O que é Torno Mecânico?
Denominada como uma máquina-ferramenta que auxilia no processo de usinar peças e delimitá-las de forma geometricamente escolhida, o torno mecânico além dessa função permite que a peça seja prensada a nível definido e medido conforme a regulagem e adaptação do cabeçote inserido na mesma. Considerada também uma máquina operatriz, o torno mecânico é extremamente versátil e pode auxiliar ainda na confecção de peças a curto espaço de tempo, já que antes todo esse trabalho era realizado com a fundição manual.

Torno Mecânico
Para a confecção das peças são utilizadas algumas placas que variam de acordo com a forma e tamanho das peças escolhidas, assim as placas podem ser de três castanhas ou ainda quatro, quando a peça recebe recorte retangular. A usinagem realizada pela máquina permite ainda que as peças disponha da transformação para o estado bruto, tornando um à peça extremamente reforçada e alinhada aos padrões estabelecidos dentro da mecanização.
Cuidados com a Segurança e Operação

Processo
Para qualquer operação de máquinas é sempre necessário que o operador responsável tome certos cuidados e medidas que devem ser adotados como um critério obrigatório dentro das normas de segurança do trabalho.
Assim fica proibido ao operador do torno mecânico que o mesmo utilize de roupas com mangas compridas, anéis, correntes ou pulseiras, já que todos os movimentos da máquina são externos e podem provocar sérios acidentes. O travamento ao desligar a máquina deve ser revisto, e também a proteção das castanhas com um produto de plástico ou borracha que já é disponível para venda em todos os comércios de máquinas e suprimentos.
O controle dos tornos e a manutenção dos mesmos devem ser realizados constantemente por profissionais mecânicos para que nada de desagradável possa vir a acontecer como alguma peça soltar ou mesmo a desconfiguração no sistema de operação durante a modelagem das peças, e assim futuros prejuízos
Tipos de Tornos

Sistema
Dentro da classificação há mais de um tipo de torno mecânico, logicamente em especificação aos tipos de peças e recortes produzidos. Assim tem-se como primeira opção o torno CNC, no qual os comandados realizados pelas máquinas são feitos de forma computadorizada através das coordenadas X(horizontal) e Z(vertical). Já no segundo tipo de turno encontram-se o torno revolver, considerado o mais simples de se operar, efetuando no mesmo a usinagem de peças menores como as buchas.
Em seguida tem-se o torno vertical, no qual o trabalho é realizado com peças em diâmetro elevado, também super simples de se operar. E por fim como último tipo de torno mecânico existe o torno horizontal universal, utilizado com peças de variadas funções, de diversos diâmetros e até maiores comprimentos; dependendo logicamente do número de produção diária, já sendo em grande quantidade já admite o primeiro tipo descrito acima.
Por: Patrícia Contiero