Com certeza você já ouviu falar do nome glicerina. Presente em diversos produtos de beleza, esta substâncias é tão comum que as pessoas já se sentem familiarizadas com ela. Mas você sabe por que ela está presente em nossos produtos de beleza?
O Que é Glicerina?
A glicerina é um líquido espesso, incolor e doce. Possui um ponto de ebulição elevado e congela, formando-se uma pasta. A glicerina pode ser dissolvido em água ou álcool e óleos, por isso é um ótimo componente para produtos de beleza.
Esta substância é na verdade gordura obtida por meio de alta e baixa temperatura, sucessivamente. Ela é produzida usando um processo de extração chamado hidrólise. Durante a hidrólise, óleos são colocados sob a força combinada de pressão, temperatura, e água. A ligação éster quebra e faz com que a glicerina se desconecte dos ácidos gordos e seja absorvida pela água, no ponto em que o produto resultante é posteriormente isolado por destilação para aumentar a pureza. A glicerina vegetal purificada tem uma textura similar a um óleo ou xarope por conta de sua composição molecular orgânica.
A glicerina pode ainda ser obtida de óleo de cozinha, por isso a reciclagem do produto para se fazer sabão de lavar roupas e até de banho. A glicerina pode ser facilmente dissolvida em álcool e água, mas não em óleos. O composto químico puro é chamado de glicerol, o que indica que é um álcool.
Plantas e animais usam glicerina em combinação com outros ácidos para criar os triglicéridos, o principal componente da gordura. O terminal carboxilo de cada ácido reage com o grupo hidroxilo em cada átomo de carbono de uma molécula de glicerina. Este processo liberta também uma molécula de água por cada molécula de ácido para um total de três moléculas de água, deixando os animais hidratados sempre.
A Glicerina Nos Produtos De Beleza
O uso mais comum da glicerina é no sabonete e os outros produtos de beleza, como loções, embora também seja utilizado sob a forma de nitroglicerina para criar dinamite. Você já deve ter reparado na inscrição “sabonete glicerinado” em algumas embalagens.
Esta substância é popular em produtos de beleza porque é um umectante: ela absorve água do ambiente. Isso significa que a glicerina pode ajudar a selar a umidade na pele. Ela não só é usada no processo de fabricação de sabão como é um subproduto também. dele Muitos fabricantes de sabão extraem a glicerina durante o processo de fabricação de sabão e reservam-a para uso em produtos mais caros. Mas uma quantidade permanece em cada barra de sabão para produzir um acabamento transparente e qualidades hidratantes adicionais ao produto. Ela também melhora a capacidade de limpeza do sabão.
Os Benefícios Da Glicerina
A substância tem uma alta importância para a saúde humana. A glicerina metaboliza de forma diferente o açúcar e é utilizada em alimentos de baixo carboidrato para doçura e umidade. Ao contrário do açúcar, a glicerina não contribui para a cárie dentária e também ajuda a diminuir o índice de glicose ingerido, por isso é sempre encontrada em altas dosagens em produtos para diabéticos.
Muitos produtos de uso doméstico, incluindo hidratantes, shampoos e creme dental contêm glicerina. Como ela é umectante, atrai a umidade na pele. No universo da cosmética, é uma característica importante para manter a pele hidratada e bem bonita. Sabonete de glicerina, por exemplo, é muito popular por essa razão e torna o produto mais facilmente absorvido pela pele.
A glicerina pode ainda ser utilizada como um substituto do solvente como o álcool na produção de extratos ou tinturas botânicas e ervas. Isso é vantajoso para pessoas que desejam evitar a exposição ao álcool.
O uso médico para tratamento de pele da glicerina também é recomendado. O efeito hidratante da glicerina torna a substância ideal para uso como um remédio de aplicação direta na pele para queimaduras. A glicerina é também utilizada na produção de supositórios e tornar o item de mais fácil aplicação.
Como Fazer Glicerina Passo a Passo
- Prepare gordura animal para renderização. Qualquer gordura animal pode ser utilizada, mas a gordura da carne é o mais comum neste processo caseiro. Retire toda a pele, músculo, ligamentos e tendões e carne para deixar apenas a gordura animal, comumente chamada de sebo .
- Faça o sebo render mais. Corte o sebo em pedaços pequenos e derreta-o em uma panela em fogo baixo. Má mexendo conforme for necessário.
- Prepare a solução de soda cáustica. Despeje a lixívia na água lentamente. A adição de soda cáustica na água irá gerar calor por isso mexa nos recipientes com cuidado. Agite a solução suavemente .
- Quando o sebo começar a ferve, tire do fogo e misture.
- Agora acrescente a solução de soda cáustica. ambos devem estar à uma temperatura de cerca de 35 graus C para se fazer a mistura adequada. Você pode comprar um termômetro caseiro para soluções se for fazer isso sempre.
- Despeje a solução de soda cáustica lentamente no sebo e mexa vigorosamente.
- Coloque um pouco de sal. Despeje na mistura uma pitada de sal e continue a mexer e vá adicionando o sal até que se forme uma calda grossa flutuando na superfície com uma piscina de fluido por baixo. Quando isso acontecer, pare de mexer.
- Remove a calda. Quando a mistura esfriar e ficar com uma consistência mais grossa, é hora de mover a calda de cima com uma colher. O que permanece na panela é a glicerina. Depois é só colocar em um pote e guardar para o seu uso.