Qualidade de Vida na Terceira Idade
Possuir uma vida social na terceira idade é um dos principais segredos para a longevidade. Encarar que o envelhecimento é um fenômeno natural também é de extrema importância, mas não é necessário se preocupar absurdamente com isso e, principalmente, não é necessário deixar as relações de lado nessa fase da vida.
Para algumas pessoas a aposentadoria pode ser um problema, já que depois que se para de trabalhar, muitas pessoas acabam parando de frequentar os lugares nos quais já se havia o hábito, perdendo o contato com amigos feitos no trabalho e juntando esses fatores os idosos acabam se tornando cada vez mais introspectivos.
Entretanto, a terceira idade é uma ótima fase da vida e é totalmente possível viver bem nela. Basta que as pessoas estejam abertas a se adaptarem às mudanças, entendendo e respeitando suas limitações, mas ainda assim fazendo com que a vida seja o mais leve e normal possível.
O convívio social é de extrema necessidade em qualquer fase da vida, mas como já foi dito acima, para os idosos esse é um fator ainda mais importante, pois quando sozinhos, a tendência é que eles se sintam deprimidos e isolados. Além disso, quando se tem uma idade avançada é natural que se sinta menos vontade e menos interesse em realizar atividades que antes eram muito prazerosas. Quando o idoso ainda cultiva suas relações sociais, ele se sente mais feliz e disposto, mantem sua autoestima elevada e acarreta assim em uma melhor qualidade de vida.
Além desses pontos de vista citados acima, a socialização de idosos também contribui para outras inúmeras melhorias, já que a alegria – e os sorrisos, consequentemente – libera endorfina, que é o hormônio responsável por oferecer uma sensação de prazer e felicidade para as pessoas, contribuindo também para a ativação do sistema imunológico, o relaxamento do organismo, o combate a depressão, estresse e ansiedade, o alívio de dores, a potencialização da memória, a regulagem do sono e a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
A socialização também traz maiores motivações para a vida e melhorias na saúde mental, além de propiciar maior quantidade de hábitos saudáveis e favorecer o funcionamento tanto do corpo quanto da mente. Para que os idosos tenham um acesso mais fácil a esse tipo de socialização, é importante que eles vivam em locais seguros, calmos e com atividades que os contemplem e existem determinados países que são capazes de oferecer tudo isso, sendo esse o tema desse artigo: países que aceitam aposentados para morar.
Países indicados para aposentados
Existem várias pesquisas e estudos que analisam e escolhem os melhores países do mundo para aposentados viverem, criando assim um ranking. Os parâmetros utilizados para a avaliação: clima, saúde, custo de vida, desenvolvimento econômico, aluguel, entre outras coisas. Abaixo serão apresentados alguns desses países.
– Peru:
Uma das principais características marcantes desse país envolve seu estilo de vida econômico, além de contar com moradores muito acolhedores e receptivos e com uma culinária bastante particular. A qualidade das instituições de saúde privadas são ótimas e destacáveis.

Peru
– Espanha:
É um dos países com custo de vida mais baratos da Europa. Possui uma cultura muito rica e um estilo de vida muito agradável.

Espanha
– Nicarágua:
De todo o ranking esse é um destino bastante acessível, sendo uma opção incrível para pessoas que desejam levar um estilo de vida mais saudável, já que a região propicia a realização de atividades físicas ao ar livre e também conta com o estilo de hábitos alimentares baseados em alimentos frescos.

Nicarágua
– Portugal:
Esse país também é conhecido por seu estilo de vida com característica acessível, e também sua rica cultura, já que possui muitos museus e pontos turísticos e históricos. Além disso, Portugal também é considerado um país bastante seguro.

Portugal
– Colômbia:
Esse país possui um clima agradável durante todo o ano e sua riqueza natural também é bastante enfatizada. Além disso, os colombianos tem a fama de serem muito acolhedores e queridos, o que facilita ainda mais a socialização.

Colômbia
– Malásia:
Esse é o destino ideal para aposentados que sempre desejaram viver na praia. Ele conta com mais de oitocentas ilhas e possui uma gastronomia muito interessante.

Malásia
– Equador:
É o pais mais procurado para os aposentados dos Estados Unidos e isso se dá principalmente pelo fato de o custo de vida lá ser bastante em conta. Outro fator relevante é que o transporte público lá funciona muito bem e é muito barato.

Equador
– Panamá:
O Panamá é um ótimo local para se viver quando aposentado, pois além de ser moderno, conta com vários serviços que dispõe de descontos para idosos, o que facilita muito a vida.

Panamá
– México:
Esse país é muito destacado devido sua vida animada e cultura diferenciada. Além disso os serviços médicos são de bastante qualidade e a rede privada é bem mais barata que em outros países, como Estados Unidos, por exemplo.

México
– Costa Rica:
País com clima tropical e com baixo custo de vida, ele também conta com belas paisagens naturais e ótima qualidade nos serviços de saúde, sendo bastante acessíveis também. Além disso, Costa Rica também possui uma taxa de criminalidade muito baixa, outro ponto muito positivo.

Costa Rica