O narguilé virou moda, principalmente entre os jovens. Mas não se engane, ele não é nada inofensivo para o seu corpo.
Aqui no Brasil, o narguilé está em alta. Ele é muito comum em rodas de amigos que se juntam em casas que são especializadas nesse tipo de atividade, para fazerem uso do narguilé. Muitos acreditam que ele não faz mal à saúde. Mas não se engane! De acordo com o Ministério da Saúde, quando comparado com cigarro comum, o narguilé pode ser bem mais prejudicial à saúde.
Para quem não tem muito conhecimento a respeito do narguilé, ele é um tipo de cachimbo originário do oriente. O conteúdo é formado por tabaco aromatizado e água. Por causa da possibilidade de poder escolher vários aromas, ter sabores mentolados e adocicados, e também pela suavidade do fumo, o uso do narguilé tem se tornado bem popular entre os brasileiros. Só que, por traz dessa aparente inocência, se esconde uma fumaça bem mais nociva à saúde que o cigarro.
Para se ter uma noção de quão maléfico é este cachimbo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) informou que o uso do narguilé por 20 a 80 minutos equivale a fumar entre 100 a 200 cigarros, em se tratando de substâncias tóxicas.
De acordo com o ministério público, em uma tragada de cigarro, o volume inalado de fumaça é de 0,5 a 0,6 litros. Já no narguilé, o volume de fumaça inalada é 0,15 a 1 litro por tragada.
Embora a nicotina tenha que passar pela água do narguilé, isso não quer dizer que ele seja menos tóxico. Esse fato só vai aumentar a quantidade de substancias tóxicas inaladas pelo usuário, devido a necessidade de se dar tragadas mais intensas para obter nicotina suficiente.
Junto com a fumaça produzida pelo narguilé são inaladas várias substâncias tóxicas. Para ser mais preciso, são 4.700 substâncias. No entanto, segundo o Inca, análises feitas comprovam que a fumaça do narguilé contem nicotina, metais pesados, monóxido de carbono e também substâncias cancerígenas, em quantidades maiores do que a do cigarro.
Levando em consideração o tempo em que as pessoas que usam o narguilé ficam expostas as coisas ruins, os efeitos maléficos sobre o organismo são muito maiores que os do cigarro. Por esses motivos é que você deve ficar longe do narguilé.
Veja agora quais são os efeitos que o narguilé provoca no corpo e as partes mais afetadas.
O narguilé, se usado com frequência pode causar impotência, infertilidade masculina e perda de libido. Se durante a gravidez, a mulher fizer uso do narguilé constantemente, pode ocorrer a má formação do feto.
No sistema digestivo, o narguilé pode causar, úlceras, gastrite, constipação intestinal e náuseas.
Estes são apenas alguns dos malefícios provocados pelas toxinas produzidas no narguilé.
A fumaça produzida por ele pode provocar problemas bucais sérios como, mau hálito, retração gengival, inflamação crônica, e pode também provocar manchas escuras nos dentes.
O uso do narguilé é muito prejudicial ao sistema respiratório, assim como no cigarro comum. Porém, com muito mais intensidade devido a exposição prolongada às substâncias tóxicas presentes na fumaça do mesmo. Alguns dos efeitos são: vias aéreas lesionadas provocadas pela fumaça tóxica, brônquios inflamados, alvéolos lesionados e capacidade respiratória diminuída.
A concentração das toxinas no cérebro causa insônia ou sonolência. Vai depender da quantidade de fumaça inalada. Pode provocar ainda, inquietação, ansiedade, dependência química, dependência psicológica e muitos outros males.
Agora que você já sabe que o narguilé não é tão inofensivo quanto parece, a decisão é sua. Seja esperto e faça a escolha certa.