A Importância Da Leitura
Sempre é muito falado o quanto possuir o hábito da leitura é importante e o quanto de benefícios eles podem trazer, mas muitas pessoas acabam achando tudo isso muito clichê e sem fundamento, por isso é necessário entender pontualmente o que pode ser trabalhado e melhorado quando se possui esse hábito.
Primeiramente, o hábito da leitura faz com que o conhecimento de uma pessoa seja muito ampliado e mais ainda, faz com que ele percorre pelos mais variados assuntos e conteúdos, tanto de histórias reais, quanto de ficção. Isso também contribui no aumento da capacidade de compreensão do individuo e também aperfeiçoa sua comunicação e deixa também com uma maior criatividade.
Todos esses pontos positivos contribuem nos mais diversos aspectos da vida, como por exemplo na hora de se encontrar empregos melhores, já que quando se conta com um conhecimento mais amplo, as chances de encontrar as mais interessantes oportunidades de emprego e assim se tornar bem sucedido, aumentam demais. Uma pessoa que é culta consegue mostrar que sempre tenta se manter evoluindo e também que preza por estar em constante aprendizado, fazendo com que seja uma pessoa destacada.
Como já foi dito, a leitura de muitos livros faz com que a compreensão de uma pessoa aumente de modo geral e assim, quando se entende a importância de determinado assunto, mais fácil fica de lembrar dele com clareza, ou seja, a leitura contribui bastante na melhoria da memória. Ela também faz com que a capacidade de aprendizado aumente , já que com o interesse por novos assuntos e novas informações, essa qualidade é aprimorada.
E outro motivo que ressalta a importância da leitura é que ela pode ajudar na diminuição do estresse, já que o principal motivo para ele aparecer é a necessidade de realização de muitas tarefas em um só momento, o que faz com que haja uma falta de atenção e tudo se encadeie para o estresse. Principalmente pelo fato de que atividades que são fragmentadas tendem a serem concluídas de maneiras inacabadas. Assim, a leitura faz com que se possua mais foco e também mais relaxado, já que se torna possível ficar mais concentrado.
Desenvolver O Hábito De Leitura
Como já foi apresentado acima, o hábito de leitura é um grande diferencial entre as pessoas, e também um fator que só traz benefícios para a vida de quem o possui. Porém, é importante ressaltar que esse hábito de leitura não é hereditário e nem nasce com a pessoa. Ele nada mais é do que um treino que necessita de bastante persistência e até mesmo prática.
Não existe idade para se tornar um leitor ou uma leitora assídua, existem pessoas mais velhas que desenvolvem esse gosto, por isso, nunca é tarde. Abaixo serão apresentadas algumas dicas que visam facilitar e incentivar pessoas que desejam construir esse hábito.
A primeira dica é que se comece a desenvolver o hábito de leitura com livros que fazem parte de séries e/ou com best sellers, já que eles tem algo muito importante: a maioria das pessoas adora. Isso de agradar muitas pessoas acontece normalmente porque eles contam com tramas que são muito envolventes e com uma linguagem que não é difícil nem cansativa, o que prende muito a atenção do leitor.
Outra opção é ler filmes que são adaptações ou até mesmo inspirações, por exemplo, pessoas que amaram a série de filmes de Jogos Vorazes, provavelmente ficariam interessados em saber mais sobre a história, ou seja, ficariam interessados em ler o livro no qual foram baseados. Há também livros que inspiraram jogos muito famosos, como Assassin’s Creed, God of War, Diablo, entre outros. Para esse tipo de livro opções não faltam.
Algo que também é importante para uma pessoa que deseja cultivar o gosto pela leitura, é descobrir o gênero que mais a agrada, pois, cada pessoa possui um gosto, e ler algo que não combina com seu próprio estilo ou interesse, fica totalmente desinteressante.
Junto do que foi dito acima, deve se ter em mente que não é legal insistir em uma leitura na qual não se está gostando. Ainda que ela seja um clássico, ou um livro super recomendado. Isso não ajuda em nada, e pelo contrário, coloca fim em toda a vontade e todo o prazer em continuar. Então, caso o livro que está sendo lido não esteja agradando, o melhor é desistir e partir para o próximo. Porém, vale ressaltar que isso não vale para quem já não gostou do primeiro parágrafo do livro. É importante dar uma chance para o mesmo, lendo um pouco mais antes de tirar conclusões.
E por fim, como já foi dito acima, começar a gostar de ler é resultado de um treino, e isso demanda empenho, vontade e dedicação. Por isso, para as pessoas que desejam começar a gostar de ler, é necessário que se faça da leitura primeiramente um hábito, e para isso, o ideal é que se reserve um tempo para ler todos os dias. Esse tempo pode ser do jeito que for mais fácil e prático, seja no ônibus, em casa a noite, no intervalo de aulas, na hora do almoço, entre outras possibilidades. O que mais importa é que isso seja encaixado da melhor maneira na rotina, e que não deixe essa obrigação ser vencida por preguiça ou por outros empecilhos. Assim, se tornar um fanático pela leitura pode ser mais fácil.
Dicas de Livros
Muitas pessoas colocam como metas começar a ler, ou intensificar esse hábito. Por isso abaixo serão apresentadas algumas dicas que seguem aquela linha que foi dita acima: leituras mais simples, com histórias envolventes e marcantes.
– Dândis de Selma:
Escrito por Nicolás Iruzun, esse livro é um romance que conta sobre um time de futebol pequeno e que recebe muitas goleadas, ficando sempre nas últimas colocações. Porém, em um momento as coisas começam a mudar e isso se dá quando uma moça passa a comandar a preparação física, mas se eleva ao cargo de treinadora.
– Holocausto Brasileiro:
Esse livro tem como autora Daniela Abrex, ele é um livro e uma reportagem, que é muito impactante e leva os leitores a refletir em quantas coisas absurdas podem acontecer ao nosso redor, quando seguimos a vida. Nesse livro o horror do hospício de Barbacena, uma cidade mineira, é escancarado. Lá, muitas pessoas foram torturadas e mortas de um modo muito cruel, que se assemelham até mesmo a práticas nazistas nos campos de extermínio e assim, mais de sessenta mil brasileiros morreram.
– O Palácio Da Memória:
Com autor Nate DiMeo, esse livro é muito bem contado e surpreendente, e totalmente indicado para os leitores mais iniciantes. Todo o trabalho desse escritor é incrível e vale muito a pena tomar conhecimento.
– Última Hora:
Esse livro escrito por José de Almeida Júnior já recebeu um prêmio em sua categoria de romance, pois é uma ficção histórica que conta sobre a vida de um jornalista que vivem em conflito entre as suas convicções de cunho comunista e a necessidade que ele possui de escrever em um jornal que demonstra apoio a Getúlio Vargas. Esse livro mostra muito sobre uma polarização política.
– Demônios Domésticos:
Escrito por Tiago Germano, esse livro conta a curiosidade de se entender como Papa se livra de todas suas vestimentas no momento em que precisa usar o banheiro, entre outros assuntos curiosos que o cronista aborda. Inclusive, as crônicas são estilos de livros muito indicados para pessoas que não conseguem ler longos livros e nem ficar totalmente imersos em uma narrativa por muito tempo, já que as histórias são sempre pequenas.