O Mistério de Atlântida

Lenda ou Fato?

Atlântida é um dos maiores mistérios do mundo. Para muitos, o seu próprio nome evoca um sentido místico de familiaridade e de memórias perdidas. Diz-se ser o continente perdido, o primeiro local civilizado, um paraíso terrestre, atingido por uma catástrofe natural, no auge do seu poder, e agora deitado nas profundezas do Oceano Atlântico, com apenas os topos de suas montanhas salientes aparecendo no fundo do oceano.

Cotinente

Para outros, Atlântida é apenas uma lenda inventada por Platão, o filósofo grego, como pano de fundo para dois dos seus diálogos: Timeu e Crítias.

Outra crença é que Atlântida foi uma verdadeira precursora das primeiras civilizações e que não estejam localizados no Atlântico como um todo, mas ocupando algum outro local, como as ilhas gregas de Creta e Santorini.

Filosofia e História

O nome Atlântida deriva de Atlas, o deus gigante grego que disse ter chegado ao céu. Em grego, significa “Filha de Atlas”. Segundo Platão, Atlântida era um jardim do Éden, com uma abundância de minerais preciosos e cristais. Este paraíso terrestre era uma combinação de poderosas montanhas, planícies férteis, rios, charcos e lagos, com uma população florescente e muitas espécies de animais. A madeira era abundante para os carpinteiros. Ervas, flores e frutas cresciam, sendo usado tanto como alimento e para fins medicinais. Os nativos construíram templos, palácios, portos e docas.

Paraiso

Algumas de suas construções eram simples, enquanto outras eram muito elaboradas, revestidas e decoradas com ouro, cobre e estanho. Fontes de nascentes de água quente e fria se encontravam entre as árvores e enfeites adequados e áreas de relaxamento. Estes foram usados separadamente pelos reis. Havia muitos jardins e locais de exercício, incluindo um hipódromo.

Onde Estava Atlântida?

Existem muitas crenças diferentes sobre a localização real de Atlântida. Uma grande porcentagem acredita, assim como Platão, que é uma ilha submersa sob o Oceano Atlântico. Outros acreditam que ele está localizada perto das ilhas gregas de Creta ou Thera (Santorini). Um terremoto de 09 de julho de 1956 perturbou o estrato inferior em uma pedreira em Thera e as ruínas do que parecia ser uma antiga civilização foram encontrados. ossos humanos, dentes e madeira queimados, juntamente com a cerâmica e outras relíquias artísticas foram datadas pelo Professor Galanopoulous. Os resultados apontam para que estes sejam os restos de Atlântida.

Submersa

O Caribe também tem sido sugerido. Na década de 1920, o norte-americano Edgar Cayce previu que a Atlântida se levantaria novamente em 1968, do fundo do oceano perto de Bimini, nas Bahamas. De fato, em 1968, um piloto de avião avistou um templo emergindo a apenas alguns quilômetros de distância do local previsto. Desde então, tem havido muitos avistamentos e mais mergulhadores descobriram lances de escadas cortadas em encostas íngremes da plataforma continental na mesma área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.