Diferenças E Semelhanças Culturais Entre Brasil E Japão

O Brasil e o Japão são países extremamente diferentes, falando das suas culturas há muitas diferenças e poucas semelhanças, abaixo vamos conhecer um pouco delas, primeiro falando das diferenças, depois algumas semelhanças.

Religião

Em ambos países a religião é algo muito importante para os moradores, no Brasil a maioria da população, de oitenta e seis a oitenta e sete por cento para ser mais exato, é cristã e segue religiões como a católica e a evangélica

Esse fato se deve pelo nosso país te sido colonizado por um país europeu, Portugal, e tem forte influencia também de outras nações europeias, onde se preza pelo cristianismo. Já no Japão há duas religiões principais, o Xintoísmo e o Budismo, para a maioria da população desse país as duas religiões se completam, então muitos optam por seguir os ritos e cerimônias das duas simultaneamente. No Japão o Cristianismo chegou através dos portugueses, somente em mil quinhentos e quarenta e nove, em vista de que o país tem a data de sua fundação no ano de seiscentos e sessenta antes de cristo, eles passaram muitos anos tendo em sua cultura somente essas outras religiões, dessa forma o cristianismo não é uma opção para muitas pessoas, somente cerca de um por cento da população o  segue.

Idioma

A língua oficial japonesa é o “Nihongô”, e o alfabeto deles tem três formas de escrita, o Hiragana, Katakana e Kanji, a diferença do português do Brasil é enorme, tanto na forma de pronuncia como na forma da escrita. Para nos brasileiros assim como para eles, aprender os idiomas um do outro é muito difícil, mas se você pretende aprender o “Nihongô” vai se interessar muito e com dedicação irá conseguir se familiarizar com o idioma.

Talheres

Os talheres no Brasil são oriundos do ocidente, e utilizamos garfo, faca e colher para comer, grande parte do mundo também usam esses tipos de talheres, já no Japão, e também em outros país do oriente como Coréia, China e Taiwan, usa-se um par de Hashis, eles são dois “pauzinhos” que possuem um jeito de próprio de ser manuseado, lá não se deve cruzar um hashi sobre o outro ou então furar o alimento para conseguir comer. O uso pode ser complicado no inicio mas ao pegar prática parece simples. As comidas são feitas em tamanhos e formas que não preciso ser cortadas com garfo e faca por exemplo, assim bastar pegar com os hashis e colocar direto na boca.

Funerais

No Brasil, após a morte de um ente querido, organizamos um velório, onde conhecidos deste podem visitar e dar os pêsames por algumas horas, e depois costuma-se enterrar o corpo, alguns juntos com a família, inclusive é comum aqui comprarem  a gaveta do cemitério antes e já deixar de certa forma preparado. No Japão, a prática mais comum é a cremação, que consiste em queimar o corpo e guardar as cinzas, ou então as jogar em algum local importante para a pessoa ou família, estima-se que noventa e oito por cento da população utilize essa pratica, isso se deve tanto pela falta de espaço territorial para se haver cemitérios como pela religião, a cremação é uma tradição budista.

Em mil oitocentos e sessenta e sete foi até feita uma lei no Japão que obrigava a todos optarem pela cremação se caso a pessoa tivesse morrido por alguma doença contagiosa, para evitar possíveis epidemias, isso contribuiu para difundir a prática que hoje é aceita por todos. Eles praticam alguns rituais durante a cremação, os ossos são passados pelas pessoas que estão de luto com uma espécie de hashi que é usada somente para isso, também há uma preparação do corpo, eles chamam de Nokanshi.

Volante

No Brasil o volante fica no lado esquerdo do carro, já no Japão fica no lado direito, como na Inglaterra, apesar do país nunca ter sido colônia do país. Acredita-se que o costume se deve a época dos Samurais, no tempo deles eles colocavam suas espadas no lado esquerdo da cintura e de forma a deixa-la menos exposta e evitar possíveis acidentes de colidir com a arma de outra pessoa por exemplo, eles caminhavam também sempre do lado esquerdo da via, essa prática acabou por se estender tanto para a posição do volante como para o tráfego de carros.

Culinária

A culinária brasileira é muito diversificada, por sermos um país muito grande há uma culinária mais típica do norte, uma do sul, do sudeste e assim por diante, mas o arroz e feijão por exemplo é algo comum em todos país, além de termos o costume de comermos carne de porco, bovina, etc, o famoso churrasco mesmo sendo mais costume em algumas partes do país está presente nele todo, em questões de doce é a mesma coisa, porém quase todo brasileiro ama um brigadeiro ou um pudim. No Japão a culinária se distingue muito da nossa, eles utilizam muito arroz em seus pratos, ele é consumido até no café da manhã, geralmente com outros pratos típicos como por exemplo misoshiru (uma espécie de sopa), natto (soja fermentada), tsukemono (alimentos em conserva). Nos seus pratos há uma grande variedade de peixes, frutos do mar, algas marinhas, vários derivados da soja, gengibre, wasabi, outro alimento comum no dia a dia dos japoneses é o chá verde, que é consumido como chá e usado em vários doces do país.

Escola

A educação no Japão é bem diferente da do Brasil. No país os estudos obrigatórios vão dos seis aos quinze anos, porém a maioria começa a frequentar a escola por volta dos seis, com quinze eles estão em algo comparado ao ensino fundamental brasileiro, porém praticamente todos os japoneses continuam os estudos formando-se no ensino médio e a grande maioria vai para as universidades, no Brasil a obrigatoriedade e dos quatro aos dezessete ou dezoito anos. No Japão há escolas publicas e particulares assim como no Brasil, porém lá até as escolas públicas são pagas, uma parcela menor que a das particulares, quando chegam no ensino médio todas as escolas se tornam pagas, mas geralmente a família já se prepara guardando dinheiro para os estudos do filho. A qualidade da educação das escolas públicas de lá nem se compara com a do Brasil, as escolas são tão eficientes que a maioria da população, mesmo os mais favorecidos, optam pelas escolas públicas.

Um outro ponto é o uniforme muito tradicional usado por eles, os meninos geralmente usam terno e as meninas saia e blazer, no Japão as escolas são muito rigorosas em relação ao uniforme. Outra diferença são as mochilas, a mochila brasileira geralmente é trocada de ano em ano pelos estudantes daqui, e há uma variedade quase infinita de modelos, no Japão há um modelo tradicional chamado Randoseru, os estudantes geralmente ganham essas mochilas dos avós (ela tem um custo alto), e ela foi projetada de maneira que dure por toda sua vida escolar, o seu formato também não causa dores nas costas dos estudantes, as mochilas sãos super resistentes a sol, chuva, etc. Mais uma diferença é a maneira de se ir a escola, no Brasil os estudantes geralmente utilizam transporte público ou bicicletas, e também há as vans para levar as crianças, no Japão a maioria dos estudantes vai a pé para as aulas, os pais os mandam sozinhos para incentivar a independência, e alguns ficam vigiando em pontos mais perigosos. No Japão não há funcionários de limpeza, e são os próprios alunos que divididos em equipes fazem as tarefas de limpar as salas, corredores, banheiros. Outra característica é que não há refeitórios como nos colégios brasileiros, cada turma come dentro da sala, junto com o professor. As aulas no Japão duram das nove as três e meia da tarde, podendo começar mais cedo em algumas escolas, no brasil as aulas são divididas no período da manhã (sete as onze e meia), tarde (uma e meia as cinco) e noite (sete as onze).

Trajes

No Brasil nos vestimos de maneira ocidental, geralmente usamos calça e blusa, mulheres usam saia, short, vestido, homens bermudas, etc. No Japão as pessoas também usam esses trajes, porém é comum no país ver pessoas com o traje tradicional do país chamado quimono. Os quimonos tem diferenças da forma de confecção, por exemplo no verão usa-se o “Yukata”, ele é confeccionado com tecidos mais leves, já no inverno e eventos como casamentos e cerimonias formais usa-se o  “Gofuku”.

Posição da Mulher

Um ponto que aos olhos da brasileira é triste no Japão é como o tratamento entre homens e mulheres é destoante, no país há um respeito enorme pela figura feminina, porém as mulheres dificilmente posições de poder em seus trabalhos, e dentro de casa, elas costumam servir ao marido, por exemplo a mulher serve a comida do marido sempre e só depois pega a sua (claro que não é uma característica de todos mas é algo comum), outro fato é elas sempre caminharem atrás do marido. O Brasil apesar de ser um país fortemente machista não tem a divisão tão marcada, ela já está “embutida” no nosso cotidiano de forma a ser mais amena e chamar menos atenção, por exemplo salários menores, jornada dupla de trabalho e maior responsabilidade na criação dos filhos simplesmente por ser mulher.

Desenhos

Os desenhos assistidos no Japão, chamados animes são extremamente populares, alguns são voltados para o pública infantil mas a maioria é vista pelos adultos. Os animes são tão populares que muitos brasileiros gostam de vê-los também.

Sapatos Dentro De Casa

Uma tradição japonesa que é muito comentada é essa, no país eles não andam com sapatos dentro de casa, além de outros ambientes como empresas, colégios e hospitais, há um local chamado genkan, onde eles deixam o sapato que estiverem usando e pegam um específico para ficar nesses locais, chamado suripa, uma espécie de chinelo. Para eles esse costume ajuda tanto na limpeza física como espiritual do ambiente. Já no Brasil a maioria das pessoas não tem esse costume, andando com os sapatos que estavam na rua por todos lugares.

Cumprimentos

Os cumprimentos no Brasil geralmente são um aperto de mão ou beijinhos no rosto, já no Japão eles costumam cumprimentar curvando-se, chamado de ojigi, a prática de se curvar serve também para pedir desculpas, ou agradecer algo, eles tem esse costume tão enraizado que as vezes até durante uma conversa telefônica eles se curvam.

Outras Diferenças

O Japão tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo, eles trabalham principalmente com tecnologia. O governo japonês é imperial nesse caso o poder passa-se pelo sangue nobre,  enquanto o brasileiro é republicano, e seu presidente é escolhido através de eleições. A bebida alcoólica típica japonesa é o saquê.

O Que Não É Aceitável Pelo Povo Japones

Há alguns hábitos brasileiros que os japoneses não gostam, por exemplo, na hora de conversar deve-se falar baixo, no Brasil geralmente usamos um tom de voz alto e empolgado, no Japão eles costumam falar baixo. Os japoneses também ficam constrangidos se você olhar diretamente nos olhos dele durante uma conversa. Nunca chegue atrasado, isso é ruim também no Brasil, porém no Japão eles levam muito mais a sério. Não cumprimente as pessoas com beijinho no rosto, não faz parte da cultura deles e os deixaria perturbados.

Cumprimento Com Beijinho no Japão

Cumprimento Com Beijinho no Japão

Algumas Semelhanças Culturais

Quando o Brasil se fundou como um país, o Japão já existia a muito tempo, por isso não há elementos da nossa cultura muito difundidos na cultura deles, porém há alguns elementos da cultura japonesa que integram a nossa.

Os desenhos japoneses, famosos animes, começaram a ser transmitidos no brasil na década de sessenta, desde então são um sucesso no país.

A religião budista foi introduzida no país pelos japoneses, não são muitos brasileiros que são adeptos dela, porém ela existe no país e tem alguns seguidores.

Outra coisa que foi trazida para o Brasil pelos japoneses foi o beisebol, esporte muito famoso no Japão e que tem alguns adeptos no Brasil.

O Brasil abriga a maior colônia de japoneses e descendentes de japoneses fora do Japão, o bairro da Liberdade em São Paulo é um bairro tipicamente japonês e hoje é até considerado turístico. Há um município no paraná criado por japoneses e que tem o nome Assai.

No Brasil se tornou moda o cultivo de Bonsais, que consiste numa técnica japonesa para conservar as arvores em miniatura.

O zori, espécie de chinelo japonês, deu origem a criação dos chinelos que usamos no nosso país.

As cerejeiras, são as arvores mais tradicionais do Japão, hoje também são cultivadas no Brasil.

Curiosidades:

Bandeira no Solo de Japão e Brasil

Bandeira no Solo de Japão e Brasil

O Brasil tem extensão territorial de 8.516.000 km² (oito milhões quinhentos e dezesseis mil quilômetros quadrados), enquanto o Japão é um país pequeno se comparado ao Brasil, com 377.972 km² (trezentos e setenta e sete mil novecentos e setenta e dois quilômetros quadrados). No Japão há cento e vinte e sete milhões de habitantes, enquanto no Brasil há duzentos e sete milhões e setecentos mil habitantes. A densidade demográfica no Brasil é de vinte e três virgula oito habitantes por quilômetro quadrado, já no Japão é de trezentos e trinta e seis virgula oito habitantes por quilômetro quadrado. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.