Idiomas Da Ficção: Os 8 Mais Famosos

Os filmes de aventura e ficção científica vem num crescente na história do cinema e quanto mais fantástica é a história mais nos fascinamos e entramos dentro da trama do filme. Alguns filmes criam outros mundos, espécies alienígenas, outros costumes, se situam no futuro além de alguns chegarem até mesmo a criarem idiomas da ficção.

É muito interessante assistir a um filme em que os personagens de repente começam a falar num idioma bizarro e embaixo aparece a tradução do que estão dizendo. Além de demonstrar um cuidado especial da produção do filme torna o universo (quase sempre fantástico) mais crível.

Idiomas Da Ficção: Os 8 Mais Famosos

Idiomas Da Ficção: Os 8 Mais Famosos

O Que Acha De Aprender Um Pouco Dos 8 Melhores Idiomas Da Ficção? Pegue Caderno e Lápis Que a Aula Vai Começar.

Idioma 1 – Na’vi – “Avatar”

O filme Avatar pode até não ter empolgado muito pela trama, considerada chata e maçante por muitos críticos, mas temos que reconhecer o brilhante trabalho de James Cameron ao criar ao mundo, um povo e um idioma totalmente novos para representar a ideia de um planeta humanoide.

Na’vi – “Avatar”

Na’vi – “Avatar”

O idioma em questão é o “Na’vi” que foi criado pelo professor Paul Frommer, University of Southern California. O pedido de Cameron a Frommer é que fosse um idioma fácil de falar e aprender, mas que não lembrasse em nada idiomas reais.

Quem deseja aprender a falar Na’vi para quem se sabe se comunicar com esses personagens de Cameron pode começar os estudos no site Learn Na’vi (http://learnnavi.org/). Confira a gramática e também a forma como pronunciar as principais palavras.

Confira um pouco desse idioma nesse vídeo

Idioma 2 – Quenya e Sindarin – “O Hobbit” e “O Senhor Dos Anéis”

As obras de J. R. R. Tolkien impressionam pelo detalhamento com que o autor apresenta a sua Terra Média e os personagens mais fantásticos. Dentre os idiomas criados para essas obras vale destacar o Quenya que é um tipo de élfico maduro.

Esse é simplesmente o idioma élfico mais antigo da Terra Antiga e vale mencionar que é uma criação de J. R. R. Tolkien que buscou inspiração na fonética do finlandês. Porém, não se anime se você é fluente em finlandês, pois nem assim conseguirá entender sem a legenda.

Tolkien trabalhou mesmo e chegou até mesmo a criar um alfabeto chamado tengwar. Além desse idioma a saga do anel mais famoso do mundo também criou o Sindarin, outra língua élfica, a mais falada na Terra Média por muito tempo. Confira Tolkien lendo um poema em Quenya.

Idioma 3 – Novilíngua – “1984″

O livro “1984” de George Orwell é um daqueles livros que te pega e não te deixa parar de ler. Na trama existe o Grande Irmão que é responsável por comandar e vigiar a vida das pessoas, para facilitar esse trabalho por parte dessa figura quase mítica é criada a Novilíngua.

Não é exatamente uma língua nova, mas sim mudanças numa língua pré-existente, o objeto do Grande Irmão é excluir da língua do dia a dia palavras que se referissem a sentimentos que não deviam ser sentidos pelos dominados. Quer aprender esse novo idioma? Acesse http://www.duplipensar.net/george-orwell/novilingua.html, um artigo que tem algumas dicas bem legais.

Confira o trailer legendado da adaptação de 1984 para os cinemas em.

Idioma 4 – Ofidioglossia – Harry Potter

A saga Harry Potter tem muitos elementos interessantes, mas com certeza a língua oficial daqueles que são descendentes de Salazar Sonserina, a Ofidioglossia (língua de cobra) é uma daquelas coisas que nos faz gostar mais dos filmes.

A língua é quase impronunciável e por isso mesmo somente aqueles que já nascem com o dom para usá-la é que conseguem pronunciá-la. Quando Voldemort estilhaçou sua alma e deixou que um pedaço entrasse em Harry lhe conferiu algumas de suas habilidades, dentre elas essa de falar com cobras.

Esse idioma é bastante utilizados por Voldemort para falar com a sua serpente de estimação Nagini. Confira no vídeo abaixo um pouco dessa língua.

Idioma 5 – Nadsat – Laranja Mecânica

O autor Anthony Burgess de “Laranja Mecânica” criou um dialeto característico para os seus personagens. O Nadsat é uma combinação de expressões do cockney  (dialeto da classe operária britânica) e um pouco de russo. A inspiração de Burguess para criar esse dialeto foi a linguagem diferenciada dos rockers da década de 60.

Se você quer aprender a falar em Nadsat nada melhor que conferir o dicionário mais completo desse idioma em http://bagarai.com.br/dicionario-nadsat-laranja-mecanica.html. Confira também um trecho do filme para aprender mais um pouquinho.

Idioma 6 – Aklo – Mitos De Cthulhu

Quem conhece e gosta de H. P. Lovecraft talvez não saiba que a grande inspiração desse autor foi o trabalho de Arthur Machen, um autor de histórias fantásticas e com uma pitada de sobrenatural. A primeira vez que o idioma Aklo apareceu foi no conto “Povo Branco”.

A língua é um grande sucesso dentre os fãs do gênero tanto é assim que Lovecraft pegou emprestada para dar voz a uma divindade alienígena maligna no “Mito de Cthulhu”. Alan Moore também emprestou a língua para a sua graphic novel sobre esse deus.

O que realmente é interessante sobre esse idioma é que além de ser uma forma de comunicação é também um código com magia oculta. Uma língua cheia de mistérios, Moore utiliza a língua como uma forma de induzir a hipnose. Confira o dicionário de Aklo em http://www.mortesubita.org/lovecraft/mitos-de-cthulhu-1/dicionario-aklo1.

Idioma 7 – Simlish – “The Sims”

O universo de virtual de Sims faz parte da realidade de muitas pessoas e os fãs mais ardorosos sabem que o Simlish (idioma oficial do The Sims) pode até parecer que não faz nenhum sentido, mas na verdade tem muitas regras para ser no mínimo coerente.

Esse idioma é uma criação em parceria de Will Wright (criador do Sims) e Marc Gimbel, um especialista em idiomas. Os dois até tentaram usar línguas reais, mas não gostaram do resultado e acabaram inventando um idioma próprio.

Os fãs tentam a todo custo decifrar esse idioma e criam fóruns da internet para discutir sobre isso. Confira abaixo a versão de música Smile, da Lily Allen traduzida para esse idioma.

Idioma 8 – Klingon – “Jornada Nas Estrelas”

A língua que começou com algumas palavras de improviso James Doohan, o ator que interpretava Scotty é uma das mais famosas do universo nerd e geek. Para que a língua ficasse mais completa Marc Okrand se inspirou nas palavras de Doohan e inventou o restante.

Confira um pouco de Klingon.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.