Diferenças Entre Psiquiatra, Psicólogos e Psicanalistas

Psiquiatra é um médico que se especializou em psiquiatria. Realiza diagnóstico e tratamento de transtornos mentais. Avalia pacientes para determinar se ou não os sintomas são resultados de doença médica, combinação de medicina e estudos mentais. Profissionais podem utilizar:

  • Exame Psiquiátrico em Si
  • Exame Físico
  • Imagens do Cérebro (Tomografia Computadorizada ou CT / TAC)
  • Ressonância Magnética (MRI)
  • Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET)
  • Laboratórios de Sangue
  • Psiquiatras Prescrevem Medicamentos

Usa a psicoterapia, embora a maioria da demanda faça tratamento médico e consulte um psicólogo ou outro terapeuta especializado em grande parte dos casos. O campo da psiquiatria em si pode ser dividido em diversas especialidades. Estas incluem:

Diferenças Entre Psiquiatra, Psicólogos e Psicanalistas

Diferenças Entre Psiquiatra, Psicólogos e Psicanalistas

  • Psiquiatria Adicional
  • Psiquiatria de Adultos
  • Psiquiatria Infantil e Adolescente
  • Psiquiatria de Consulta
  • Psiquiatria Transcultural
  • Psiquiatria Emergencial
  • Psiquiatras Geriátricos
  • Psiquiatria Forense
  • Dificuldade de Aprendizagem
  • Distúrbio Neurológico
  • Neuropsiquiatria
  • Medicina Psicossomática

Alguns psiquiatras especializados ajudam certos grupos etários. Com crianças e adolescentes os especialistas usam a abordagem de problemas psicológicos de modo que fiquem cientes do problema. Aqueles que trabalham com os idosos são chamados psiquiatras geriátricos. Especialistas em local de trabalho são chamados de organizacionais e ocupacionais Profissionais que trabalham na sala de audiências e com relatórios para o juiz estão dentro da categoria forense, que também trata infratores desordenados de modo mental e outros pacientes cuja condição é tal que deve ser tratada em unidades seguras. Outros psiquiatras e profissionais de saúde mental no campo da psiquiatria também podem se especializar em psicofarmacologia, psicoterapia, psiquiatria genética, neuroimagem, demência, distúrbios relacionados com Alzheimer, déficit de atenção e hiperatividade, medicina do sono, medicina da dor, medicina paliativa, transtornos alimentares, distúrbios sexuais, saúde da mulher, saúde mental global, intervenção precoce da psicose, transtornos de humor e transtornos de ansiedade.

Psicólogos: Características Gerais

Psicólogo avalia, diagnostica e trata os estudos sobre o comportamento e os processos mentais. Alguns clínicos prestam cuidados de saúde mental, já outros, como os sociais ou organizacionais, realizam pesquisas e prestam serviços de consultoria. Eles trabalham com pacientes em variedade de contextos terapêuticos (contrasta com os psiquiatras e especialistas médicos). Psicólogos organizacionais aplicam pesquisas psicológicas, teorias e técnicas para os problemas do “mundo real”, as questões e as problemáticas nos negócios, indústria ou do governo. Acadêmicos conduzem a pesquisa psicológica ou ensino de psicologia em faculdade ou universidade. Pessoas encontram os psicólogos e pensam a disciplina como algo que envolve o trabalho de clínicos e aconselhamento. Apesar dos conselhos e psicoterapia serem atividades comuns para os psicólogos, os campos aplicados consistem em ramos de maior maior domínio da psicologia. A pesquisa e o ensino representam papel importante entre os psicólogos. Os avanços tecnológicos no futuro podem aumentar o uso de testes computadorizados e serviços de avaliação a fim de fazer alguns dos trabalhos de psicólogos, incluindo o reconhecimento de transtornos mentais, por exemplo.

Quais as Diferença entre Psicólogos e Psiquiatras

Psicólogos são confundidos com os psiquiatras e vice-versa. Ambos são chamados de “doutores” e pelo menos no caso dos psicólogos clínicos e de aconselhamento se tenta ajudar pessoas que lutam com problemas mentais e emocionais. Os psicólogos clínicos e de aconselhamento fornecem psicoterapia ou aconselhamento, realizando avaliações psicológicas (também conhecidas como testes psicológicos, apesar da “avaliação” do termo preferido), avaliação de programas, consultas, análises forenses e testemunhos de especialistas. Também prestam serviços com ênfase em relação ao comportamento do cérebro. Psiquiatras ajudam as pessoas que sofrem de problemas mentais e emocionais e procuram tratamentos médicos, como a psicofarmacologia (medicamentos) ou a identificação de condições médicas subjacentes que podem afetar o funcionamento mental e emocional, por exemplo. Além disso, os psiquiatras recebem treinamento em técnicas psicoterapêuticas, por exemplo, a psicoterapia psicodinâmica, a terapia cognitivo-comportamental ou entrevista motivacional, que se integram na sessão, ainda que dentro de um prazo mais curto do que a psicoterapia tradicional. Quando o psiquiatra acredita que seu paciente se beneficiaria de psicoterapia tradicional (por exemplo, sessões de 50 minutos), por vezes encaminham os pacientes para outros médicos de saúde mental, como psicólogos e assistentes sociais. Embora tenha havido sempre alguma tensão entre a psiquiatria e psicologia, por exemplo, em relação às questões controversas, tais como a concessão de psicólogos com formação adicional a capacidade de prescrever medicamentos psicotrópicos, no dia-a-dia de trabalho eles costumam a trabalhar de forma colaborativa para ajudar os pacientes.

Psicanálise: Características Gerais

A psicanálise é teoria fundada no final do século XIX pelo neurologista Sigmund Freud. Desde então se expandiu, foi criticada e desenvolvida em diferentes direções, em principal por alguns dos colegas e alunos de Freud, como Alfred Adler, Carl Gustav Jung e Wilhelm Reich. Mais tarde por Erich Fromm, Karen Horney, Harry Stack Sullivan e Jacques Lacan.

Psicanálise: Características Gerais

Psicanálise: Características Gerais

Os Princípios Básicos da Psicanálise Incluem:

  • Além da constituição herdada da personalidade, o desenvolvimento de uma pessoa é determinado pelos acontecimentos da primeira infância;
  • Comportamento humano, experiência e conhecimento são em grande parte determinados por unidades irracionais;
  • Essas unidades são em grande parte inconscientes;
  • Tentativas de trazer essas unidades para atender a consciência psicológica na forma de mecanismos de defesa;
  • Conflitos entre o material consciente e inconsciente podem resultar em distúrbios mentais, tais como neuroses, traços neuróticos, ansiedade, depressão, entre outros;
  • A libertação a partir dos efeitos do material inconsciente é conseguida em trazer o material para a mente consciente (por exemplo, através de orientação qualificada);

Sob o amplo guarda-chuva da psicanálise há pelo menos 22 orientações teóricas sobre o desenvolvimento mental humano. As diferentes abordagens variam tanto quanto as teorias. O termo também se refere ao método para estudar o desenvolvimento da criança. Psicanálise freudiana se refere ao tipo específico de tratamento em que o paciente verbaliza pensamentos, incluindo livres associações, fantasias e sonhos, a partir do qual o analista induz a conflitos inconscientes que causam os sintomas do paciente e problemas de caráter. Necessário interpretar para o paciente no sentido de criar visão à resolução dos problemas. Através da análise de conflitos, incluindo aquelas que contribuem para a resistência e as que envolvem transferência para o analista, o tratamento psicanalítico pode supor como os pacientes, inconscientemente, são os próprios piores inimigos: No inconsciente as reações simbólicas estimuladas pela experiência causam os sintomas. A psicanálise tem sido criticada em várias frentes, incluindo o ponto de vista que se trata de pseudociência, mas continua influente dentro da psiquiatria.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.