Orientação Vocacional

Ao longo de sua vida, a pessoa pode ficar em dúvida sobre o que escolher para a sua vida profissional ou acadêmica. Algumas situações como por exemplo: Que profissão seguir, que pós-graduação escolher ou então como redefinir opções anteriores podem ser uma fonte geradora de estresse nos indivíduos. No entanto, para solucionar essas situações de impasses e incertezas é que existe um orientador vocacional que utiliza o estudo da orientação vocacional que é focado na solução de conflitos e na direção de uma escolha profissional, adequada ao perfil da pessoa.

Espaço Reflexivo

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

A orientação vocacional permite à pessoa que tem dúvidas sobre que carreira profissional deve seguir ou que curso acadêmico deve escolher,um espaço de reflexão, onde ela possa se reconhecer enquanto ser humano, descobrindo que metas realmente deseja atingir. A orientação vocacional tem com base teórica os diferentes traços de personalidade, habilidades pessoais, interesses, aspirações e valores que são levantados não somente para proporcionar uma escolha ao indivíduo, mas serve principalmente como fundamento que ele leva para toda sua vida.

O pressuposto da orientação vocacional baseia-se no questionamento e na reflexão constante, com o principal objetivo de favorecer a articulação entre o autoconhecimento e um possível projeto que a pessoa deseje realizar a longo prazo. Quando o indivíduo sabe realmente quem ele é e qual sua verdadeira personalidade,ele consegue descobrir o que de fato deseja ser como profissional, podendo dessa forma fazer uma escolha adequada e que seja coerente com seus projetos para o futuro.

Processo Dinâmico

Teste

Teste

Os profissionais especializados nessa área alertam para o fato do dinamismo que envolve todo o mecanismo de escolha da profissão que o indivíduo quer seguir. Esse processo começa já na infância, e prossegue por toda a vida da pessoa sendo afetado pela influência de vários fatores como por exemplo, situações sócio-econômicas, a posição da família em relação ao que a pessoa deseja, as fantasias que ela elabora de como poderia ser sua vida, as disposições inconscientes que ela apresenta e as distorções da percepção, entre outras variáveis.

Portanto, o importante papel da orientação vocacional é tornar bem claro para o indivíduo os conflitos que possivelmente possam estar na base da dificuldade dele escolher o que realmente deseja.

Processo de Escolha Pessoal

Escolha

Escolha

Os especialistas em orientação vocacional orientam que toda a responsabilidade no processo de escolha é única e exclusivamente da pessoa, pois o orientador vocacional apesar de ser competente e estar preparado para lidar com esse tipo de situação, não pode fazer a opção pela pessoa, pois assim não estaria resolvendo o conflito dela no momento de escolher o que é mais adequado a sua personalidade. Um profissional sério e competente nunca faz a escolha para o indivíduo que orienta, ele sempre deixa que ele próprio faça.

Desenvolvimento Pessoal

A orientação vocacional muito mais do que ajudar à pessoa na escolha de seu futuro profissional ou acadêmico é um processo que contribui de forma significativa para o desenvolvimento pessoal, através das técnicas de reflexão e estratégias de atuação que ela proporciona ao indivíduo, para que ele possa construir um futuro adequado aos seus ideais profissionais e também pessoais.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.