Frutas
Vantagens
- – Contém vários polifenóis, que protege contra o câncer e outras doenças;
- – Fonte natural de açúcar que fornece energia rapidamente;
- – Ricas e fibras e contem poucas calorias;
- – Excelentes fontes de vitaminas C, potássio e betacaroteno, e de quantidade menores de outras vitaminas e minerais.
Desvantagens
- – Algumas provocam ataques de asma e reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
Todas as frutas têm os seus benefícios, mas algumas possuem o numero de calorias um pouco alto, pelo menos, mais elevados, comparados com as demais. Conheça 3 frutas bastante calóricas, mas lembre-se que apesar de ser calóricas, elas possuem os seus próprios benefícios.
Abacate
Vantagens
- – Possui uma boa quantidade de ferro, proteína, magnésio, ferro e vitaminas E, C e B6;
- – Uma fonte rica em vitamina A, ácido fólico e potássio.
Desvantagens
- – Possui um alto teor calórico, 85% destes derivam de gordura.
Embora o abacate as vezes ser confundido com um legume, ele é uma fruta. Seu sabor amanteigado e rico e sua textura suave, tornam a fruta um ótimo acompanhamento para saldas de macarrão, carne e legumes. Quando o abacate é amassado e depois temperado, ele pode ser servido também como aperitivo ou até mesmo como uma pastinha para servir em sanduíches.
Uma porção de 115 g de abacate possui 200 calorias aproximadamente, e contém mais gordura e calorias do que qualquer outra fruta. Porém, como a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada ele não contribui para o aumento do colesterol, ao contrário dos óleos que são derivados de palmeiras e de outras plantas tropicais.
O abacate quando é incluído em lanches ou em refeições com baixo teor de gordura, fornece uma grande quantidade de nutrientes importantíssimos. A metade de um abacate médio, de 115g aproximadamente, fornece cerca de 500 mg de potássio e mais 26% da Ingestão Diária Recomendada de ácido fólico. Essa fruta fornece também quase 6% de IDR de vitaminas C, B6 e E, e ferro. Também é rico em dois fitoquímicos, o glutationa que é um antioxidante que oferece proteção contra vários tipos de câncer, e o betasitosterol, que é um importante fitoquímico relacionado aos baixos níveis de colesterol.
O abacate deve ser servido cru, pois quando cozido, fica com um gosto amargo. Porém, pode ser fatiada sobre peito de frango grelhado ou acrescentado em pratos quentes já cozidos, como salpicada com molho de macarrão condimentado.
- – O abacate é repleto de fitosterol chamado de betasitosterol, o qual previne a absorção do colesterol através do intestino.
- – O abacate só amadurece depois de ser colhido da árvore. Quando está completamente desenvolvido, o abacate pode ficar ate 6 meses no pé e não estraga. Após ser colhido, em poucos dias amadurece.
- – É rico em óleo monoisaturado, a mesma gordura encontrada no aziete de oliva, a “amiga do coração”, e possui mais fibras solúveis do que qualquer outra fruta.
- – Conhecido também como pêra-jacaré, devido à casca áspera das variedades mais comum e do formato. Há tipos maiores, e a cor do abacate varia do verde-escuro ao carmesim.
- – O abacate tem mais proteínas do que qualquer outra fruta, tendo em uma porção de 115g aproximadamente 2g.
Açaí
Apesar do açaí ter um alto teor de gordura, ele tem grandes parte de gorduras polinsaturadas (13%) e monoinsaturadas (60%), as quais também estão presentes no abacate. Essas gorduras são benéficas e também auxiliam na redução do colesterol ruim, melhoram o HDL, previne até mesmo problemas de memória, obesidade, e fraqueza física, e contribui na prevenção de doenças cardiovasculares como infarto.
O pigmento que tinge os dentes com a cor arroxeada, a antocianina, contém grande capacidade de combate as moléculas, aos radicais livres, que destroem as células sadias do corpo. Em uma porção de 100g de açaí puro contém 247 kcal. O Nutrition Journal, divulgou uma investigação, a qual indica que 200g de polpa de açaí, consumida duas vezes por dia, no fim do mês, promove uma redução da glicose de jejum e dos níveis de insulina, o colesterol total, assim diminuindo os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares. Oferece flavonoides com ação anti-inflamatoria e antioxidante. Também é rico em proteínas vegetais e antocianinas, as quais são responsáveis pelo seu forte poder antioxidante, assim como em ácidos gordos poli e monoinsaturados, que ajudam a diminuir o colesterol, estimulam a regeneração celular e a função cerebral. Contém fibras com ação protetora do cólon, quercetina com ação antialérgica e vitamina C com ação ao nível do sistema imunitário, as que atuam no sistema nervoso são as vitaminas do complexo B. O açaí também reduz a expressão de alguns genes envolvidos no stress oxidativo e na dor.
O açaí nasce em uma palmeira chamada açaizeiro, originário dos países da América do Sul como Colômbia, Brasil e Equador, onde é consumido há vários anos.
Pera
Vantagens
- – Contém ácido fólico e vitamina C.
- – Boa fonte de fibras alimentares.
Desvantagens
- – A pera seca possui muitas vezes, sulfitos, causando reações alérgicas ou ataques asmáticos em pessoas suscetíveis.
Conhecida pelos europeus como “a fruta amanteigada” devido à sua textura macia, a pera pode ser uma sobremesa ou um lanche ideal e pode ser usada até como acompanhamento picante ou doce de um prato. É uma fruta saborosa tanto fresca quanto cozida, sautée ou escaldada.
Uma pera média de 170 g aproximadamente possui cerca de 100 g de calorias e fornece também 5 g de fibras. Essas fibras são as fibras olúveis, a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue e a celulose, a fibra solúvel que promove ótimo funcionamento do intestino. A pera contém ainda quantidades úteis de ácido fólico, vitamina C e potássio. A pera seca fornece nutrientes e calorias de forma mais concentrada do que a pera fresca, no entanto, sua textura viscosa e seu conteúdo alto em açúcar promovem a deterioração dos dentes. A grande maioria das peras possuem também sulfitos, que podem provocar reação alérgica ou asma em indivíduos suscetíveis.
Tipos de Pera
Há centenas de tipos de pera, porém as mais comuns são d’anjou, que é oval e suculenta e apresenta casca amarelo-esverdeada; a d’água, que tem textura semelhante à da manteiga e é suculenta; e a Williams que é suculenta, grande e tem casca brilhante amarelo-esverdeado.