O Cinema Trash: Filmes De Terror De Baixo Orçamento

O Que é Cinema Trash?

É uma forma de arte visual, falada, escrita e regurgitada. É a inspiração para grandes criadores como David Cronenberg, James Cameron e Ed Wood Tim Burton. O cinema trash é também, a inspiração de alguns escritores da Desciclopédia.

O cinema trash é até mais antigo que o próprio cinema. Quando inventaram as primeiras câmeras filmadoras, foram feitos os primeiros vídeos trash. Como naquela época não existia a Sessão da tarde, YouTube, e outros onde passam filmes, os cineastas de quintal realizavam sessões de matinê para mostrar o seu talento, na esperança de alguém inventar o cinema um dia e contratá-los.

O Que é Filme Trash?

São filmes de coisas fantásticas, de baixo orçamento, na maioria das vezes vinculadas à comédia pastelão, mesmo quando a base do filme é terror, mas que a intenção do cineasta é criar algo realmente assustador. Não é necessário que um filme trash seja realmente de baixo orçamento. Há diretores experientes qua conseguem fazer algo trash e malfeito e ainda com um orçamento gordo.

O Que é Filme Trash?

O Que é Filme Trash?

Sobre o cinema/filmes trash

“Não se fazem mais filmes trash como antigamente”. Dario Argento

“Eu tentei, mas fracassei”. Stanley Kubrick

“Eu não sei fazer filmes trash, droga!” Takashi Miike.

“Chamar Arnold Schwarzenegrescobauerwolfgangschneidemegger, para ser protagonista em um filme que custa mais de 100 milhões de dólares é altamente trash, né não?” James Cameron.

Origem Do Cinema/Filme Trash

Antes do ano 1900 foram feitas pequenas pérolas. No ano de 1823, quando ainda nem existiam câmeras, François Bobaglion, um artista assim conhecido, teve a ideia de inventar o filme. “Ele criou vários desenhos de uma história. Cada página era uma tomada”. Porém ele era um artista surrealista, modernista e abstracionista e acabou criando um stop-motion trash.

Esse proto filme, falava sobre as experiências científicas de seu amigo de infância, Louis Pasteur, e a invenção do LSD. Apesar do roteiro ser trash, o filme de Bobaglion acabou prevendo o futuro ao “mostra” que Louis Pasteur seria realmente um cientistas e mais, mexeria com fungos e sobre a invenção do LSD. A atuação de Louis Paster ao mesmo tempo que foi vexaminosa, foi engraçada naquela época.

François Bobaglion não sabia, mas, no ano de 1888, um homem inglês bastante famoso por inventar várias coisas, “pegou” a ideia emprestada e a acabou criando o seu filme de terror trash. Albert Eggfield, esse inglês, criou um filme através de filmagens de insetos (câmera movida por tração animal).

O inglês usou efeitos especiais bastante surpreendentes para aquela época, até porque nem existia efeito especial e qualquer coisa que viesse a surpreender. Ele criou o cenário para o primeiro filme trash da história, através de moscas voando e um tomate. Este filme “Moscas Voadoras Malditas” foi leiloado por 37 milhões de dólares.

O Trash Conquistando o Mundo

Depois da criação do cinema pelos irmãos Lumiere, o cinema trash entrou no embalo e foi ganhando popularidade. No ano de 1900, foi lançado um grande clássico de terror trash. O filme “Minha Mãe Virou uma Abóbora Assassina”, atraiu toda a mídica, através de um roteiro bem roteirizado pelo contador de histórias polaco Krstfr Mazurczczevczczc, e foi um grande marco na história do cinema mundial.

A grande era do cinema trash foi nas décadas de 20,30 e 40. Depois de aproveitar o embalo da era de ouro de Hollywood, o cinema trash começou a produzir vários filmes, um atrás do outro. No ano de 1939, eram criados por dia, uma média de 666 filmes trash. Durante este período, os filmes trash era em todos os estilos, desde o totalmente excelente até os romances, como “O Primeiro Amor de um Pato e uma Bóia”, até os faroestes como “Xerife Pepino: Missão Dada é Missão Comprida como um Pepino Japonês” dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne. “John Ford ficou famoso por seus filmes trash e ganhou vários Oscar.

Desde então, vários diretores e atores ficaram famosos graças aos filmes trash. Um grande astro de filmes clássicos do trash, foi Bela Lugosi, que alguns tempos depois se tornou um dos atores preferidos do melhor cineasta de todos os tempos, Ed Wood. Boris Karloff, também ficou com grande fama, depois de interpretar no cinema o papel de Frankenstein, no filme que ganhou 7 Oscar e meio.

De Ed Wood Para Tobe Hooper

A partir dos anos 50, o cinema trash embarcado na maestria de Ed Wood e o grande sucesso de crítica Glen ou Glenda, se viu uma explosão de sucesso enorme que até faltou léxico para o criador do artigo. Adolescentes, crianças, jovens, idosos, adultos e pessoas que já partiram, faziam enormes filas para prestigiar os filmes trash. Nunca na história do mundo, um gênero de cinema ficou tão popular igual o gênero trash.

Depois do lançamento da obra-prima universal do universo, “A Noiva do Monstro”, apenas o 4º filme de Ed Wood e o maior expoente do cinema trash talvez, milhares de pessoas começaram a ter interesse por essa arte. Diretores aclamados como James Cameron, Sam Raimi, George Romero, Peter Jackson e até Steven Spielberg iniciaram suas carreiras com filmes trash, inspirados em Ed Wood. “A fase dourada do cinema trash durou apenas 40 anos e só teve fim com o lançamento de Massacre da Serra Elétrica II, de Tobe Hooper”.  Depois do lançamento desta pérola de Tobe, milhões de pessoas começaram a se sentir no direito de criar coisas ruins e com isso o cinema trash viu um grande problema.

“Do período entre Glen ou Glenda e Massacre da Serra Elétrica II, foram lançados grandes filmes”. Do diretos de Exterminador do Futuro e de Titanic, James Cameron, saiu Piranha II. O famigerado “Fome Animal” e o fantástico “Bad Taste” saiu de Peter “Senhor dos Anéis” Jackson, filmes que causaram enjoo em milhares de pessoas. “De Steven “Final Feliz” Spielberg saiu a obra Tubarão, filme premiado”. Diretores como Dario Argento e George Romero, começaram a ganhar fama neste período, o qual foi uma época maravilhosa para o cinema trash.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.