Esportes da França: Quais São os Mais Populares?

A França

A França é um país que se localiza na região ocidental do continente europeu e que contem o nome oficial de “República Francesa”, mesmo quase nunca sendo chamado assim. Além de seu território continental, a França conta ainda com uma grande quantidade de ilhas e até mesmo de territórios em outros continentes, que são os territórios ultramarinos. A metrópole francesa corresponde a porção que vai desde o Mar Mediterrâneo até o Canal da Mancha, no Mar do Norte, e também no Rio Reno, no sentido do Oceano Atlântico, nesse caso. Os países com os quais a França faz fronteira são: Bélgica, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Itália, Espanha, entre alguns outros.

O país está no topo do ranking de maiores países que fazem parte da União Europeia, e é ainda o terceiro maior país da Europa como um todo, perdendo somente para a Rússia e para a Ucrânia. Por mais de mais ou menos quinhentos anos que a França é considerado um país muito importante e uma grande potência, e por esse motivo, ela exerce uma influência muito relevante ao redor do mundo todo, e isso acontece nos mais variados aspectos, sejam eles culturais, políticos, econômicos ou até sobre as forças militares.

A França tem como princípios e ideais as regências que são encontradas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, declaração essa que é um documento que foi desenvolvido durante a época da Revolução Francesa, e ele é responsável reunir a definição dos principais direitos, sejam eles coletivos ou individuais, que uma pessoa deve possuir, e por isso eles também são conhecidos como “os direitos naturais”.

Além disso, a França é ainda definida por sua constituição como um país laico, e isso quer dizer que o país não deve sofrer influências religiosas em seus aspectos políticos, bem como é também um país democrático e indivisível, fato esses que permitem com que todos os cidadãos franceses tenham a possibilidade de participar de maneira direta ou indireta na vida política do país, e tudo isso de maneira igualitária, ou seja, independentemente de renda, classe social, etnia, entre outros aspectos.

A França é considerada um dos países mais desenvolvidos nos dias de hoje, possuindo atualmente a quinta maior economia do mundo, levando se em conta a análise do Produto Interno Bruto Nominal, ou PIB. Além disso, o país é também a nona maior economia do mundo quando se considera a paridade de compra e ainda a segunda maior economia do continente europeu.

Analisando todos esses fatores é possível compreender o porque a França é um país que, de modo geral, conta com um padrão de vida tão elevado, refletindo até mesmo na escolaridade de sua população, já que a maioria das pessoas possuem um alto nível de escolaridade, sendo grande parte pública e de qualidade. A expectativa de vida dos franceses também é bastante elevada, sendo inclusive uma das maiores do mundo, bem como a saúde publica e gratuita é um exemplo para os outros países ao redor do mundo, já tendo sido eleita como o país que melhor oferece saúde pública pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

O idioma que se fala oficialmente na França é o francês, idioma esse que foi originado de uma variação que era falada na época da Idade Média, o Franciano. O francês é uma língua que sempre contribuiu muito para decisões que foram tomadas ao longo de toda a história, não somente francesa ou europeia, mas até mesmo mundial, servindo inclusive como a língua internacional das relações internacionais e da diplomacia, mas que depois perdeu o posto para o idioma inglês, que ganhou toda a força quando os Estados Unidos da América se transformaram em uma grande potência, que se mantem até os dias de hoje.

A França contem temperaturas amenas durante todo o ano, onde o sol é generoso e as chuvas abundantes, sendo que as regiões norte e oeste são um pouco mais frescas e úmidas e as cidades da região mediterrânea são um pouco mais quentes e secas. Já o norte e o noroeste da França tem um clima de aspecto temperado, mas o restante do país tem um clima mais variado, sendo influenciados principalmente pelos mares e pela altitude a latitude em que se encontram. No sudeste o que predomina majoritariamente é o clima mediterrâneo e no oeste é o clima oceânico, onde há uma maior incidência de chuvas e os invernos são mais leves e os verões mais quentes.

Ainda falando sobre o inverno, nessa época em muitos locais da França é possível encontrar neve nas montanhas, o que possibilita a prática de esportes de inverno, que por sinal é o foco do artigo de hoje: os esportes mais importantes da França, e é disso que será falado mais abaixo. A neve é algo um pouco mais raro nas planícies, caindo raramente em Paris – que é a capital da França –, por exemplo.

Esportes Mais Populares Na França

Como já foi dito acima, o foco do artigo de hoje é apresentar os esportes que são mais praticados e mais populares na França, que é um país que já foi amplamente explanado anteriormente, mostrando suas principais características. Para começar a se tratar desse assunto, é importante saber que o esporte tem, de maneira geral, um grande valor cultural para a França, além também do valor acadêmico e social, e é por isso que o país é considerado uma grande força mundial nesse aspecto.

A França se encontra entre as cinco maiores e principais ptências esportivas do mundo e é a primeira europeia no ranking que engloba as grande nações do esporte – ranking esses que foram elaborados no ano de 2012 pela Havas Sports and Entertainment. No primeiro ranking citado a França fica atrás somente dos Estados Unidos, da China e da Rússia.

Na França existem ainda federações que tem o papel de assessorar o INSEP, que é o Instituto Nacional do Esporta, da Expertise e da Performance, e por isso elas garantem a preparação e a formação de bons atletas que atingem o alto nível, sempre visando atingir a excelência no esporte, juntamente com o bom desempenho em outros aspectos, sejam eles escolares, universitários ou profissionais.

INSEP

INSEP

A paixão francesa pela prática de esportes engloba as mais variadas modalidades, sendo que no país é possível encontrar três renomadas escolas nacionais que possuem missões bastante específicas que são: a Escola Nacional de Vela e Esportes Náuticos, a Escola Nacional dos Esportes de Montanha e o Instituto Francês do Cavalo e da Equitação. Porém, não são apenas esses os estilos de esportes que agradam os franceses, já que eles praticam vários outros, que vão desde uma simples caminhada, até o arco e flecha.

Um esporte que é muito importante para a França, assim para o Brasil, é o Le Foot, ou futebol, que é inclusive considerado sim o mais popular lá. Porém, outros que também são muito populares e relevantes para o país são o ciclismo, o automobilismo, o tênis, o rugby union, o basquete, o iatismo, entre outros.

Um ponto que demonstra como a França é um país esportivo, é o fato de que os jogos olímpicos modernos foram inventados nesse país, no ano de 1894 por um homem chamado Pierre de Coubertin. Outro ponto é que não foi a toa que a França foi a campeã da Copa do Mundo no ano de 1998 pela FIFA. Além disso a França já ciou também eventos importantes, como a corrida de ciclismo anual da Tour de France e o Torneio Grand Slam de Tênis.

A prática de esportes é tão importante e está tão firme na sociedade francesa que existem até mesmo clubes públicos que são oferecidos pelas próprias prefeituras, e neles, as mais variadas modalidades de esportes ficam acessíveis para todas as pessoas, independentemente de sua classe social ou de sua nacionalidade.

Um exemplo desse tipo de clube é o que existe em Paris, onde há aproximadamente uma piscina pertencente ao município e aberta ao público para cada um dos vinte bairros que lá existem. Além disso, também são oferecidas aulas de hidroginástica e natação ou ainda as pessoas podem ir apenas para se refrescar e pelo lazer. Para que seja possível fazer a manutenção desses locais geralmente é cobrada uma taxa simbólica que corresponde apenas ao acesso e que fica em torno de três euros.

Já para as pessoas que estudam em universidades francesas, é possível praticar esportes nas próprias instituições, já que a grande maioria contam com salas bastante equipadas, sejam elas de academias de musculação, ou de esportes específicos, como reforço muscular, step, alongamento, entre outros. As universidades geralmente também oferecem modalidades diferentes de esportes, como arco e flecha, corrida em grupo, tênis, ping pong, entre vários outros. Nesse caso citado, toda a comunidade francesa pode participar, porém são os estudantes e funcionários da universidade que tem preferência.

Raquete de Ping-Pong Com Bandeira da França

Raquete de Ping-Pong Com Bandeira da França

Com tudo isso apresentado foi possível analisar como o esporte é um assunto que é de muito interesse dos franceses e que de fato eles levam a sério, o que é uma característica bastante presente em outros países desenvolvidos, pois país que entende a importância de se investir em aspectos como educação, esporte, saúde e segurança, tem índices muito reduzidos de violência, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.