Steve Jobs: Fatos Curiosos do Gênio da Maçã

Quem vive antenado nas novas tecnologias, concordam em um quesito: Steve Jobs foi um dos revolucionários da informática do século XX e também XXI. E você sabe exatamente o porquê de eu estar falando isso. iPhone, iPad, iPod, Mac, enfim. Ele levou a maçã prateada a um posto bastante cobiçado pelas demais fabricas de eletrônicos e periféricos.

Steve Jobs

Steve Jobs

Infelizmente, esse grande gênio nos deixou em outubro de 2011, depois de perecer a um câncer raro no pâncreas. Se ele estivesse vivo, certamente iríamos ver várias inovações dele no mundo da tecnologia. Para você ter uma noção de sua genialidade, a última criação sua foi um navio hiper tecnológico, inclusive no design, considerado inovador e nos padrões ‘’Apple’’.

Mas, você conhece a fundo a vida de Jobs? Nesse artigo, nós iremos explicitar alguns fatos relevantes sobre a vida e a carreira de Steve, que, certamente, irá impressionar você. Então, vamos lá?

Steve Paul Jobs

Esse é o nome completo do fundador da Apple. Nasceu na cidade Californiana de San Francisco, no dia 24 de fevereiro de 1955. Ele ganhou o sobrenome ‘Jobs’ de seus pais adotivos. Sim, adotivos. Vamos explicar isso mais a fundo agora.

Joanne Simpson, de descendência Alemã, e Abdulfattah John Jandali, de uma família síria extremamente rica, se conheceram e começaram a namorar. Entretanto, os pais da moça eram totalmente contra esse relacionamento. A gota d’água veio quando Joanne ficou grávida, isso de um passeio ao país natal de Jandali. Ficou acertado entre eles a não haver matrimônio e a criança ser colocada à adoção.

O primeiro casal a ser candidato para a adoção da criança era bastante instruída, já que o homem era um advogado. Era tudo que Joanne queria, para que o filho pudesse cursar uma universidade. Mas, logo depois do parto, o casal desistiu, pela ânsia de ter uma menina.

Logo, Paul Reinhold Jobs, um mecânico, e Clara Hagopian Jobs se propuseram a cuidar da criança. Simpson titubeou, vendo que o casal não tinha terminado o 2º grau, o que seria uma ameaça ao futuro da criança. Mas, depois de ambas as partes entrarem em acordo, e os pais adotivos assinarem um termo garantindo um futuro estudantil para a criança, Joanne cedeu.

A Vida de Jobs

Depois de um tempo, os pais de Jobs adotaram mais uma criança, desta vez uma menina com o nome de Patty, e se mudam para a cidade de Palo Alto.  E é lá que o jovem Steve desponta na tecnologia, já que, naquela época, a região estava sendo bombardeada por inovações tecnológicas.

Começa a trabalhar na HP, uma das maiores fabricantes de computadores do planeta. E, durante o tempo que cursou o colegial, Jobs fez, provavelmente, uso de maconha, e por aí, começa a tomar gosto por atividades culturais, como música e literatura.

Junto com Steve Wozniak, outro que viria a ser no futuro um dos fundadores da maçã prateada, Jobs criava, recriava. A amizade entre os dois era uma coisa muito forte. Ambos amavam a eletrônica, e gostavam de ‘’pregar preças’’. Daí surgiu o primeiro trabalho dos dois: um dispositivo intitulado ‘’Caixa Azul’’ permitia ligações de longa distância sem nenhuma anuidade. Depois de verem que isso deu certo, começaram a comercializar o equipamento, a 150 dólares cada um.

E, Então, a Apple Computer Inc.

Depois de conseguir um trabalho na Atari, Jobs viu que precisava de mais. E, depois de convecer Wozniak, ambos fundaram a Apple Computer Inc. A empresa teve o seu primeiro produto batizado de Apple I. Eles criaram o conceito de ‘’tela, teclado e computador’’, todos unidos em uma única máquina.  Durante meses projetando, consertando, criando, finalmente, a 29 de junho de 1975, o resultado do trabalho dos dois começou a render frutos. Ao testar a máquina, ficaram encantados com os primeiros caracteres aparecendo simultâneo aos toques nas letras. Quem mais ficou entusiasmado foi Wozniak. A criação do Apple I foi poucos meses antes da fundação da empresa.

Depois de outros sucessos, como o Apple II, o Macintosh, vem as divergências com a empresa.

Saiba Mais

Saiba Mais

A Saída de Jobs da Maçã

Apesar de Jobs ser o coração da Apple, esse argumento não foi suficiente para que ele permanecesse na empresa. Divergência com diretores e o presidente da empresa, na época, John Sculley, convidado pelo próprio Steve para assumir a cadeira. Em 1985, depois de ver a queda nas vendas do Macintosh, e o fiasco do Lisa, Jobs preferiu desvincular-se da empresa, ao ser afastado dos cargos que ocupava na empresa.

Mas, a desvinculação iria durar pouco tempo: Em 1996, Jobs toma novamente as rédeas da corporação.  E, sorte da Apple, que estava a um fio de fechar as portas. Como primeira ação depois do retorno, Jobs concretizou a venda de 40% da empresa para a Microsoft, arquirrival da companhia. Mas isso foi positivo, já que salvou a maçã da falência.

E o iMac, lançamento bombástico da Apple em 1998, deslanchou e começou a reescrever e a história e a fincar a Apple como uma das potências na tecnologia e informática.

Curiosidades Acerca de Jobs

Steve Jobs, além de grande gênio na tecnologia e visionário, era também uma pessoa cheia de fatos curiosos em sua vida. Uma, que já foi citada, é que ele provavelmente já fez uso de drogas, como a maconha.

Entretanto, esses episódios e críticas não atrapalhavam o seu desempenho em seu trabalho. Pessoas que conviviam no dia-a-dia de Steve o classificavam como ‘’Compulsivo, trabalhador, teimoso e obstinado’’.

E, se referindo à polêmica demissão dele da empresa, que foi citada anteriormente, acredita-se que foi algo mais do que só desentendimentos.

Ele já foi dono da Pixar, que hoje faz parte do mega conglomerado de mídia Disney. E, enquanto esteve fora do comando da maçã, Jobs fundou a Next, uma empresa também de hardware. Só que a experiência não deu muito certo, tanto para Jobs quanto para a Apple. De um lado, as vendas do computador da Next emperraram pelo seu alto preço; de outro, uma empresa esgotada e precisando de inovações o mais rápido possível. Entretanto, uma solução apareceu: A Apple adquiriu a Next, e, de quebra, Jobs retorna á empresa.

Fica a frente dela de 1996 á 2011, quando renuncia ao cargo. E, foi no dia 5 de outubro de 2011, depois de anos a fio de batalha contra um câncer, que o gênio do Vale do Silício foi silenciado para sempre.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.