Umbigo De Adão: Verdade Ou Mito?

A Hipótese de Omphalos publicada em 1857 argumenta que Deus criou o mundo em cerca de 10 mil anos AC. O autor diz que para o mundo “funcional” o Senhor gerou a Terra com montanhas, vales e árvores envoltos aos anéis de crescimento. Adão e Eva tinham cabelos longos, unhas e umbigos.

Em contrapartida, os criacionistas acreditam que Adão e Eva não tinham umbigo e nem as árvores do Jardim do Éden continham anéis de crescimento. A discussão fica fervescente na acadêmica, com nenhum dos lados demonstrando evidências concretas e aceitas de modo geral na comunidade acadêmica.

Motivos Da Dúvida

Necessário ter em mente de que o umbigo representa principal sinal de que a pessoa foi originada pela mãe. Porém, a origem de Adão é diferente de acordo com certas doutrinas, caso da católica, por exemplo.

Os primeiros pais, Adão e Eva, não se desenvolvem do modo convencional. Certos pensadores possuem a crença que Deus não teria plantado neles uma falsa indicação de que se desenvolveram no ventre de uma mãe. Quando o Senhor criou Adão e Eva em forma madura eles podem ter aparecido com 30 anos de idade.

Deus não deseja ou precisa criar a aparência de uma falsa história, por esse motivo até mesmo as árvores com anéis de crescimento no Éden são colocadas em cheques por parte dos críticos.

O especialista Ken Ham argumenta que a falta de um umbigo em Adão e Eva seria uma das maiores atrações turísticas do mundo pré-diluviano, com os netos e bisnetos se perguntando sobre a ausência do sinal ou como deus criou a Terra.

De acordo com o Gênesis: “… o Senhor Deus formou o homem do pó da terra… E o Senhor Deus causou um profundo sono que caiu sobre Adão, e este adormeceu: Ele tomou uma das suas costelas e fechou a carne no lugar. E da costela o Senhor Deus formou do homem a matéria ao trabalho da mulher…”.

Cordão Umbilical De Adão

Certos grupos acreditam que o umbigo de Adão foi formado a partir do momento de sua criação. Ele teria vindo da poeira e sido criado na precisa hora em que a imagem de Senhor concebeu o umbigo, na ocasião da “vinda à existência”.

Também se argumenta que Deus tinha inserido um cordão umbilical. Se este for realmente o caso, a curiosidade leva em questionar a sua localização. Pensadores defendem que o ponto de ligação estava localizado entre dois aglomerados de estrelas. Local com centenas de anos-luz, escolhido porque as coordenadas estavam dentro de onde os cientistas teorizam a área considerada centro do Big Bang, ponto de criação do universo.

A mesma doutrina aponta que o cordão umbilical do Senhor foi anexado talvez em planeta ou massa no espaço profundo. Imagine uma criança de Deus flutuando sobre o espaço com o cordão umbilical ligado a alguma massa até o “ponto-de-corte”, na implosão do planeta.

A explosão teria sido grande ao ponto do cordão umbilical ser quebrado, mesmo instante em que o Senhor despertou para completar a consciência. Hora que os seres humanos se tornaram conscientes da natureza pecaminosa! A queda ocorreu com a criação de Eva. Os eventos consequentes levaram à queda da raça humana como um todo, para sempre ser “separada” de Deus.

Defensores argumentam que o umbigo de Adão foi formado em algum momento entre a criação de “Eva” e o tempo em que ela se formou “mulher” para dar a primeira mordida em maçã na história humana.

A visão central está na “tomada da costela”. Quando Deus viu que Adão estava sozinho decidiu criar ajuda ao companheiro. Na ação se criou o buraco punção, ou seja, o primeiro-umbigo.

Não se pode ignorar ainda que existem pensadores com a crença do umbigo de Adão ter sido formado após a queda, no instante que Adão e Eva descobriram que estavam nus no Jardim do Éden.

Vale ressaltar que até o determinado ponto da história bíblica não houve partos naturais, ambos eram as únicas duas pessoas no planeta. Eles não foram formados de modo natural, mas sobrenatural, por obra de Deus. Não faria sentido talvez “colocar o umbigo” como o último evento sobrenatural. Conforme os pensadores contrários à crença, os filhos de Adão e Eva foram primeiros com a marca.

No ponto de vista o umbigo representa a dor sofrida no nascimento da criança, bem como a necessidade pecaminosa de incesto para povoar o planeta. A questão que permanece é porque ambos não tinham umbigos enquanto estavam no paraíso? Talvez por foram feitos com base na imagem de Deus.

Questões permanecem, como, onde está a placenta de Deus? Como flutuavam no espaço? Por que o Senhor precisaria de um umbigo? Este argumento foi explorado na arena da ficção científica. Alguém tinha a teoria de que havia um grande cabo no espaço.

Teoria Darwiniana: Sugere que eles tinham umbigo. A partir de uma perspectiva teológica, se somos todos feitos à imagem de Deus, não só nós, Adão e Eva, como Deus deve ter um também!

Em 1857 (dois anos antes de “A Origem das Espécies”) Philip Gosse publicou “Onfalos” e argumentou que Adão e Eva tinham umbigos, embora não fossem nascidos de maneira convencional, pelas mesmas razões que Deus decidiu plantar tipos fósseis, ou as pedras mais velhas do que a idade bíblica do planeta.

Suportes Do Umbigo De Adão

Chateaubriand escreveu em seu livro de 1802, intitulado Génie Du Dhristianisme: “Deus pode ter criado, e sem dúvida criou, o mundo com todas as marcas de antiguidade e abrangência que agora se apresenta”.

Rabino Dovid Gottlieb sustenta posição semelhante, argumentando ainda que a evidência para um velho universo é forte, embora imprecisa perto da Força do Senhor: “Os ossos, artefatos, potássio-argônio, urânio e a luz vermelha mudaram o espaço. Tudo aponta para maior idade, que, no entanto, não é verdade antes dos feitos de Deus”.

Os criacionistas argumentam da mesma maneira. Por exemplo, John D. Morris que é presidente do Institute for Creation Research fala sobre a “aparência de idade”: “Quando Adão foi criado, ele, sem dúvida, parecia um adulto maduro, plenamente capaz de andar, falar e cuidar do jardim. Deus criou homem capaz de cumprir a finalidade para a qual ele foi criado”.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.