Relógio de Ponto

É um dispositivo utilizado geralmente por empresas para marcar as horas trabalhadas de certo funcionário.

Versão antiga e tradicional

O funcionamento do relógio de ponto da versão mais antiga e tradicional é o seguinte: Na parte de cima do dispositivo existe uma abertura, nessa abertura é inserido um cartão de cartolina, que se chama cartão de ponto (o que já sugere indiretamente o relógio de ponto). Após o processo, é impresso no cartão a data e hora do ato.

Versão

Ao fazer isso na entrada e saída do serviço, os donos e administradores de empresa são capazes observar quantas horas estão sendo trabalhadas a cada dia, o que torna controlado o tempo de trabalho, ou melhor, que ajuda a controlá-lo.

Fatos marcantes sobre Relógio de Ponto

Após o início dos anos 90, o relógio de ponto tradicional passou a ser abandonado, e trocado por coletores de dados.
Nesses coletores, o empregado passa um cartão magnético (ou cartão com código de barra) para ser identificado. Após isso o coletor guarda o número do cartão, além de armazenar informações que dizem qual foi a hora e data da leitura do cartão. Assim, essas informações são enviadas para um microcomputador. Essas informações, se em contato com um software adequado podem gerar diversos relatórios.

Cartão

Ultimamente, após os microcomponentes se tornarem populares, a tecnologia importada ser propagada e os componentes serem aperfeiçoados para tamanhos mínimos, o relógio de ponto passou por uma revolução, assim, os coletores de dados começaram a usar a biometria de impressão digital como identificador dos usuários. Por causa disso, práticas como a falsificação de pontos não são mais realizadas, já que é necessário ser mesmo o usuário a bater ponto. Outra novidade que é de grande importância também é o jeito como o serviço é feito, simples demais. Os usuários não precisam mais trazer e nem portar cartões. Porém, como o serviço não é perfeito e novo, as vezes ocorrem dificuldades na identificação da digital de algumas pessoas.

Digital

Quando se fala de grandes empresas, o que ocorre é que são oferecidos relógios híbridos, os quais fundem cartão de proximidade com biometria. Isto é, a empresa faz o registro do usuário e armazena a digital do ultimo no cartão. Portanto, ao utilizar este cartão e uma chave de criptografia única, o empregado pode passar por qualquer relógio de ponto utilizando um só meio, que é o citado. Assim, mesmo que ele não tenha sido registrado nos outros relógios de pontos, ele poderá marcar seu ponto. Isso é de ótima utilidade hoje em dia nessas empresas, em casos que os usuários migram recentemente de filiais, casos de funcionários de bancos, entre outras ocasiões.
Para quem não entendeu, esta ultima modernidade simplesmente compara a digital do usuário com a digital que está armazenada no cartão.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.