Família Dos Santos Em Portugal

Santos é um sobrenome bastante comum no Brasil, encontra-se apenas atrás do sobrenome Silva. Estima-se que no Brasil há mais de cinco milhões de pessoas com o sobrenome Silva, e quase quatro milhões de pessoas com o sobrenome Santos.

O sobrenome não teve origem no Brasil, em vista que o Brasil foi um país colonizado praticamente nenhum sobrenome teve origem aqui, ele foi trazido pelas famílias que fizeram do país seu novo lar e acabaram se perpetuando através dos séculos até os dias atuais.

Há algumas explicações para a origem do sobrenome, todas elas estão ligadas a nobreza. Na Itália o sobrenome “Santi” era pertencente a nobreza. Na França o sobrenome era atribuído a pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, considerado o dia de todos os santos. Uma outra possível origem que é dada a esse nome é por conta da região Sierra de Los Santos, os nascidos lá possuíam esse sobrenome. Também na época da inquisição em Portugal e na Espanha muitos cristãos adotaram esse nome, e trataram de repassa-lo para seus descentes. A origem por si não é totalmente conhecida, havendo essas diversas possibilidades, mas ela está sempre ligada a nobreza e/ou a igreja católica. Em Portugal ela se espalhou mais por motivos de religiosidade, e foram os portugueses que inicialmente trouxeram ele para o Brasil. Em Portugal existem variações do sobrenome, como Santeiro, Santo e Santero. No reino de Portugal ele já era usado desde os tempos dos reinos medievais católicos da Península Ibérica.

É comum no Brasil também o sobrenome “Dos Santos”, essa é a variante mais comum em todos os países que ele está presente, isso se deve, segunda a história, pelo fato de que mulheres que já tinham o sobrenome Santos se casavam com alguém com o mesmo sobrenome, assim para evitar que ficasse “Santos Santos”, acabaram por criar a variante “dos Santos”, existem outras variações além das já citadas acima, na França, Toussaint, na Itália, Sante ou Santoro, outras variações são Del Santo, Santi, Santiz, Senti, Sentis entre outros.

No Brasil alguns pesquisadores argumentam que o sobrenome era atribuído aos portugueses que iam se estabelecer na província da Bahia, que era chamada de Bahia de Todos Os Santos, segundo esses pesquisadores o sobrenome não era simplesmente o daquela família, mas sim tinha uma função social, e indicava o local que o cidadão residia, no caso do sobrenome Santos, aqueles que o possuíam eram provenientes da província da Bahia. Alguns outros pesquisadores apontam outros fatos para a popularização exagerada desse sobrenome, se deve ao fato que após a abolição da escravatura, diversos escravos de origem africana receberam esse sobrenome pois foram libertos na Bahia de Todos os Santos, e lá havia uma das maiores concentrações de escravos do Brasil.

Existem diversas pessoas importantes no mundo que possuem ou possuíram esse sobrenome, como por exemplo: Albert-Santos Dumont (pioneiro da aviação de origem brasileira); Neymar da Silva Santos Jr. (jogador de futebol do Brasil que hoje possuí sucesso mundial); Cristiano Ronaldo dos Santos Alveiro (jogador de futebol português considerado um dos melhores do mundo); Lulu Santos (cantor brasileiro), entre diversos outras personalidades.

Como o sobrenome era pertencente a classe nobre, ele possuí brasão em diversos países, variando de um para outro, algumas famílias até nos dias atuais ainda portam esses brasões com muito orgulho.

Curiosidade: No link a seguir http://forebears.co.uk/  você pode consultar quantas pessoas tem o sobrenome Santos no país e no mundo, além de poder consultar qualquer sobrenome.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.