Origem do Sobrenome Souza

Anderson Silva. Daniel Alves. Lulu Santos. Todos esses primeiros nomes são conhecidos quando acompanhados dos sobrenomes. Detalhe que pouco notamos no dia a dia, mas que pode dizer muito mais da pessoa do que se pode imaginar. O sobrenome indica principalmente o local de onde a pessoa advém.

Muitos nomes simplesmente pela percepção de representar uma língua diferente já demonstra a origem de onde a pessoa nasceu ou de onde seus familiares vieram. Aqui no Brasil, devido a grande imigração que acabou por caracterizar a colonização do país, nota-se um grande número de miscigenação nos nomes, os sobrenomes surgem de outras nacionalidades e ganharam fama no nosso país.

Em algumas regiões o sobrenome da pessoa é a marca registrada dela, ou seja, ter nome de alguma família indica qual posição na sociedade aquela pessoa pode ter, ou o poder aquisitivo e social que ela possui.

Tendo em vista essa importância de um sobrenome nada mais justo que entender um pouco sobre a origem de um dos sobrenomes que mais ouvimos por ai. Souza.

Segundo o dicionário de nomes próprios, Souza significa “pombo bravo”, “aquele que pertence ao rio Sousa”. Com origem do latim saza, que simboliza “pedra”, esse sobrenome também está correlacionado com Seixa, um tipo de pombo da região Ibérica e que era conhecido como Sausa, em Portugal.

Na história acredita-se que esse sobrenome tem uma origem toponímica, ou seja, os nomes são estudados a partir de um determinado lugar, essa é uma parte da linguística bem correlacionada com os estudos humanos (história, geografia e arqueologia). Sendo assim, provavelmente o nome Souza aflorou em alguma localidade específica portuguesa.

Alguns autores acreditam que o “Souza” surgiu a partir de família que moravam próximas ao rio Souza, que justamente recebeu esse nome devido o significado de rochas em latim dito como “saxa”, que provavelmente se encontravam em torno do rio. Acredita-se que a primeira pessoa a utilizar esse sobrenome na história foi Dom Egas Gomes de Souza dono dos campos que passavam em meio ao rio Souza, que fica em Minho, uma província de Portugal.

O Dom era pertencente à família mais rica e com importância social da região, proveniente de um berço de reis do século VIII, acabaram por decidir tomar o nome do rio para marcar a descendência que estava por vir e deixar registrado a linhagem nobre.

Seguindo a descendência, 12 gerações depois de Egas Gomes, seu neto Martin Afonso de Souza foi quem comandou uma expedição ao Brasil e acabou criando a primeira sede de colonização em São Vicente. Sendo donatário dessa capitania, seu primo Tomé de Souza se tornou o primeiro governador-geral do Brasil.

Para identificar a família foi criado um brasão, uma imagem que representasse o poder dessa família portuguesa. No brasão há predominância da cor vermelha, dividido em quatro partes, no qual o primeiro quarto apresenta as armas utilizadas no antigo reino de Portugal, sendo que o segundo e terceiro quarto contam com uma fascícula de crescentes de prata.

Esse sobrenome também foi adotado por famílias indígenas , na colônia de Sacramento em 1690 há registro de nomes identificados por Souza, provavelmente, devido o relacionamento que era comum entre indígenas e portugueses na época da colonização.

Vale destacar também uma linha africana que também garantiu espaço com esse sobrenome, em 1697, no Rio de Janeiro, a protagonista dessa mistura foi Teresa de Souza escrava de Tomé de Souza Antunes que assumiram um relacionamento, mesmo contra as regras da sociedade da época, e garantiram a permanência do sobrenome Souza entre outras raças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.