filme O Menino da Porteira tem um final bastante triste na medida em que um dia o menino Rodrigo, grande amigo de Diogo acaba sendo atropelado por  um animal e acaba morrendo enchendo de tristeza seu amido Diogo que nunca mais volta a toca seu berrante que o menino tanto gostava. O Menino da Porteira é um filme cujos diretores esperam levar aos cinemas todas as pessoas do meio rural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.