O atual Papa vem dando o que falar e de maneira positiva. O argentino Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio foi escolhido para o lugar de Papa Bento XVI, em 13 de março de 2013. O então Papa, de número 265, abdicou o papado em 2013, no dia 28 de fevereiro. E Jorge Mario Bergoglio que tinha sido Arcebispo de Buenos Aires e cardeal presbítero foi escolhido para assumir o seu posto.
O Papa Francisco entra para história do Vaticano por o ser o primeiro Papa que não nasceu na Europa e sim no continente americano. Uma história de quase dois milênios, que um colégio de cardeais escolhem aquele que será o representante maior da igreja católica. Uma religião que também tem o seu poder na política e principalmente, no comportamento da sociedade.
https://www.youtube.com/watch?v=ifieo4FDkV4O novo Papa conquistou não só os fiéis, mas até mesmo pessoas que não demonstram nenhum interesse e nem ligação com a igreja católica. Até então, vem quebrando protocolos e dando declarações que não eram esperadas saindo da boca de um Papa, como por exemplo, em relação a homossexualidade. E gostando ou não gostando da figura do Papa, a verdade é que eles se tornaram tão presente na cultura ocidental que passaram a fazer parte até mesmo de roteiros de filmes. Veja sugestões de alguns deles!
1- Habemus Papam
O filme conta a história de um religioso apenas eleito para assumir a função de Papa, Michel Picoli, porém, ele sofre um ataque de pânico com a novidade, pouco antes de ir à varanda da Praça de São Pedro e ser apresentado aos fiéis. Tentando contornar a situação, os cardeais recorrem a ajuda de um psicanalista, mas que tem um “fator” particular, é ateu. O filme é de Nanni Moretti.
2- Amém
O filme conta a história de um militar e químico alemão, que durante a Segunda Guerra, fica sabendo que um produto criado por ele para fazer limpeza dos tanques estão sendo utilizados nas câmaras de gás. O produto é usado para matar os judeus. O militar resolve então pedir ajuda Igreja Católica, mas não tem nenhum apoio. Até que através de um padre jovem que pertencia a uma família muito importante, ele consegue falar com o Papa Pio XII. O filme é de Costa Gavras.
3- Os Bórgias
Na verdade, se trata de uma série, mas é tão bom quanto um filme e merece ser visto por quem se interessa por histórias que envolvam Papas. Os bastidores do poder da Igreja Católica durante o Renascimento são mostrados de forma muito detalhada nessa história que mostra a trajetória de uma família ítalo espanhola, partindo da eleição do Papa Alexandre VI. Eleição essa que aconteceu em 1492.
4- Lutero
Neste filme o principal personagem não é o Papa e sim Martinho Lutero, que tornou-se um monge depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade. Como monge ele faz 95 profecias, todas em relação a bíblia e a igreja e claro, não é visto com bons olhos pela cúpula católica. Então, no ápice desse desentendimento, ele se confronta com o Papa Léo X e acaba fundando a Igreja Protestante. Apesar de ser um filme histórico, não espere que os fatos sejam relatados respeitando a vida real.
5- Agonia e Êxtase
O filme conta o momento da história em que o Papa Júlio II pede que Michelangelo faça a pintura da Capela Sistina. Porém, o artista não aceita o pedido e os dois entram em conflito. O filme é de Carol Reed.
6- O Banheiro do Papa
Conta a história da população de uma cidade que fica no norte do Uruguai que se prepara para a passagem do Papa João Paulo II e tem a presença de uma grande quantidade de turistas brasileiros por causa da ocasião especial. O filme é de Enrique Fernández e César Charlone.
7- As Sandálias do Pescador
A história saiu das páginas do livro de Morris West, que foi escrito durante a Guerra Fria. O filme conta a história de um bispo russo que vira Papa depois de ser resgatado da Sibéria, onde estava preso e ser levado para o Vaticano. E a sua primeira obrigação no novo posto é negociar a paz no conflito entre China e Rússia.
8- O Poderoso Chefão Parte III de 1990 com direção de Francis Ford Coppola.
Dentro do filme a uma segunda trama que envolve o Vaticano, com cenas de troca de favores e até mesmo negociatas. O filme também ficou conhecido por uma cena que se tornou um ícone, quando um cardeal ao som de Cavalaria Rusticana mancha uma tela com escarlate. Na época de lançamento do filme o diretor fez uma declaração que criaria mais polêmica do que o filme, dizendo que se interessa por “sociedades fechadas” daquelas que carregavam muitos segredos e completou “ a máfia é uma delas e a Igreja é a outra”.
9- O Escarlate e o Negro, filme do diretor Jerry London e 1983.
O filme não foi para as telas de cinema era feito somente para televisão e papel principal ficou com Gregory Peck. O filme conta a história de um diplomático do Vaticano que abrigou fugitivos durante a Segunda Guerra Mundial.
10- Papa João Paulo II
Outra produção feita exclusivamente para a televisão e que vale a pena ser vista por quem tem interesse pela vida dos Papas. A história retrata a vida de um dos Papas de maior carisma da Igreja Católica, Papa João Paulo II ou Karol Wojtyla, da sua infância passando pelo momento em que passou a seguir a vida religiosa com 21 anos de idade e também todas as tragédias que acometeram a sua família.
11- Irmão Sol, Irmã Lua
O personagem principal da história não é um Papa e sim São Francisco de Assis, mas que em determinado momento do filme consegue uma audiência com o Papa da época. A história se passa no século 18 e esse jovem de família rica prefere deixar todos os bens materiais, depois que volta da guerra, para seguir a carreira religiosa.
12- Saving Grace
Um filme italiano de 1985, conta a história de um Papa jovem, Tom Conti, que não está muito contente com as obrigações à frente da Igreja Católica e um belo dia, sem querer, acaba ficando fora de dentro do Vaticano. Acaba parando em uma pequena cidade italiana e aprende muito com os novos amigos.