Mulheres de Dupla Jornada
Essas mulheres deveriam ser intituladas “Super-Mulheres”, pois não é fácil ter que se dês dobrar para trabalhar fora e ainda cuidar da casa filhos e marido e sempre com um sorriso nos lábios, sem ter a chance de poder reclamar, pois por enquanto ainda esse é o papel da mulher na sociedade machista brasileira. Enquanto que o homem na maioria das vezes chega em casa do trabalho toma seu banho depois vai para a frente da televisão olhar seu programa preferido enquanto que espera pela janta e o melhor é que a casa já esta toda limpa e organizada, os filhos já vieram da escola e já foram organizados pela mulher, depois de colocar a janta á mesa e que todos comem e vão dormir ela fica acordada organizando as tarefas do dia seguinte que recomeça com todo pique.
Dia de Descanso
Quando chega o final de semana em que todos têm o direito de descansar a mulher de dupla jornada não têm esse direito, pois ela tem a casa para limpar e as roupas da semana para por em ordem e o dia de descanso se torna mais cansativo ainda. Na realidade essas mulheres só descansam quando adoecem ou dormem. Mas o mais importante é estar com a família se reunir para rir, brincar e se divertir, mesmo que tenha que trabalhar muito para isso, mas é compensador. Quando tira férias do trabalho para poder descansar é preciso fazer uma viagem com a família e sair da rotina cotidiana para recarregar as energias e voltar com todo pique para as suas tarefas.
Sem Remuneração
Mulheres de dupla jornada são remuneradas apenas pelo trabalho que exercem fora de casa seja ela diarista ou não. Qualquer trabalho formal da direito ao trabalhador de carteira assinada e todas as suas remunerações, com férias, fundo de garantia, décimo terceiro salário e mais, mas as prendas domésticas como é chamado o trabalho do lar esse não tem remuneração, depende só do sorriso e agradecimentos da família por tarefas cumpridas. As empregadas domésticas, além de fazerem os trabalhos na casa das patroas também precisam fazer as tarefas da sua casa, uma jornada dupla de trabalho. E assim existem mulheres pelo mundo que trabalham como heroínas julgadas como “Super-Mulheres”.
Fazer a Escolha Certa
Quando a mulher nasce ela é instruída a ser dona de casa, ou seja, deve cuidar do seu lar de sua família, mas existem mulheres que não aceitam essa imposição e saem á luta por individualidade em busca de um lugar na sociedade, elas estudam muito e trabalham para conseguir um cargo de chefia como os homens, mas infelizmente a mulher não recebe a mesma remuneração e faz o mesmo trabalho as vezes até cumpre mais tarefas do que o homem cumpriria, por causa da sua determinação e capacidade de desenvolver varias funções ao mesmo tempo sem perder a concentração. Por isso cada uma tem o direito de fazer a sua escolha seja ela certa ou errada.