Em tempo de Oscar as estréias na telona andam fervendo. Verdade que as mega empresas de Hollywood andam com problemas para pegar o público pelo bolso. Graças à pirataria, o investimento em Bons Filmes tem diminuído muito e os produtores preferem lançar sequências de sucessos garantidos a se arriscar em roteiros mais criativos. Litle Ashes é um destes filmes meio Cult que se tornaram lançamento de risco. O filme é sobre a vida do pintor catalão Salvador Dalí, conhecido pelo seu fantástico trabalho de pintura surrealista que em alguns momentos chega a lembrar a linha do moderno Grafite Inteligente pela plasticidade e intensidade das cores.
Figura particularmente marcante por seu bigode esculpido e sua genialidade Dalí é merecedor de um filme autobiográfico. Resta saber como será a recepção do grande público a Litle Ashes, um filme que em nada se parece com histórias baseadas em Tirinhas que é o que faz sucesso atualmente. Litle Ashes traz para a tela atores jovens e inexperientes, e entre eles o grande trunfo é o garoto sucesso da hora, Robert Pattinson, mais conhecido do público jovem como o vampiro Edward do filme Crepúsculo, lançamento baseado nos livros da aprendiz de escritora Stephenie Meyer.
Pattinson, admitiu em um primeiro momento não estar preparado para enfrentar a magnitude de interpretar Salvador Dalí em Litle Ashes, mas resolveu aceitar o desafio de aprender espanhol e assumir a responsabilidade de um papel infinitamente mais forte do que o anterior. Fotos de Robert Pattison revelam que ele é uma carinha bonita, mas este filme é sua verdadeira oportunidade de despontar no meio artístico. Em entrevista à imprensa o ator revelou que se sentiu à vontade no papel, e que classifica o filme como sua melhor atuação. Resta saber entre quais. Litle Ashes narra a juventude do excêntrico pintor e suas estripulias junto dos também jovens e famosos Federico Garcia Lorca e Luis Buñel. Litle Ashes é um destes filmes que encanta os Caçadores de Mente dos gênios da história mundial e também foi feito para quem gosta do verdadeiro cinema.
O filme de Paul Morrison traz também outros novatos da telona, nenhum deles fazendo parte da lista de Celebridades Instantâneas de Hollywood, como é o caso do protagonista Pattinson. Litle Ashes está sendo esperado como uma possível brisa fresca na super aquecida máquina cinematográfica que não anda surpreendendo muito ultimamente. Sem grandes compromissos em ser um The Best e sem as imensas expectativas que costumam gerar os filmes estrelados por super astros, Litle Ashes, se agradar, vai ser um elogio a um trabalho bem feito e ao próprio Salvador Dalí, figura extremamente interessante e controversa. A ambientação é de época já que o filme se passa na Madri de 1922 e nos papéis de coadjuvantes estão Matthew McNulty e Javier Beltran. Vamos ver o que as bilheterias vão dizer sobre o filme. Mas compre sua pipoca e experimente Litle Ashes.