Um dos romances mais conhecidos do escritor brasileiro Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos, o livro foi publicado em 1966 e desde então já foi adaptado para o cinema e para a televisão. O livro começa a principio com descrições amenas retratando o cotidiano da vida baiana, com descrições muito realistas da vida boemia de determinada época. Dona Flor e Seus Dois Maridos é um romance que tem inicio com a morte de Vadinho, marido de Dona Flor, homem boêmio e jogador que vive à custa da mulher que é literalmente apaixonada por ele e que por isso tudo suporta.
Vadinho em conseqüência da vida desregrada que leva, morre de maneira súbita, em plena rua durante o carnaval de 1943, deixando Flor, uma mulher bonita, sozinha e desconsolada com a viuvez e a mercê da cobiça de muitos homens, pois que é muito exuberante e esbanja saúde e beleza. Se na primeira parte do romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, o autor descreve a decadência do mundo em que Vadinho circulava após a morte do mesmo, passa para a vida recatada de sua esposa que vivia dando aulas de culinária em sua escola e que depois da morte do marido passa a suspirar pelo morto lembrando cada vez com mais saudades da vida amorosa que levava e do grande amante que era Vadinho.
Lembrava também das poucas vezes em que o marido lhe proporcionara alguns momentos de luxo quando acontecia de ganhar no jogo. Sendo cortejada pelo farmacêutico, homem correto, pacato e religioso, Dona Flor acaba se entusiasmando e casando novamente. Entretanto o romance, Dona Flor e Seus Dois Maridos, toma outro rumo, pois ela esperava um casamento bem sucedido e se enganou, sendo bem mais velho o farmacêutico acaba não satisfazendo a viúva que sonha cada vez com mais freqüência com o marido morto a ponto de ele voltar em espírito.
Daí em diante o romance Dona Flor e Seus Dois Maridos se torna empolgante e divertido com Flor vivendo o dilema de ir para a cama com os dois maridos, sendo que Vadinho mesmo em espírito realiza na cama as mesmas coisas que antes de morrer. O romance adaptado que foi para o cinema levou mais de 12 milhões de espectadores a ver o filme e foi filmado novamente nos Estados Unidos em 1982 como Meu Adorável Fantasma. Em 1988 Dona Flor e Seus Dois Maridos, foi também adaptado para uma minissérie na TV e foi recordista de audiência. A trilha sonora também ajudou o grande sucesso do filme, pois conta com uma das músicas que fazem sucesso: O Que Será de Chico Buarque e interpretada por Simone o que sem dúvida ajudou para que tudo desse certo e fizesse o grande sucesso que fez.