Morro do Alemão

O Morro do Alemão é o centro do Complexo do Alemão, um bairro da zona norte do Rio de Janeiro com área de cerca de 3Km², onde ficam 13 favelas e moram cerca de 65 mil habitantes, segundo o Censo / IBGE -2000.

Construído sobre a Serra da misericórdia, o complexo iniciou com a aquisição de uma grande área pelo polonês Leonard Kaczmarkiewicz. Em 1951 o imigrante loteou a área que logo ficou conhecida como “Morro do Alemão”.

Até a ação conjunta de diversos orgãos policiares e militares que resultou na ocupação do Morro do Alemão no final de 2010, 40% dos crimes do Rio de Janeiro aconteciam na localidade, que abrigava alguns dos mais importantes e poderosos traficantes do Brasil, que dominavam o Morro, causando terror a população.

Na região eram conhecidos os bailes de funk, com consumo de drogas, sexo, exploração de menores e muita violencia, que gerou inclusive a morte do jornalista Tim Lopes, que fazia reportagem sobre esses eventos.

Depois de muitos eventos violentos, com muitas mortes e apreensões, no dia 27 de novembro 31 traficantes se entregaram a polícia, e desde então o Exército está permanentemente no Morro, garantindo a segurança e a tranquilidade dos moradores, devendo permanecer por mais ou menos um ano, ou até que se reestabeleça definitivamente a paz.

no images were found

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.