O Que é Negligência Salutar?

Os estúdios cinematográficos de Hollywood costumam exaltar a autonomia e a liberdade de opinião que são características marcantes entre os direitos de todos os cidadãos dos Estados Unidos. Por isso é que em vários filmes hollywoodianos são usadas personagens fictícias (e vemos), que representam cidadãos norte-americanos e mostram essa exaltação. Aliás, essa atitude é uma das características muito própria dos norte-americanos.

Essa forma de mostrar para o mundo a Negligência Salutar, até através de filmes está muito longe de ser uma simples forma usada por alguns sonhadores. Realmente existe nos Estados Unidos esse sentimento de liberdade. E, tem uma ligação muito estreita, direta e forte com a ideia de que esse país prioriza a liberdade plena de seus cidadãos com o processo que culminou com a independência dos Estados Unidos.

O Que é Negligência Salutar?

O Que é Negligência Salutar?

Na hora de atingir o objetivo que era alcançar a autonomia política. Quem conseguiu alcançar primeiro foram as treze colônias. Na verdade, elas foram as primeiras em todo o continente norte-americano. No entanto, algumas coisas ficam meio confusas, como por exemplo se pensarmos em toda essa parte de preservação de direitos dos Estados Unidos em relação com o que sobra do ambiente americano colonial, cabe uma pergunta, qual é a explicação para tanto pioneirismo dos americanos?

Certamente essa resposta existe, mas para conseguir encontrá-la e responder essa indagação elucidando esse problema é preciso relembrar como foi a questão do processo da época em que a América do Norte era colonizada pela Grã-Bretanha. O processo de colonização usado pela Inglaterra era bem diferente daqueles que eram usados por outras metrópoles. A diferença maior foi o fato de a Inglaterra não estabelecer mecanismos de controle com rigidez com poderes de transformar em simples espaços politicamente e economicamente subordinados as suas zonas que eram de exploração colonial.

exploração colonial

exploração colonial

A bem da verdade a ocupação que se deu no espaço colonial da Inglaterra, é totalmente diferente de tudo o que se possa imaginar de uma coisa semelhante. Porque, ela aconteceu quando britânicos, através de uma ação totalmente particular, que buscavam escapar de perseguições religiosas que estavam tomando posse da terra onde tinham nascido fugiam desesperados. Nesse mesmo tempo uma infinidade de conflitos mantinha a Inglaterra totalmente ocupada.

Foram esses conflitos que acabaram por influenciar diretamente na falta de quaisquer tipos de ações que de alguma maneira pudessem confirmar um acordo  de colônia com todas as pessoas que naquele momento estavam ocupando as terras que faziam parte da América do Norte, Mas exatamente da Costa Leste. Com tudo o que foi descrito fica claro que os ingleses perderam completamente o controle sobre a colônia.

E o poder de desfrutar de uma certa forma de todas essas liberdades, devida a ausência de controle dos ingleses acabou por marcar a instauração do que ficou conhecida como Negligência Salutar. Essa expressão ou termo não significa somente a falta total de controle que os ingleses não tiveram, serve também para demonstrar que os colonos (ingleses) da América do Norte souberam aproveitar a falta de controle dos ingleses e com isso conseguiram muitas vantagens econômicas e políticas. E, isso tudo acontecia enquanto eles também (os colonos) resolviam com liberdade como conduziriam as suas instituições.

Em algumas vezes aconteceu de eles terem suas regalias ameaçadas. Contudo, foi somente nesses momentos que se pode perceber os movimentos que os colonos fizeram, e os passos que eles deram em direção à sua verdadeira independência. Ser independente… Esse era o sonho de cada um dos colonos ingleses que fugiram para as colônias do norte da América. Quando eles saíram fugidos de sua terra natal perseguidos, e seguiram para as colônias.

Tudo o que eles queriam era um lugar onde pudessem reconstruir as suas vidas, queriam uma nova Inglaterra e encontraram esse lugar ali, naquelas colônias. Quando os colonos perceberam que a Inglaterra devido a outras preocupações e ocupações que a mantinham alheia às colônias, não estava prestando atenção ao que estava acontecendo, resolveram se organizar politicamente e economicamente para assim que surgisse uma oportunidade saírem da posição de colônias da Inglaterra. Já amavam aquele lugar onde estavam, e queriam que ele ficasse independente, queriam transformá-lo em um país.

É lógico que se não fosse a liberdade que a Inglaterra lhes dava, eles teriam muito mais dificuldades para se organizarem. Não era liberdade total. Porém, eles podiam ter tranquilidade para trabalhar, e tinham uma certa liberdade política e econômica. E, afinal de contas eles também eram ingleses. Não tinham tanto porque temer.

O fato é que souberam aproveitar a distração britânica para se organizarem e começarem os movimentos que os levariam até a independência.

Pacto Colonial

A negligência salutar é o oposto extremo do pacto colonial. Enquanto na teoria, o pacto colonial estabelece que as colônias (regiões colonizadas) sejam totalmente submissas à sua metrópole. Sendo assim, a política, a religião, a cultura, a economia, e todos os demais aspectos de toda a vida interna da colônia são totalmente submetidos a aprovação da metrópole e estabelecidos pelo governo metropolitano.

Isso quer dizer que no pacto colonial  a colônia é como se fosse simplesmente uma célula da metrópole. Ela não tem absolutamente vida própria. No pacto colonial a colônia não decide nada, porque não tem esse poder, ela espera as ordens que chegam do governo metropolitano e executa as ordens que recebe dos agentes externos da metrópole.

Negligência Salutar

A política de negligência salutar a colônia tem uma certa liberdade. Trata-se de uma autonomia relativa que lhe dá o direito de decidir sobre os seus assuntos internos. Com isso os ingleses que habitavam as treze colônias no norte da América tinham uma certa autonomia para tomar decisões em assuntos como a política, a economia, a religião sem precisar para isso pedir autorização ao governo metropolitano ( para a Inglaterra) ou esperar que lhes fossem dadas autorizações para resolver esses tipos de assuntos.

O Fim Da Negligência Salutar

Devido a uma grave crise financeira que a Inglaterra estava sofrendo, os ingleses resolveram criar e aumentar os impostos e acabou com a liberdade consentida das treze colônias. Daí em diante vários foram os fatores, inclusive guerra contra a França, que determinaram a formação das treze colônias em um país independente… Os estados Unidos da América do Norte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.