Problemas da Modernidade
Nos dias de hoje, as pessoas estão sendo cada vez mais “bombardeadas” pelas novas tecnologias. São tantas as mudanças, que a modernidade, embora deveria ser contrário, acaba causando problemas para as pessoas. O que vemos hoje é que as pessoas estão, cada vez mais, grudadas nos celulares, no notebook, ou em qualquer coisa que seja capaz de mantê-las ocupadas.
Não é difícil ouvir as pessoas reclamando que o tempo está curto demais. Que a semana nem bem começou e já está terminando. Que nem viram o final de semana passar, de tão rápido que foi. E isso não é algo que acontece apenas com algumas pessoas. Essas situações são comuns a todos nós. O que parece é que alguma coisa está errada. Não sentimos mais satisfação pessoal. E ainda tem aquelas situações em que a gente diz: “no meu tempo não era assim”. Como se o nosso tempo estivesse muito distante…
De uma forma bem resumida, podemos dizer que esses “problemas” atuais são culpa da Modernidade.
Principais Problemas da Vida Moderna
Poderíamos elencar aqui inúmeros problemas provocados pela modernidade. No entanto, vamos resumir o assunto e falar dos principais desses problemas tão atuais.
Relacionamento: hoje em dia, uma das coisas mais comuns são as separações. O que a gente percebe é que as pessoas, em muitos casos, não estão satisfeitas nos relacionamento a ponto de permanecerem nele por muitos anos, quiçá por toda a vida. Isso pode ser uma situação ou um problema talvez, gerado pela modernidade. As mulheres estão cada vez mais independentes em todos os sentidos, e isso é ótimo para nós. No entanto, é fácil perceber que uma grande parcela não está sabendo lidar com essa independência. Acontece, em muitos relacionamentos, uma certa intolerância com o outro e a confiança em dizer: se não der certo, eu separo. Mas esse “der certo” não depende, na grande maioria das vezes, de cada um? Ou será que nossos avós não tinham problemas conjugais? Os casamentos duravam pela vida toda. E essa estabilidade não existia somente porque as mulheres dependiam dos seus maridos, mas porque eles sabiam ser tolerantes um com o outro. Mas a intolerância parece ser um dos maiores obstáculos que a gente precisa enfrentar nos dias de hoje. E não é só nos relacionamentos, mas em todos os aspectos de nossas vidas. Não sei se a gente procura a perfeição, ou se a gente anda correndo tanto que não tem tempo para ver as qualidades do outro e se acostumar e aceitar os seus defeitos.
A pressa da modernidade: outro ponto importante sobre a vida moderna é que a gente vive o tempo todo correndo, temos pressa para tudo, nos sentimos e realmente somos cobrados o tempo todo. Mas até que ponto a gente é cobrado pelos outros ou cobramos de nós mesmos? O que acontece muito é que a gente se cobra o tempo todo, cobramos uma casa melhor, um salário melhor, aquela promoção tão sonhada, queremos viajar só para falar que conhecemos muitos lugares, queremos fazer aquele curso, estudar outra língua, comprar roupa nova, um celular novo, e nossas cobranças nunca acabam. Quando a gente percebe, o tempo já passou e, com ele, a nossa vida. E a gente nem aproveitou o que já tínhamos conquistado.
Trabalho: mais um problema que a vida moderna nos traz é com relação ao nosso trabalho. São raras as vezes em que uma pessoa se diz realizada na sua profissão. Sempre falta algo. E o indivíduo fica com a sensação de que ainda não conseguiu fazer o bastante.
Tecnologia: mais um ponto de extrema importância quando o assunto sé modernidade. A redes sociais por exemplo, causam mais problemas do que a gente imagina. As pessoas deixam de se relacionar com as pessoas que estão do seu lado para se comunicarem com as pessoas que nem conhecem. E isso está causando muitos problemas como o aumento dos casos de pedofilia, de desafios perigosos e irresponsáveis lançados nas redes, e por aí vai. Sem contar que as crianças estão cada vez mais desatentas nas escolas por causa de celulares e tablets. Dedicam mais tempos aos joguinhos do que às atividades da escola, ou à leitura de um bom livro.
A questão que fica no ar é a seguinte: será que o problema é realmente a vida moderna ou a maneira como as pessoas estão vivendo essa modernidade? Cuidamos muito mais daquilo que as outras pessoas verão do que das coisas que realmente importam. Queremos muito mais o reconhecimento dos outros do que o nosso próprio bem estar.